Bom dia pessoal, estou com dúvida em fazer o exercício abaixo e gostaria de uma orientação, não quero que me deem a resposta, e sim formas de como eu possa chegar até a resposta… já bati muito a cabeça e nada até agora.
Exercício da Apostila de Java Básico da Caelum.
Imprima a seguinte tabela usando for encadeados:
1
2 4
3 6 9
4 8 12 16
n n2 n3 … n*n
o que eu já fiz?.. muitas coisas!, mas só chego a lugar algum, acredito esteja faltando um cálculo, e também não estou conseguindo enxergar esta quebra de linha!
[/code]
public class Encadeado {
public static void main (String[] args){
int tamanho = 5;
for (int a=1; a<=tamanho; a++){
for (int b=1; b<=tamanho; b++){
System.out.print(b + " ");
}
System.out.println(a);
}
}
}
[code]
Aguardo a ajuda de vocês e eu não pesquisei no google, porque pode ser que eu encontre a resposta, e esse não é o meu objetivo, estou estudando para aprender!
[code]public class Encadeado {
int tamanho = 5;
for (int a=1; a<=tamanho; a++){
for (int b=1; b<= ? ; b++){
}
System.out.println(a);
}
}
}[/code]
Certo, você pediu para eu não usar o tamanho no segundo for, mas para eu colocar uma outra coisa, ou tem que ser um numeral, ou criar uma variável, não é isso?
A variável de controle do seu for interno tem que ser a atual do for externo, ou seja, a variável a[/quote]
Deixa eu te perguntar, este mesmo processo que você está me orientando na questão da variável…, obedece a quebra de linha ou (a quebra de linha) será o ultimo passo?
a quebra de linha não pode ocorrer no seu for interior, senão o seu output não vai ser igual ao especificado, você precisa encontrar uma maneira de fazer ele quebrar a linha uma só vez, após imprimir toda a informação necessária naquela linha.
Estou sendo vago e dando dicas porque não quero te dar a resposta pronta, já que você disse que quer aprender.