Exercicio com vetor

6 respostas
J

Olá estou começando agora no java e estou com uma dúvida em um exercicio passado em sala de aula, envolvendo vetor.

Ai o exercicio: Faça um programa que carregue um vetor com 6 elementos numéricos inteiros, calcule e mostre:

A) a quantidade de números pares.
b) quais os numeros pares
c) a quantidade de números impares
d) quais os numeros impares.

Eu queria a resolução, mas tbm queria a explicação de como resolver, se não for pedir demais…

Muito Obrigado!

6 Respostas

jks1903

juviito:
Olá estou começando agora no java e estou com uma dúvida em um exercicio passado em sala de aula, envolvendo vetor.

Ai o exercicio: Faça um programa que carregue um vetor com 6 elementos numéricos inteiros, calcule e mostre:

A) a quantidade de números pares.
b) quais os numeros pares
c) a quantidade de números impares
d) quais os numeros impares.

Eu queria a resolução, mas tbm queria a explicação de como resolver, se não for pedir demais…

Muito Obrigado!

MAs você já chegou a iniciar ele? Está “empacado” em alguma parte em especial?

J

Não, eu realmente não sei usar vetor, eu queria a resolução e uma explicação básico, estou me informando sobre vetores pra tentar fazer o exercicio.

R

Então, para começar você vai ter que utilizar o operador % (módulo ou resto da divisão) para determinar se os números são ímpares ou pares.

Além do vetor, você terá que utilizar variáveis para guardar a quantidade de números ímpares e pares.

Tente fazer a partir daí. Caso não consiga, poste o seu código para ajudarmos.

Abraços.

J

Ok, em relação a parte do MOD eu já sabia, mas valeu, farei aqui até onde der e enviarei o código, muito Obrigado!

T

Bom cara, primeiro: Ler algumas apostilas nunca é demais. Mas vou tentar ajuda-lo.

Como você disse, você está aprendendo, então não tente criar vetores dinâmicos utilizando for ou outros métodos  existentes, crie-os na unha

ex: int[] meuVetor = new int[5];

Adicione você mesmo os valores aos mesmos.

meuVetor[0] = 10;

meuVetor[1] = 15

depois faça algumas contas utilizando %(MOD Resto da divisão) e com ele você pode colocar alguns Ifs para o resultado esperado.

Boa sorte.
J

Desculpe a demora, mas estava esperando minha aula de programação para tirar umas dúvidas, então…

O programa que fiz com o professor e uns colegas de classe, ficou assim:

[b]int[] meuVetor = new int[6];

int[] pares = new int[6];

int[] impares = new int[6];

int qtdPares = 0, qtdImpares = 0;
meuVetor[0] = 10;
    meuVetor[1] = 15;
    meuVetor[2] = 20;
    meuVetor[3] = 22;
    meuVetor[4] = 11;
    meuVetor[5] = 10;

for (int i = 0; i < meuVetor.length; i++) {
        if (meuVetor[i] % 2 == 0) {
            pares[qtdPares] = meuVetor[i];
            qtdPares++;
        } else {
            impares[qtdImpares] = meuVetor[i];
            qtdImpares++;
        }
    }
    System.out.println("Qunatidade de pares: " + qtdPares);
    for (int i = 0; i < qtdPares; i++) {
        System.out.println(pares[i]);
    }
    System.out.println("Qunatidade de pares: " + qtdPares);
    for (int i = 0; i < qtdImpares; i++) {
        System.out.println(impares[i]);
    }
}

}
[/b]

Confesso que fiquei meio perdido na hora da explicação, o que ahcaram ? tem alguma forma mais simples de se fazer esse exercicio ?

Criado 22 de outubro de 2012
Ultima resposta 24 de out. de 2012
Respostas 6
Participantes 4