Exercício de Futurologia (sobre a compra da Sun pela IBM)

Até agora o que eu vi por aqui, com poucas exceções, foram comentários e mais comentários sobre a notícia da possível compra da Sun pela IBM. Nada mal. Mas, eu gostaria de debater os possíveis impactos que essa compra traria para o mercado, para os programadores.

[color=red]O que você acha que vai acontecer com o mercado, bem como com os programadores, se esta compra se realizar?[/color]

[color=olive](quem já respondeu essa pergunta nos outros dois tópicos - criados para debater a notícia - pode copiar e colar aqui o que disse. Penso que assim a notícia da possível compra fica separada do debate sobre os impactos que essa compra/fusão pode gerar). :wink: [/color]

http://www.guj.com.br/posts/list/122995.java
:wink:

[]'s

O link citado é um dos dois que tratam da notícia, e não dos impactos da compra/fusão da Sun pela IBM…

Como a IBM está desesperada para recuperar o mercado de servidores no qual a Sun tem participacao significativa, irá descontinuar a linha de servidores da Sun para tentar se restabelecer. Agora, quanto ao Java (JDK da Sun) o futuro é incerto, nao tem como afirmar se será mantido pela IBM. :wink:

Acredito que será muito proveitoso para o mercado, e para os programadores…
ultimamente a IBM tem investido bastante em software livre, e também tem uma boa parte de seus produtos desenvolvidos em java. Claro que haverá alguns produtos da Sun, que a IBM tem o seu equivalente, que acredito que serão descontinuados, incorporados aos equivalentes, ou como uma versão free de seus equivalentes. Mas também ela pode manter, e fazer com que esses produtos cresçam bastante, afinal, que diferença iria fazer, o dinheiro que iria entrar com o marketing, venda(de alguns), direitos sobre as marcas, etc. vai pra IBM de qualquer forma. :smiley:

Na minha opinião, essa incorporação da Sun pela IBM, trará resultados positivos, tanto para o mercado, quanto para os programadores.

[]'s

Nao compartilho desta visao otimista, acredito que como toda aquisicao a Sun sairá perdendo. Nao acho que os produtos da IBM sejam bons ou melhores que os da Sun, se fossem, a IBM estaria em uma posicao melhor no segmento de servidores se comparados a Sun.

Torco para que a Sun se recupere, e possa criar um bom plano para se reerguer. :wink:

Na minha opinião, não faz o menor sentido dizer que se a IBM comprar a Sun, ela vai fechar os projetos concorrentes. Seria o mesmo que dizer que a Coca não vai mais produzir Fanta, pois é uma concorrente. Ela provavelmente vai tocar os dois projetos. Acredito que o único problema é que com a diminuição da concorrência, os preços aumentem e a longo prazo a qualidade diminua.

Quanto a parte de desenvolvimento, a IBM tem vários projetos em Java, então acho que isso não vai ser deixado de lado. Acho (e realmente espero!) que essa mudança será pouco perceptível para nós.

eu não acredito que deixem de investir na linguagem java… estou mais preocupado com outras coisas, como glassfish e netbeans como ja falei nos outros tópicos, provavelmente o investimento nesses vai cair drasticamente nos proximos anos caso isso aconteça… um dos pontos fortes de java é diversidade, concorrencia entre produtos diferentes, ao que me parece caso essa compra aconteça, quem perde com isso é a comunidade, em troca, possivelmente as especificações, decisões la no JCP podem até andar mais rápido porém isso é incerto (e o lado negativo não).

Alguém me disse que o JDK da IBM é até melhor que o da Sun, isso é verdade? Ele é Open?

Mas a Fanta não é um produto Coca-cola? Pelo que parece, não concorre com o produto principal da marca, concorre? :shock:

Isso sim…

“Pouco perceptível” eu já não diria, visto que não existem “mudancinhas”. Mudança é mudança, e nós somos 100% compatíveis com ela… Se essa compra/fusão acontecer, entendo que teremos sim de “sentar a bunda na cadeira e aprender coisas novas”. Normal…

Mas,

Não seria possível “fundir” os produtos, aproveitando o que cada um tem de melhor? (parece utopia, eu sei, mas, me diga se não seria “o ideal”?)

Mas,

Não seria possível “fundir” os produtos, aproveitando o que cada um tem de melhor? (parece utopia, eu sei, mas, me diga se não seria “o ideal”?)[/quote]

possivel acredito que sim… mais não acho que seria o melhor, devido aos beneficios da concorrência, tipo, um ficar correndo atras do prejuizo pra alcançar o outro, o outro correndo atraz do prejuizo pra ficar melhor do que o um e manter-se na frente… caso os dois se juntem como um melhor, esse um melhor teria menos motivo pra “correr atras do prejuizo”…

fora que quem diria o que é melhor em um e o q é melhor no outro? os cabeças da IBM? eu não acredito em imparcialidade…

acredito que seja utopia sim, por que o grande motivo pra evolução das ferramentas normalmente acaba sendo a concorrencia mesmo (penso nela como um mau necessario), ao menos a minha opinião denovo, é que na maioria dos casso na história onde um produto fico isolado na frente, a velocidade da sua evolução caiu (e normalmente caiu muito) …

o netbeans mesmo de uns tempos pra ca tem evoluido bastante… eu mesmo ja li aqui outras vezes que ele tem evoluido bem mais do que o eclipse (sem flames, não to dizendo que nenhum é melhor, nem pior)

Mas a Fanta não é um produto Coca-cola? Pelo que parece, não concorre com o produto principal da marca, concorre? :shock:

[/quote]

Quando você vai almoçar, você compra uma fanta E (and) uma coca? Geralmente não, compra um ou o outro. Então sim, a fanta, mesmo sendo um produto da coca, concorre com a coca.

Isso é a mesma coisa com servidores, quem disse que se eles acabarem com o servidor da Sun, os caras vão comprar os da IBM? Quem disse que se eles acabarem com o Netbeans, os usuários vão usar Eclipse? Não faz o menor sentido acabar com um ou outro.

[/quote]

Quando você vai almoçar, você compra uma fanta E (and) uma coca? Geralmente não, compra um ou o outro. Então sim, a fanta, mesmo sendo um produto da coca, concorre com a coca.

Isso é a mesma coisa com servidores, quem disse que se eles acabarem com o servidor da Sun, os caras vão comprar os da IBM? Quem disse que se eles acabarem com o Netbeans, os usuários vão usar Eclipse? Não faz o menor sentido acabar com um ou outro.[/quote]

em partes, tem quem prefira refrigerante de laranja, se a coca tirasse esse outro produto, quem antes tomava fanta iria toma outra coisa que não fosse coca provavelmente… a coca cola e fanta são sim concorrentes como vc disse, porém indiretos, ainda da pra lucra com os dois, enquanto netbeans x eclipse, glassfish x websphere são tão diretos quanto coca cola x pepsi…

seu exemplo seria como burger king e habibs, os dois são fast food, porém a especialidade de um é esfirra, comida arabe, enquanto que o outro hamburgeres… daria pra um mesmo dono ter as duas empresas e lucrar com ambas, considerando publico alvos diferentes…

Mais alguém?

A compra da Sun pela IBM nao irá mais ocorrer, agora a Microsoft está interessada, mas para variar um pouco ambas as empresas nao confirmam esta informacao. :wink:

Hum… eu gostava mais do guaraná Brahma que do Antarctica (além disso era mais barato :stuck_out_tongue: ). Quando as companhias se uniram, mataram o guaraná Brahma.

A Microsoft teria um pouquinho de problemas para comprar a Sun.

http://www.microsoft-watch.com/content/corporate/five_reasons_why_microsoft_shouldnt_buy_sun.html

:stuck_out_tongue: :stuck_out_tongue:

Eu também gostava mais do (antigo) Guaraná Brahma… :smiley: