Exercício de Futurologia (sobre a compra da Sun pela IBM)
22 respostas
P
pcassiano
Até agora o que eu vi por aqui, com poucas exceções, foram comentários e mais comentários sobre a notícia da possível compra da Sun pela IBM. Nada mal. Mas, eu gostaria de debater os possíveis impactos que essa compra traria para o mercado, para os programadores.
[color=red]O que você acha que vai acontecer com o mercado, bem como com os programadores, se esta compra se realizar?[/color]
[color=olive](quem já respondeu essa pergunta nos outros dois tópicos - criados para debater a notícia - pode copiar e colar aqui o que disse. Penso que assim a notícia da possível compra fica separada do debate sobre os impactos que essa compra/fusão pode gerar). [/color]
O link citado é um dos dois que tratam da notícia, e não dos impactos da compra/fusão da Sun pela IBM…
Marcio_Nogueira
Como a IBM está desesperada para recuperar o mercado de servidores no qual a Sun tem participacao significativa, irá descontinuar a linha de servidores da Sun para tentar se restabelecer. Agora, quanto ao Java (JDK da Sun) o futuro é incerto, nao tem como afirmar se será mantido pela IBM.
J
jhonatandarosa
Acredito que será muito proveitoso para o mercado, e para os programadores…
ultimamente a IBM tem investido bastante em software livre, e também tem uma boa parte de seus produtos desenvolvidos em java. Claro que haverá alguns produtos da Sun, que a IBM tem o seu equivalente, que acredito que serão descontinuados, incorporados aos equivalentes, ou como uma versão free de seus equivalentes. Mas também ela pode manter, e fazer com que esses produtos cresçam bastante, afinal, que diferença iria fazer, o dinheiro que iria entrar com o marketing, venda(de alguns), direitos sobre as marcas, etc. vai pra IBM de qualquer forma.
Na minha opinião, essa incorporação da Sun pela IBM, trará resultados positivos, tanto para o mercado, quanto para os programadores.
[]'s
Marcio_Nogueira
Nao compartilho desta visao otimista, acredito que como toda aquisicao a Sun sairá perdendo. Nao acho que os produtos da IBM sejam bons ou melhores que os da Sun, se fossem, a IBM estaria em uma posicao melhor no segmento de servidores se comparados a Sun.
Torco para que a Sun se recupere, e possa criar um bom plano para se reerguer.
dm_thiago
Na minha opinião, não faz o menor sentido dizer que se a IBM comprar a Sun, ela vai fechar os projetos concorrentes. Seria o mesmo que dizer que a Coca não vai mais produzir Fanta, pois é uma concorrente. Ela provavelmente vai tocar os dois projetos. Acredito que o único problema é que com a diminuição da concorrência, os preços aumentem e a longo prazo a qualidade diminua.
Quanto a parte de desenvolvimento, a IBM tem vários projetos em Java, então acho que isso não vai ser deixado de lado. Acho (e realmente espero!) que essa mudança será pouco perceptível para nós.
maior_abandonado
eu não acredito que deixem de investir na linguagem java… estou mais preocupado com outras coisas, como glassfish e netbeans como ja falei nos outros tópicos, provavelmente o investimento nesses vai cair drasticamente nos proximos anos caso isso aconteça… um dos pontos fortes de java é diversidade, concorrencia entre produtos diferentes, ao que me parece caso essa compra aconteça, quem perde com isso é a comunidade, em troca, possivelmente as especificações, decisões la no JCP podem até andar mais rápido porém isso é incerto (e o lado negativo não).
P
pcassiano
Alguém me disse que o JDK da IBM é até melhor que o da Sun, isso é verdade? Ele é Open?
P
pcassiano
Mas a Fanta não é um produto Coca-cola? Pelo que parece, não concorre com o produto principal da marca, concorre? :shock:
Isso sim…
“Pouco perceptível” eu já não diria, visto que não existem “mudancinhas”. Mudança é mudança, e nós somos 100% compatíveis com ela… Se essa compra/fusão acontecer, entendo que teremos sim de “sentar a bunda na cadeira e aprender coisas novas”. Normal…
P
pcassiano
Mas,
Não seria possível “fundir” os produtos, aproveitando o que cada um tem de melhor? (parece utopia, eu sei, mas, me diga se não seria “o ideal”?)
maior_abandonado
Mas,
Não seria possível “fundir” os produtos, aproveitando o que cada um tem de melhor? (parece utopia, eu sei, mas, me diga se não seria “o ideal”?)
possivel acredito que sim… mais não acho que seria o melhor, devido aos beneficios da concorrência, tipo, um ficar correndo atras do prejuizo pra alcançar o outro, o outro correndo atraz do prejuizo pra ficar melhor do que o um e manter-se na frente… caso os dois se juntem como um melhor, esse um melhor teria menos motivo pra “correr atras do prejuizo”…
fora que quem diria o que é melhor em um e o q é melhor no outro? os cabeças da IBM? eu não acredito em imparcialidade…
acredito que seja utopia sim, por que o grande motivo pra evolução das ferramentas normalmente acaba sendo a concorrencia mesmo (penso nela como um mau necessario), ao menos a minha opinião denovo, é que na maioria dos casso na história onde um produto fico isolado na frente, a velocidade da sua evolução caiu (e normalmente caiu muito) …
o netbeans mesmo de uns tempos pra ca tem evoluido bastante… eu mesmo ja li aqui outras vezes que ele tem evoluido bem mais do que o eclipse (sem flames, não to dizendo que nenhum é melhor, nem pior)
dm_thiago
Mas a Fanta não é um produto Coca-cola? Pelo que parece, não concorre com o produto principal da marca, concorre? :shock:
Quando você vai almoçar, você compra uma fanta E (and) uma coca? Geralmente não, compra um ou o outro. Então sim, a fanta, mesmo sendo um produto da coca, concorre com a coca.
Isso é a mesma coisa com servidores, quem disse que se eles acabarem com o servidor da Sun, os caras vão comprar os da IBM? Quem disse que se eles acabarem com o Netbeans, os usuários vão usar Eclipse? Não faz o menor sentido acabar com um ou outro.
maior_abandonado
Quando você vai almoçar, você compra uma fanta E (and) uma coca? Geralmente não, compra um ou o outro. Então sim, a fanta, mesmo sendo um produto da coca, concorre com a coca.
Isso é a mesma coisa com servidores, quem disse que se eles acabarem com o servidor da Sun, os caras vão comprar os da IBM? Quem disse que se eles acabarem com o Netbeans, os usuários vão usar Eclipse? Não faz o menor sentido acabar com um ou outro.
em partes, tem quem prefira refrigerante de laranja, se a coca tirasse esse outro produto, quem antes tomava fanta iria toma outra coisa que não fosse coca provavelmente… a coca cola e fanta são sim concorrentes como vc disse, porém indiretos, ainda da pra lucra com os dois, enquanto netbeans x eclipse, glassfish x websphere são tão diretos quanto coca cola x pepsi…
seu exemplo seria como burger king e habibs, os dois são fast food, porém a especialidade de um é esfirra, comida arabe, enquanto que o outro hamburgeres… daria pra um mesmo dono ter as duas empresas e lucrar com ambas, considerando publico alvos diferentes…
P
pcassiano
Mais alguém?
Marcio_Nogueira
A compra da Sun pela IBM nao irá mais ocorrer, agora a Microsoft está interessada, mas para variar um pouco ambas as empresas nao confirmam esta informacao.
T
thingol
Hum… eu gostava mais do guaraná Brahma que do Antarctica (além disso era mais barato ). Quando as companhias se uniram, mataram o guaraná Brahma.
T
thingol
A Microsoft teria um pouquinho de problemas para comprar a Sun.