galera to com uma duvida pra fazer um exercicio q lê cinco inteiros e determina o maior e o menor dos cinco…
alguem pode me ajudar
Exercício
9 Respostas
ola MARCIO_JAVA !!
Vc tem um vetor com 5 elementos !!
faz o seguinte !!
compara o primeiro com o segundo elemento do vetor, quem for o maior será a sua variavel MAIOR, quer for o menor será a variavel MENOR.
E depois varre o resto do vetor comparando-os com esses elementos e vai atualizando-os.
Abraço
Outra alternativa, sem array, é (considerando que você tenha ido a escola e sabe decidir, entre dois valores, qual é o maior):
Inicialmente, defina uma variável com nome “maior” (sugetivo, né) ;
obtenha o primeiro dos inteiros e armazene-o nesta variável “maior”;
obtenha o segundo inteiro e compare com “maior”, armazenando em “maior” o maior dos dois;
repita o procedimento acima para os três próximos inteiros (ou quantos quiser) que, no final, a variável “maior” terá armazenado o maior inteiro!
Simples ou compliquei???
Bem, c vc quizer so o maior e o menor n precisa usar um array n.
da uma olhada no fonte ai
import javax.swing.*;
public class Teste {
public static void main( String[] args ) {
String ent;
int num;
int maior = -32000, menor = 50000;
for( int cont = 1; cont <= 5; cont++ ) {
ent = JOptionPane.showInputDialog( "Digite o valor" );
num = Integer.parseInt( ent );
if( num < menor )
menor = num;
if( num > maior )
maior = num;
} // fim do for
JOptionPane.showMessageDialog( null,
"O maior valor é "+ maior +
"\n O menor valor é " + menor,
" Resultado ",
JOptionPane.INFORMATION_MESSAGE );
System.exit( 0 );
} // fim do main
}
Espero ter ajudado!!
Pô, Ratinho, no seguinte contexto, me explique onde um array ajudaria:
prompt> Informe o primeiro inteiro:
…
prompt> informe o próximo inteiro:
…
…
…
…
resultado: o maior inteiro digitado é: …
você iria armazenar TODOS inteiros para então comparará-los ?
acho que armazenando apenas o maior até o momento é muito mais prático, e econômico: precisa apenas dois inteiros, em vez de cinco( o array) ou seis!
Pô, Ratinho, no seguinte contexto, me explique onde um array ajudaria:prompt> Informe o primeiro inteiro:
…
…
…
…
…
resultado: o maior inteiro digitado é: …você iria armazenar TODOS inteiros para então comparará-los ?
acho que armazenando apenas o maior até o momento é muito mais prático, e econômico: precisa apenas dois inteiros, em vez de cinco( o array) ou seis!
Irmao , olha direito o fonte q eu fiz, eu n fiz um array n kra, confere pra vc v! :razz:
opá velew ai Ratinho. o problema é q eu to aki com livro do Deitel…e to no capitulo 2, ai no exercico naum pode ainda usar o for pra fazer esse execicio…
TP, entao vc coloca 5 variaveis d entrada, e 5 numeros e faz a mesma comparacao… entendeu ??
OPá valew Ratinho, consegui faze, Thanks…
Olá, Ratinho,
Bem, c vc quizer so o maior e o menor n precisa usar um array n.
você está certo, eu que li errado e nessa frase aí em cima, como tinha n aqui e ali, por desatenção considerei tudo como variável, e entendi sua afirmação como “… precisa usar array …”! Nem fui pro código. Pisada minha!