Eu estou lendo o livro de certificação da autora Kathy Sierra. Apesar de eu entender bem todo o conteúdo dos capítulos estudados, quando vou fazer os exercicios é uma tragédia.
Sempre TENHO ABSOLUTA CERTEZA da resposta da questão, mas quase sempre acabo errando, deixando passar algum detalhe bobo não percebido.
Existem questões que eu tenho tanta, tanta, mas tanta certeza, que se eu tivesse apostado um dedo do pé, já estaria até sem os dedos das mãos.
Que negócio é esse de “pega ratão”?! Tem ninguem me pegando nao hein?! rsrsrsrs… Brincadeira! So para descontrair.
Bom…
Ninguém é burro! Procure fazer assim… Quando você tiver certeza, guarde a certeza e tente pensar o que pode acontecer ou o que falta na sua ideia, nenhuma ideia é tão completa que nao possa ser complementada.
Cara, isso é absolutamente normal, tbem ja li um livro e entendi td o conteúdo, mas na maioria dos exercicios, sempre esquecia de algum detalhezinho na programação que fizesse com que eu nao acertasse o exercicio, ja fazem 6 meses que trabalho em casa depois das 6 desenvolvendo sistema, e mesmo assim, de vez em quando, quando faço um trecho de código, acho que ta td certo, compilo e rodo a aplicação, e da erro, então quando verifico o código novamente, descubro algum erro de programação ou de lógica mesmo.
Pode ficar tranquilo e tenha paciencia, pois pra quem desenvolve sistemas, manter a calma é muito importante.
Abraço t+
Tem que estudar bastante cara… prestar atenção em cada linha de código dos exercícios…
No início do livro é apresentada uma forma de você analisar as questões. Por exemplo, lá fala que primeiro você observa se existem erros de sintaxe e assim por diante. (Não me lembro ao certo :/)
Eu tbm to estudando por este livro, e ja percebi uma coisa, se voce leu a questao a ja sabe qual é a resposta, leia ela de novo e de novo. As questões tem bastante pegadinhas e essas pegadinhas estao nos pequenos detalhes, so que nao eh um bicho de sete cabeças. Deixa eu te fazer uma pergunta: Você está fazendo só os exercicios do livrto da Kathy?. As questões deste livro são objetivadas para o capitulo a qual você estudou, então fica mais facil de responder as questões. Tenta pegar uns testes na internet onde as perguntas e os objetivos das perguntas estão misturadas, provavelmente você vai prestar um pouco mais de atenção nos detalhes.
primeiramente, não se ache burro nem muito menos fique tão angustiado. Isso só atrapalhará o seu aprendizado.
O kaabah foi bastante feliz na sua colocação. Dê uma olhada, na apresentação do livro. Uso a metodologia citada para resolver as questões e ficará mais fácil a resolução das questões.
Quanto as pegadinhas, elas são necessárias, por que a prova tem muitas.
No mais, estude. Caso, algum assunto não fique claro na sua cabeça, re-leia, procure outras fontes e use o fórum.
eu tb to lendo o livro to no cap 10… mais eh cheio de pegadinha chega tem hora q dar raiva tinha certeza qdo respondi e qdo vejo a explicacao dela… e vejo q ta certo que errei por falta de atenção… aff… e o pior a medida q avança o cap… a anciedade aumenta… essa semana mesmo eu nao to consigo ler nao… ta lenha… aff! mais eh tentar manter a calma… vou comprar maracuja!!
Acho que não pode se agarrar fielmente a metodologia do livro (calma, não estou falando que ela não é boa) hehehe.
Mas vc terá que buscar outras referências, outros tipos de abordagem que fala sobre o assunto.
E praticar, praticar muito Como nessa questão que nosso amigo gbmesso colocou, eu ia seco marcar a opção A, mas ja tinha errado muito nesse tipo de questão e logo lembrei.
Então é normal esse tipo erros, oque vc não pode é ignorá-los.
E qdo vc tiver alguma dúvida sobre o assunto, procure sobre ela, com certeza em algum lugar alguem teve a mesma duvida que com certeza foi esclarecida com ums bons argumentos.
Vou reler a apresentação do livro para ver a metodologia recomendada para realizar os testes.
Por enquanto estou estudando apenas pelo livro. Penso em fazer simulados e pesquisar outras fontes depois que acabar de ler. Sei da importancia de fazer os testes e simulados e não vou dispensa-los. Também frequento esse e outros fóruns sobre java diariamente (várias vezes por dia) e estou sempre acompanhando as questões sobre certificação.
int i = 0;
i = i++;
System.out.print(i);
A pergunta era: O que será impresso ?
a) 1
b) 2
c) 0
d) da pau (não era essa exatamente a resposta)
Putz, eu apostaria um outro dedo na questão “A”. Vou voltar a estudar o capítulo de atribuições do livro :-/
É só ter em mente que, quando o “++” estiver depois da variável, ele primeiro entrega o valor, depois soma, e quando estiver antes da variável, ele soma e depois entrega o valor.
É só ter em mente que, quando o “++” estiver depois da variável, ele primeiro entrega o valor, depois soma, e quando estiver antes da variável, ele soma e depois entrega o valor. [/quote]
Perfeito !
Mas vc sabe que eu fiz essa pergunta para um programador Java experiente. E pedi que respondesse de bate e pronto… e a resposta também foi A
Na realidade compilando e executando é uma coisa. Responder na munheca é mais complicado. Mas também garanto, uma vez caindo nessa pegadinha, a gente aprende e não esquece mais.
Vá limpando possíveis erros, sintaxe básica e vá subindo até a parte dificil, isso ajuda a vc eliminar possíveis erros básicos, depois que passar a peneira nessa primeira leva, vc acabará por se ater ao problema, senão Erro de Compilação nele e não queima mais os neurônios :)))