Exercícos destacados no Portal Java - Que ces acham?

5 respostas
MisaelJavaPJ

Boa madrugada a todos

A algum tempo atrás estive pensando se a administração do Poral java poderia dispor exercícios destacados em um link do próprio Portal Java para aqueles que tem interesse por desenvolver algoritmos ou até mesmo testar seus conhecimentos. Pois muitas vezes o perguntar acaba ficando rotineiro tipo: “como faço isso”, “como faço aquilo”, “que pacote uso”, “não consigo resolver tal algoritmo”…
E uma vantagem que o Site levaria é de que outras páginas famosas de estudos não possuem esse advento, e o frequentador do site teria mais um recurso para incrementar em seus estudos. Sem contar também que mesmo se usando a pesquisa google para “catar” exercícios na web fica complicado pois existe uma infinidade e muistas vezes não são nem classificados por nível de conhecimento do programador e nem disposníveis para Java. O que proponho é um link destacado na página Home do Portal Java direcionando para uma página própria do Portal Java com centenas de exercícios a resolver pelo internauta, classificados por nível de conheciento. Até tenho uma idéia para o nome do link “PROVA DE FOGO - TESTE SEUS CONHECIMENTOS”.
Quanto a questão de respostas, ae ficaria a critério dos administradores de liberar ou não, o importante é que se tenha esse tipo de conteúdo como material de apoio, que inclusive se pudesse ser imprimível ajudaria mais. Fico no aguardo de uma resposta e agradeço pelo espaço.

5 Respostas

J

A idéia é legal, mais acho que viraria bagunça demais, não faço parte dos moderadores, mais acho que a finalidade do portal é tirar dúvidas e ajudar os programadores e todos os interessados na linguágem, e não virar uma competição de quem resolve o que.

C

Oi MisaelJava,

só complementando o javapablo, achei a sua idéia excelente, mas atualmente o nosso grande problema é o tempo. Se você quiser ficar encarregado de criar um “wiki” para isso e outras funções, fique a vontade. Todos os administradores do portal já estão ocupados (fora o trabalho, faculdade, mestrado, vida pessoal) demais, cuidando da administração e organização.

MisaelJavaPJ

“Carneiro”:
Oi MisaelJava,

só complementando o javapablo, achei a sua idéia excelente, mas atualmente o nosso grande problema é o tempo. Se você quiser ficar encarregado de criar um “wiki” para isso e outras funções, fique a vontade. Todos os administradores do portal já estão ocupados (fora o trabalho, faculdade, mestrado, vida pessoal) demais, cuidando da administração e organização.

O Carneiro nem esquenta, na realidade quando postei a idéia já tinha em mente que o tempo seria algo nessário e já tinho a idéia de que o pessoal não está disponivel para tal. Eu até poderia tentar passar alguns exercícios para o pessoal do grupo admin mas teria que ter alguém para editar e inserir no site… é realmente vai faltar tempo (até para mim falta), mas vejo também o esquema do WIKI.
Mas peço então que sei lá, que esse seja um projeto para o futuro então, pois volto a digitar: será o 1° site (pelo menos que vamos conhecer) que terá esse benefício encorporado.
Também respondo ao amigo pablo: não será um local para competições e nem vejo como poderia virar bagunça uma vez que basta inserir vários enunciados de questões, então o pessoal que acessase iria tentar resolver (na sua própria máquina ou até mesmo num bloco de papel)a idéia é não ter pontuação por acerto, isso não caberia para um site deste porte e também isso ajudaria bastante e se formular perguntas mais definidas. Também volto a afirmar ficaria a critério dos admins liberar a resposta. Creio sinceramente que esse artifício ajudaria bastante os iniciantes em programação Java. Mas é pena que vai faltar tempo para galera dispor isso pois dá um pouco de trabalho separar os enunciados e classificalos por nível de conhecimento (iniciante, intermediário, avançado).
Fica aqui a minha gratidão pelo espaço e com certeza já que dei a idéa vou tentar desenvolver algo para ajudar a comunidade.

C

Oi MisaelJava,

já colocamos no projeto essa idéia do Wiki, é uma boa e acho que vai dar certo. Se você quiser ajudar ficaríamos muito grato.

MisaelJavaPJ

“Carneiro”:
Oi MisaelJava,

já colocamos no projeto essa idéia do Wiki, é uma boa e acho que vai dar certo. Se você quiser ajudar ficaríamos muito grato.

Mas com certeza o Carneiro, vou querer ajudar sim, eu tenho alguma coisa aqui comigo, é pouco mas já dá para inicar o boom da coisa toda. Posso fazer o seguinte: digitalizar o material que tenho e te passar tudo, ou também posso montar um arquivo em .txt para que se possa trabalhar em cima dele. E outra penso assim: nós somos BRASILEIROS temos que nos encorajar a seguir em frente nos nossos projetos, mesmo que muitos pensen o contrário, independente de ninguém nos ajudar eu creio sim que podemos conquistar as coisas, olha só pra mim, você tá postando menssagem para algúem que a três meses atrás não conseguia nem executar o java num compilador tipo o Eclipse, com muito estudo e metendo a cara pra valer hoje (mesmo que seja fraquinho na linguagem) estou mandando a ver em alguns algoritmos que pego pela frente, não é nenhuma brastemp o que faço, mas tipo, seu o que estou fazendo. Por infeliciadade de falta de tempo não consigo ser mais dedicado razão que me atemorizo para fazer FACULDADE, mas eu não vou desistir Carnerio. E penso que ajudar é uma dádiva especialmente num mundo onde a tecnologia não anda , voa! Estarei acompanhando este tópico, mais uma vez obrigado pela atenção.

Criado 25 de julho de 2007
Ultima resposta 27 de jul. de 2007
Respostas 5
Participantes 3