Exibição Total de registros

4 respostas
rafiusiks

Caros amigos,

Estou trabalhando em um sistema Web, e me deparei com uma duvida.

Eu gostaria de exibir na coluna esquerda da minha loja o total de produtos cadastrados por marca e modelo, assim como o buscapé, por exemplo, que quando você procura por geladeira ele traz algo semelhante a isso

Brastemp(200)
Eletrolux(169)

Não é viavél refazer este count a cada busca, seria algo insano, então pensei um fazer algo que monitorasse cada inserção ou exclusão e atualizasse este indice algo que não sei se seria tão performatico também, pois tenho marca q tem um registro e caso esse registro não exista mais, é chato eu exibir que existe, por isso teria que ser em real time.

Estamos falando de um universo de uns 16 mil registros ativos no banco de dados e uns 180 mil registros no total.

Pensei em usar o NoSql para armazenar este indice, pois imaginei ser menos custoso para o sistema fazer o select, porem, entendo que o proposito do NoSql é mais cluster que o sentido de rapidez na consulta, além de não ser muito facil fazer selects nele.

Pensei no luscene, mas o proposito do luscene também não é esse.

Então, gostaria de uma ajuda, sugestão de como fazer.

Valewz

4 Respostas

alex_braga

Usa um momando no sql mesmo, tipo

select count(nome_da_coluna) from nome_da_tabela

Acho que o custo não é tão grande assim. Você irá trazer para a memória apenas um valor.

rafiusiks

alex braga:
Usa um momando no sql mesmo, tipo

select count(nome_da_coluna) from nome_da_tabela

Acho que o custo não é tão grande assim. Você irá trazer para a memória apenas um valor.

Sim, mas tenho pelo menos 100 marcas diferentes, fazer um count para cada uma, seria inviavél não?

alex_braga

Se você fizer 100 consultas ao banco sim, mas se fizer apenas uma acredito que não.
Claro iria ficar um comando sql monstruoso.

pmlm

Monstruoso porque?

SELECT marca, count(*) AS contagem FROM tabela GROUP By 1
Criado 10 de setembro de 2010
Ultima resposta 10 de set. de 2010
Respostas 4
Participantes 3