Caros colegas, sou iniciante na área e tenho algumas dúvidas. Vou expô-las aqui pois acredito que poderão me ajudar…
Vou utilizar a seguinte situação para descrever minhas dúvidas:
1 - tenho uma interface principal que dá acesso a 4 outras interfaces, e cada uma delas será vinculada a uma tabela do banco de dados;
2 - vamos partir do ponto em que já consegui estabelecer a conexão com o banco. Criei uma classe em Java que faz esse acesso e que possui métodos para conexão, desconexão, atualizar e exibir dados;
agora começam minhas dúvidas:
1 - cada tela é um objeto, e em cada um desses objetos vou instanciar um objeto do tipo conexão (acredito ser a forma mais simples pra quem tá começando);
2 - em cada um dos objetos conexão, tenho as interfaces PreparedStatement (ou Statement, menos indicado em termos de segurança e eficiência conforme li em outros tópicos) e ResultSet
Da forma exposta acima terei quatro conexões ao banco, correto?
Agora se eu trabalhasse com uma conexão única, como trataria as instruções sql a serem enviadas para o banco e aquelas que retornariam do banco já que teria apenas um PreparedStatement e um ResultSet?
Se puderem me informar algum link para ajude também a esclarecer minhas dúvidas.
Desde já agradeço a todos pela cooperação.