Exibir dados de uma tabela do MySQL

8 respostas
gilmarJface

Oi pessoal, estou começando a estudar Java agora, usando o eclipse. Gostaria da ajuda dos mais experientes para ensinar-me a exibir dados de uma tabela do tipo cadastro de clientes do MySQL no eclipse.

[i]Desde já agradeço pela a ajuda de todos![i]

8 Respostas

Romeo

Bom, aqui vai a idéia…

1 - Baixe o driver jdbc do mysql e o configura no seu classpatch, é só procurar.
2 - crie uma instancia do Driver
3 - crie uma conexão, passando endereço, usuario e senha
4 - Crie uma Query SQL e a execute
5 - O resultado da query vc coloca num ResultSet
6 - A partir do ResultSet vc pode jogar os dados em variaveis e exibi-las

Como vc é iniciante em java tudo isso deve ser grego para vc (pelo menos para implementar), mas existem vários tópico aqui no GUJ que possuem exemplos de código para vc implementar, a medida que as dúvidas surgirem vc posta o código que vc fez que a gente te ajuda…

Bravox

http://www.guj.com.br/java.tutorial.artigo.7.1.guj

gilmarJface

Ei! Por favor, eu crio Query SQL onde? Em uma classe qualquer ou tem uma classe específicas, vou ter que importar plugins?(import org.eclipse…)?

Romeo:
Bom, aqui vai a idéia…

1 - Baixe o driver jdbc do mysql e o configura no seu classpatch, é só procurar.
2 - crie uma instancia do Driver
3 - crie uma conexão, passando endereço, usuario e senha
4 - Crie uma Query SQL e a execute
5 - O resultado da query vc coloca num ResultSet
6 - A partir do ResultSet vc pode jogar os dados em variaveis e exibi-las

Como vc é iniciante em java tudo isso deve ser grego para vc (pelo menos para implementar), mas existem vários tópico aqui no GUJ que possuem exemplos de código para vc implementar, a medida que as dúvidas surgirem vc posta o código que vc fez que a gente te ajuda…

Bravox

se vc realmente está começando em java , acredito que não seja uma boa opção mexer direto com JDBC ( Java Database Connection ) , e muito menos usar uma ide como o eclipse , vc tem que procurar concentrar os seus estudos nas características básicas do java , como classes,interfaces, metódos , objetos … e principalmente em Orientação a objetos ,utilize um editor de texto com o texpad para criar seus primeiros programas em java dessa forma vc começa a se familiarizar com a sintaxe da linguagem e com os seus que podem ocorrer , ide(s) como o eclipse são utilizada por pessoas que já dominam um pouco mais o java !! existe uma apostila do pessoal da caelum que por sinal é muito boa , abaixe e de uma olhada

Apostila de Java da Caelum

qualquer coisa estamos ai !!

Romeo

Não precisa de plugin, só o Driver.

E quanto ao que o Bravox comentou concordo com ele, esse realmente é o melhor caminho, mas se ele quer pular umas etapas não podemos fazer nada…

gilmarJface

[b]Obrigado pelo conselho de vocês, em relação ao conselho eu digo o seguinte… consigo já criar no eclipse por meio de exemplos janela(layouts), Menu suspenso, e botões. Ainda assim é aconselhavel mesmo que eu volte atrás ?

Agradecerei pelo próximo conselho de vocês.

Romeo

Posso citar o meu caso, que quando comecei a programar em Java fazia do mesmo que fazia em C++, sem saber quase nada de Orientação a Objeto, fazendo programas confusos, de dificil manutenção com muita reutilização de código.

Depois de aprender e começar a usa-los senti que tinha perdido meu tempo programando do jeito anterior, mas esse é o meu caso…

gilmarJface

Parei, ponderei e segui o conselho de vocês, valeu mesmo, neste final de semana li um tutorial de 156 páginas, descobri que não sei nada ainda de Java, connheci o verdadeiro poder da linguagem java

[size=24]Tenho que estudar mais, principalmente SINTAXES![/size]

Criado 23 de março de 2007
Ultima resposta 26 de mar. de 2007
Respostas 8
Participantes 3