Pretendo criar uma consulta de livros numa base de dados e exibir os resultados numa interface JSP dentro de uma tabela. Alguém me forneça a ideia9ou mesmo o código) para fazer isto. sou iniciante no desenvolvimento de aplicações WEB.
Não quer código java na minha JSP e nem tão pouco na servlet. o código que faz a consulta quero colocar numa classe LivroDAO!!!
Aconselho você utilizar um framework web como por exemplo: JavaServer Faces
o codigo da tabela na pagina jsp fica +ou- assim:
<h:dataTable value="#{BackingBean.listaLivros}" var="p">
<h:column>
<f:facet name="header">
<h:outputLabel value="Cod. Livro" />
</f:facet>
<h:outputText value="#{p.cod}" />
</h:column>
<h:outputLabel value="Titulo do Livro" />
<h:outputText value="#{p.titulo}"/>
<h:outputLabel value="Autor" />
<h:outputText value="#{p.autor"/>
</h:dataTable>
E voce teria tb um backing, que conectaria com sua camada de persistencia (LivroDAO)
LivroBean
public class LivroBean{
private LivroDAO livroDao;
private List<Livro> listaLivros;
public List<Livro> getListaLivros(){
return livroDao.recuperarTodosOsLivros();
}
... restante dos getters e setters ...
}
JSF pode ser uma boa solução para nao usar codigo java na JSF, e separar sua aplicacao em camadas
Att. Dirceu
Não me parece iniciante… já está falando de usar DAO !?!
Bom, para mostrar dados em tabela, eu costumo usar a biblioteca displaytag .
Se hoje em dia eu fosse começar a programar para Web, começaria usando somente taglib (mesmo para conexão) e depois iria estudando e acrescentando mais camadas (view + controler, view+controler+model).
Uma alternativa é já começar vendo JPA (para a parte de mapeamento do bd) e algum framework a sua escolha (struts, webwork, JSF, etc.). Geralmente eles tem tutoriais para iniciantes.
A idéia de começar com JSF é realmente muito boa, mas para pequenas aplicações, o uso de jstl resolve bem o caso.