Exibir mensagem do Arquivo ".properties" no Alert do javascript

Bom dia pessoal,

Estou com uma dúvida.

Estou validando os campos obrigatórios da minha tela, ao clicar no botão confirmar, ele chama uma function validarCamposObrigatorios(), que verificar se os campos da tela foram preenchidos, caso não seja ele exibe a uma mensagem que o campo é obrigatório, mas eu preciso pegar essa mensagem do arquivo .properties.

Alguém sabe como eu exibo a mensagem do arquivo .properties no Alert do javascript?

Valeu!!

Você pode criar solitações ajax e passar como parâmetro a propriedade que você quer, no java você você lê o arquivo
.properties e retorna a mensagem.

Entendi,

Mas num teria uma forma dele fazer essa verificação no próprio javascript? Sem que eu tenha que chamar minha action?

De alguma maneira, este valor precisa sair do servidor e ir para o cliente.
Se não quiser fazer chamadas ajax pra isso, pode também já inserir estes valores na renderização da página.

Mas nunca se esqueça de validar no server-side também, já que uma vez desligado o javascript, qualquer tipo de dado pode ser enviado.

Uma saída é popular um campo hidden (utilize EL) ao carregar a tela na primeira vez (sua Action será requisitada e você pode executar um setAttribute com as informações do seu .properties), faça as validações e se o campo não estiver preenchido vc pega o que está no campo hidden (utilize o JS).
Isso vai dar trabalho e não é uma boa prática (Imagine se você quiser refinar as informações nas validações).

Lembre-se do trim nos campos, pois, espaço não quer dizer que o campo está nulo, faça validações no front-end e no back-end.

Minha dica, crie um .js com as suas funções e importe nas páginas, isso vai facilitar a sua vida.

Vou ver qual será a melhor opção e informo o que eu utilizei, valeu pessoal!

Olá Furlani, estou com a mesma dúvida e gostaria de gerar a validação desde o arquivo message.properties para que futuramente possa internacionalizar, você consegui fazer? qual a melhor maneira que você implementou?
um saludo!

O postador original provavelmente já implementou a solução dele, mas como tem mais alguém com a dúvida vou mostrar uma outra possível solução.

Crie um arquivo de “javascript de mensagens”. É um .jsp (portanto gerado dinamicamente) que será usado como se fosse um .js.
Nele são carregadas as mensagens em variáveis de javascript, que depois são referenciadas nos outros lugares. É como se ele “transportasse” para a camada client os registros do arquivo de mensagens.

Mais ou menos assim:

mensagens_js.jsp

<%@ page language="java" contentType="text/javascript" %>
<fmt:setBundle
	basename="basename_do_resource_bundle"
	var="messages" />
var mensagens = {
      campo_nao_informado : "<fmt:message bundle="${messages}" key="${campo_nao_informado}" />" ,
      campo_invalido : "<fmt:message bundle="${messages}" key="${campo_invalido}" />"
}

Inclua nas páginas como se fosse um .js normal:

<script language="javascript" src="mensagens_js.jsp"></script>

No restante do javascript pode-se usar os atributos do objeto mensagens:

if (campo.value == "") {
     alert(mensagens.campo_nao_informado);
}