Exibir mensagem enquanto conecta ao BD

Pessoal, estou fazendo um programa (extendido de JFrame) que faz acesso à um servidor MySQL remoto. Por isso o tempo de resposta de um select, insert (ou qualquer outro comando SQL) é muito demorado, e enquando o sistema espera a resposta do servidor fica tudo travado (vocês devem saber como é :lol: ). Eu queria que nesse tempo aparecesse um aviso “Conectando ao servidor. Agurade…”, por exemplo. Alguém tem um bom exemplo de como eu faço isso? Não achei muita coisa na net e estou meio perdido :cry:

vlw

hmmm eu nunca fiz isso mas você poderia carregar um label ou qualquer outro componente que você queira hora que dispara o método e quando terminar a execução você da um setVisible(false)… só uma idéia nem sei se funciona ^^

então markin1, não funciona…ele executa o comando mostra o label e já deixa o label invisível.
pra funcionar perfeitramente eu teria que disparar uma thread pra executar o comando e enquanto isso o meu programa mostra o label, o pannel, seja lá o que for e quando a thread que executou o comando terminar a ação eu deixo a mensagem invisível.
Hehe, até parece que eu sei fazer né? Mas não sei =(
Eu não estou conseguindo disparar essa thread…ele executa como se não estivesse em thread alguma. E eu também não sei como fazer pra thread sinalizar para o programa que ela já terminou a ação.

Por isso que pedi algum exemplo, mas valeu sua resposta.

Eu pensei em thread também mas não sei mexer direito nisso não posso ajudá-lo ^^