Ola a todos…
Estou desenvolvendo um WebApplication (NetBeans + Glassfish), e gostaria de saber como faço para exibir uma pagina informando que o site esta em manutencao enquanto faco a atualizacao (Redeploy) do mesmo.
Exibir pagina de site em manutencao
5 Respostas
Quando vc for fazer a atualização redirecina o teu arquivo inicial para a página em manutenção.
T+
(dica nao usando nada de java ou netbenas nem nada do tipo… )
cria um arquivo jsp simples (por exemplo) e coloca os dizeres que voce quer nele.
depois coloca ele no servidor, com o mesmo nome do arquivo principal do site.
Ex: se o link principal do site é “www.nome.com.br/principal.jsp”, voce muda o nome da pagina original pra “principal_backup.jsp” e coloca esse arquivo novo (dizendo que o site ta em manutenção) com o nome “principal.jsp” na raiz do seu servidor web.
nao sei se fui bem claro, mas a ideia é substituir sua pagina principal pela nova pagina jsp…
(dica nao usando nada de java ou netbenas nem nada do tipo… )cria um arquivo jsp simples (por exemplo) e coloca os dizeres que voce quer nele.
depois coloca ele no servidor, com o mesmo nome do arquivo principal do site.Ex: se o link principal do site é “www.nome.com.br/principal.jsp”, voce muda o nome da pagina original pra “principal_backup.jsp” e coloca esse arquivo novo (dizendo que o site ta em manutenção) com o nome “principal.jsp” na raiz do seu servidor web.
nao sei se fui bem claro, mas a ideia é substituir sua pagina principal pela nova pagina jsp…
Dessa forma quem tiver um endereço completo consegue acessar… Tipo, se alguém tiver linkado www.nome.com.br/noticias.jsp conseguirá o acesso normalmente.
Se isso não tiver problema, blz… Se não, já usei 2 alternativas (depende da situação)
- Setar uma flag em um arquivo de configuração, e sempre que ela for setada, página a página chegar se ela será exibida, tipo, com struts, coloquei a flag no escopo de request:
<logic:notPresent scope="request" name="manutencaoFlag" >
<logic:redirect href="/conf/manutencao.html" />
</logic:notPresent>
- fazer um filtro no web.xml (eu gosto + dessa… é rápido e fácil…)
Seria bom mesmo esse filtro no web.xml
Se puder mostrar aí, até eu me interesso!
rs
Sobre o que eu mosrtei, é uma maneira mais… sei lá! Uma maneira que já utilizei uma vez.
Mas quando usei, antes do primeiro parâmetro vinha uma chave criptografada com MD5… aí… seguro!!!
Até mais.
Obrigado pelas sugestoes… thanks!