Exibir tooltip sobre um Image

Olá pessoa, blz?!

Como faço para exibir um tooltip quando movimento o mouse sobre um Image adicionado em um painel?

Desde já agradeço!

Se o Image foi adicionado ao painel através de um JLabel ou JPanel, associe o tooltip a um desses componentes.

Então, mas acontece que eu estou “pintando” a imagem sobre o JPanel, usando um “g.drawImage()”.

E se eu usar alguma esquema de mapeamento por coordenada?

Ah, sei. Se você criar uma classe derivada de JPanel e sobreescrever o método paintComponent (não o método paint), e desenhar a tal imagem, você ganha de graça os comportamentos de JPanel, como o tooltip.

Ahh, entendi o que você quis dizer, isso funciona, lega!. Mas o que eu esqueci de dizer, é que tenho várias imagens pintadas em coordenadas diferentes sobre esse mesmo painel, e queria um tooltip para cada uma dessas imagens. Eu até poderia criar um painel para cada imagem, mas é que nesse caso preciso usar o mesmo painel.

Entendi. No seu caso, você teria de efetuar um “override” do método getToolTipText.
Basicamente você teria de pegar sua classe que deriva de JPanel, definir esse método, e ao receber um MouseEvent, verificar as coordenadas com getPoint.