Exibir uma consulta com jsp na index.jsp

Olá galera!!

Gostaria de saber como faço uma consulta ao banco para exibir na minha index.jsp, ou seja, sem intermédio de uma ação disparada por um botão. Quando a index.jsp for acessada deverá exibir a consulta.
Tentei de várias formas, mas não consegui.
Alguém tem alguma idéia?

Abraços!!

Você pode colocar a logica p/ acessar o BD em um Servlet, e ao inves de chamar index.jsp, vc chama o mapeamento para o servlet…
daí o servlet executa primeiro, monta o que vc precisa e depois no servlet vc faz um dispatch para seu jsp…
vc pode colocar os dados no escopo de requisicao e recuperar no seu jsp com requestScope.minhaLista.

Bom… não entendi muito bem. Mas o que tenho que fazer é enviar os valores de um campo (form html) para Servlet. A Servlet vai chamar a método responsável pela consulta (classe DAO) com base nos valores informados. E retornar para apresentação na jsp, que no caso é a própria index. Eu fiz para outros casos, como cadastrar, exlcuir. Todos através de uma ação realizada com um submit.

O que quero é:

<input type="radio" name="cargo" value="PRESIDENTE" > <%= aqui tenho que mostrar os valores do banco com base no value deste campo  %>  

Abraços!

nãos sei se vou conseguir me expressar bem aqui, mas pra resolver isso eu faria mais ou menos assim:

criaria uma Servlet, e implementaria no doGet a funcionalidade necessária p/ recuperar a informação necessária do DAO, e alimentaria um bean tipo… CargosBean.

Neste CargosBean eu teria os atributos conforme abaixo:

class CargosBean { public DadosPresidente getPresidente() { .... // crio o objeto DadosPresidente com os dados necessarios para presidente. } public DadosPrefeito getPrefeito() { ...// mesma coisa pra prefeito... } }

Então no doGet, eu criaria uma instancia deste CargosBean todo preenchido…
Adicionaria ele no escopo de request…
e faria um forward com esses dados para que eles possam ser usados na jsp conforme abaixo:

... request.setAttribute("cargos", cargosBean) request.getRequestDispatcher("index.jsp").forward(request, response);

Pronto… agora é só pegar essses dados no meu jsp…

Minha classe bean é a Candidato. Nela tenho id, nome, partido, sexo, cargo, data_nascimento.

Na index.jsp tenho um campo radio onde tenho que listar o nome e o partido por exemplo para cada cargo.

Seria algo do tipo. Deve ser carregado logo na chamada da index.jsp

while(resultset.next()){
PRESIDENTE
<input type="radio" name="cargo" value="PRESIDENTE"> <%= nome_candidato_presidente %> | <%= partido_candidato %> <br />
GOVERNADOR
<input type="radio" name="cargo" value="GOVERNADOR"> <%= nome_candidato_governador %> | <%= partido_candidato %> <br />
}

Como posso obter os valores desses campos de formulário para a Servlet e retornar o resultado para a jsp apenas quando acesso a index.jsp?

Infelizmente não estou com meus códigos aqui.
Mas basicamente tenho
? PrincipalServlet - carrega a requisição
? Candidato - bean das informações do candidato
? DAOCandidato - contém o método que faz a consulta
? FabricaConexao - contém os métodos que fazem a conexção com o banco

Abração!!