Existe algum meio mais rapido de se trabalhar com o java?
5 respostas
tiagomac
Olá pessoal,
Esses dias um amigo na faculdade me mostrou como fazer uma conexão com um banco de dados no delphi e fiquei pasmo, pois, um trabalho que havia tendo com o java foi todo jogado no lixo naqueles poucos cliques (algo em torno de 12 á 20)…
pensei que para java ser uma linguagem tão conceituada hoje em dia no meio de produção para empresas, deve haver algum meio de se fazer tais coisas que não seja somente em modo texto ou mais especificamente na tora como alguns diriam, digitando na mão e tal pois tornaria o trabalho muito mais lento…
ai fica a dúvida, eu uso o eclipse e a única comodidade que pude encontrar nele além do quick fix foi um plug-in chamado de visual editor para constuir as interfaces gráficas…
será que me faltou alguma coisa do aprendizado? essa parte mesmo de conexão com o banco de dados pode ser feita em modo gráfico? clicando e arrastando e indiciando etc… ou tem mesmo que ser na mão?
desde já agradeço e fico no aguardo de um retorno.
Esses dias um amigo na faculdade me mostrou como fazer uma conexão com um banco de dados no delphi e fiquei pasmo, pois, um trabalho que havia tendo com o java foi todo jogado no lixo naqueles poucos cliques (algo em torno de 12 á 20)…
Se ele para conectar um SGBDs no Delphi usou de 12 à 20 cliques do mouse, eu quando trabalhava com ele a anos atrás usava somente 02 linhas de código (=DbExpress,Midas, etc…) para qualquer banco de dados, mais não devemos esquecer que Delphi é uma ferramenta RAD, diferentemente do Eclipse que é uma IDE. Mais se o seu teu problema é conectar a IDE Eclipse a um SGBDs vamos lá.: http://eclipsesql.sourceforge.net/ http://quantum.sourceforge.net/
Há no futuro NetBeans 6.0 um projeto chamado Matisse com essas funcionalidades.: http://www.netbeans.org/download/flash/netbeans_6_gui_builder/netbeans_6_gui_builder.html
Mais falando sério acho que o mais importante é ser desenvolvedor de aplicativos conhecer bm os recursos da ferramenta (seja qual for) a ser um mero cliqueiro de mouse.
sds.
William Silva.
tiagomac
Mais falando sério acho que o mais importante é ser desenvolvedor de aplicativos conhecer bm os recursos da ferramenta (seja qual for) a ser um mero cliqueiro de mouse.
sds.
William Silva.
estou certo disso William, e até tive uma conversa com ele sobre isso… creio que praticidade não atrapalhe no conhecimento tendo em vista que esse se faz apartir do esforço pessoal de cada um. esse meu colega por exemplo já desenvolveu até mesmo uma enginer de um jogo 3D no delphi, usando object pascal como linguagem. isso mostra que os cliques não o afetaram *rs!
agora, como estavamos conversando, esse colega trabalha em uma empresa e até tentou migrar para o java, mas percebeu que não ia dar certo tendo em vista a agilidade que os clientes cobram e que ele, apesar de tentar muito, não estava conseguindo :-!
por isso fiquei com essa dúvida, como pode ser uma linguagem de peso no mercado se não oferecer essa agilidade, correto?
vou dar uma estudada nos links que vc enviou e ver se consigo fazer um outro programa para acesso a banco de dados, leitura/escrita… em menos que uma semana :O!
Ironlynx
Pode ter certeza que com essas ferramentas q o Willian te passou vc consegue muita coisa em uma semana.Lembro uma vez, que eu precisei de um programa para uma apresentação, como tinha pouco tempo, peguei um Preclipse(plugin para o prevayler no eclipse) e mais o VEP, e em umas 4 horas(ne época eu demorava isso só para fazer uma tela swing maneira), eu tinha um CRUD completo.
Tudo é uma questão de prática e com o tempo, será o mesmo para você.
pensei que para java ser uma linguagem tão conceituada hoje em dia no meio de produção para empresas, deve haver algum meio de se fazer tais coisas que não seja somente em modo texto ou mais especificamente na tora como alguns diriam, digitando na mão e tal pois tornaria o trabalho muito mais lento…
ai fica a dúvida, eu uso o eclipse e a única comodidade que pude encontrar nele além do quick fix foi um plug-in chamado de visual editor para constuir as interfaces gráficas…
será que me faltou alguma coisa do aprendizado? essa parte mesmo de conexão com o banco de dados pode ser feita em modo gráfico? clicando e arrastando e indiciando etc… ou tem mesmo que ser na mão?
desde já agradeço e fico no aguardo de um retorno.