Existe algum programa de venda ou incentivo de software do/para o governo?

Olá amigos,

recentemente desenvolvi em meu TCC duas ferramentas para auxílio ao combate a dengue. São dois sistemas que trabalham de forma integrada, uma aplicação desenvolvida em Java cuja função é atuar como servidor, utilizada geralmente pelo gerente regional da vigilância sanitária ou Funasa, e outra aplicação cliente desenvolvida em Android, utilizada pelo agente de campo na pesquisa e tratamento em imóveis. Além das tarefas comuns dos agentes, o sistema também gera relatórios, boletins e resumos diversos que auxiliam o combate a dengue.

Em minha opinião, o conjunto de aplicações ficaram excelentes, pois contei com a ajuda de um agente regional da FUNASA além do professor orientador, que auxiliaram no levantamento de requisitos, validações, metodologia de trabalho, avaliações e críticas construtivas. O projeto foi grande para apenas uma pessoa implementar, tanto que trabalhei em tempo integral para conclui-lo, cheguei inclusive a abandonar o meu trabalho como freelancer neste momento, já que eu cursava uma universidade federal e morava com a minha mãe.

A minha mentalidade era de simplesmente ajudar a Funasa no combate a dengue, cogitei que o sistema seria utilizado pelo gerente regional que me auxiliou, pois isto foi solicitado constantemente pelo mesmo. Porém, devido a todo o processo burocrático e adversidade que não tenho conhecimento, acho que o projeto ficará apenas guardado na biblioteca da universidade, servindo simplesmente como uma “prova” para minha aprovação.

Hoje, em meu local de trabalho mostrei as duas aplicações atuando em conjunto, e pela ‘décima’ vez escutei a mesma coisa - só que desta vez de diversos profissionais de TI - “menino, por que você não vende este sistema?”. Isto tem me balançado cada vez mais, e por isto estou pensando seriamente em correr atrás de planos de incentivo do governo para aperfeiçoamente e utilização prática do mesmo, ou até, se possível, vendê-lo para que o governo comece a utilizá-lo.

Eu gostaria que vocês, meus caros colegas de profissão, me indicassem caso saibam, de planos do governo para desenvolvimento de software, licitações para venda, incentivo, ou auxílio no combate á dengue. Tenho apenas tentado me manter informado, e talvez correr atrás, pois é péssima a sensação de que você investiu um longo tempo de sua vida apenas para ganhar aprendizado e entregar um projeto para ser aprovado em algo que você seria aprovado do mesmo jeito se tivesse dedicado bem menos.

No aguardo pelas suas sugestões…

Muita calma nessa hora. Certifique-se de que a propriedade intelectual do software é sua, e não da universidade. Pelo menos na UNESP, a propriedade intelectual dos TCC’s é da Universidade, e não do aluno que desenvolveu.

Pois é, eu tenho que olhar isso mesmo. Espero que não seja, mas de qualquer forma, antes de correr atrás, seria bom dar prosseguimento na implantação do sistema. Adjudaria muito no combate a Dengue, além disso, seria necessário um suporte e quem sabe até aperfeiçoamento e manutenção do sistema. Então, de qualquer maneira eu ajudaria muito, além do mais, diminuiria a frustração ao colher os frutos do meu tempo investido.