Olá amigos,
recentemente desenvolvi em meu TCC duas ferramentas para auxílio ao combate a dengue. São dois sistemas que trabalham de forma integrada, uma aplicação desenvolvida em Java cuja função é atuar como servidor, utilizada geralmente pelo gerente regional da vigilância sanitária ou Funasa, e outra aplicação cliente desenvolvida em Android, utilizada pelo agente de campo na pesquisa e tratamento em imóveis. Além das tarefas comuns dos agentes, o sistema também gera relatórios, boletins e resumos diversos que auxiliam o combate a dengue.
Em minha opinião, o conjunto de aplicações ficaram excelentes, pois contei com a ajuda de um agente regional da FUNASA além do professor orientador, que auxiliaram no levantamento de requisitos, validações, metodologia de trabalho, avaliações e críticas construtivas. O projeto foi grande para apenas uma pessoa implementar, tanto que trabalhei em tempo integral para conclui-lo, cheguei inclusive a abandonar o meu trabalho como freelancer neste momento, já que eu cursava uma universidade federal e morava com a minha mãe.
A minha mentalidade era de simplesmente ajudar a Funasa no combate a dengue, cogitei que o sistema seria utilizado pelo gerente regional que me auxiliou, pois isto foi solicitado constantemente pelo mesmo. Porém, devido a todo o processo burocrático e adversidade que não tenho conhecimento, acho que o projeto ficará apenas guardado na biblioteca da universidade, servindo simplesmente como uma “prova” para minha aprovação.
Hoje, em meu local de trabalho mostrei as duas aplicações atuando em conjunto, e pela ‘décima’ vez escutei a mesma coisa - só que desta vez de diversos profissionais de TI - “menino, por que você não vende este sistema?”. Isto tem me balançado cada vez mais, e por isto estou pensando seriamente em correr atrás de planos de incentivo do governo para aperfeiçoamente e utilização prática do mesmo, ou até, se possível, vendê-lo para que o governo comece a utilizá-lo.
Eu gostaria que vocês, meus caros colegas de profissão, me indicassem caso saibam, de planos do governo para desenvolvimento de software, licitações para venda, incentivo, ou auxílio no combate á dengue. Tenho apenas tentado me manter informado, e talvez correr atrás, pois é péssima a sensação de que você investiu um longo tempo de sua vida apenas para ganhar aprendizado e entregar um projeto para ser aprovado em algo que você seria aprovado do mesmo jeito se tivesse dedicado bem menos.
No aguardo pelas suas sugestões…