Gostaria de saber se há uma maneira de criar um layout em XML de forma a se adaptar em um número alto de telas. Algum layout que use porcentagem e não pixels ou posição relativa a outo palette. Desde já agradecido.
A criação de layouts no Android exige um pouco de estudo e dedicação, pois se implementado de forma correta vc consegue deixar um mesmo layout identico para diversos tipos de tamanho de telas diferentes.
Tem bastante conteúdo sobre isso na web
sugiro esse artigo do DevMedia para entender melhor algumas tecnicas que podem ser aplicadas
Cara, se vc usar dimensions para os valores dentro do layout, vc consegue fazer ele se adaptar a diversos tipos de tela usando apenas um arquivo de layout.
Por exemplo:
<TextView
android:layout_width="match_parent"
android:layout_height="wrap_content"
android:textSize="@dimens/texto_exemplo"/>
values > dimens.xml
<dimen name="texto_exemplo">20sp</dimen>
values-large > dimens.xml
<dimen name="texto_exemplo">32sp</dimen>
Se vc cliar varios xml “dimens” para cada tipo e tamanho de tela e colocar os valores lá, o android automaticamente pega o valor correta para aquela tela e usa.
Ou você pode simplesmente criar o mesmo layout para varios tipos de tela e alterar os valores de cada item dentro do proprio layout
É trabalhoso? É, mas fazer layout bom e utilizavel em qlqr aparelho nunca foi trabalho rápido =)
Vlw, era bem isso que eu precisava. Um tipo de unidade de medida relativa ao tamanho da tela e não as suas posições nela.
Eu nem me expressei direito pra resolver e você conseguiu ajudar. Vlw mesmo.