Existe banco de dados portable?

Olá pessoal
Faz algum tempo que eu já trabalho com Java + MySQL/PostgreSQL/ORACLE. Nunca fiz um projeto destinado a empresas ou clientes, todos que já fiz foram para aprimorar meu Java. Um dia desses, um amigo meu veio me perguntar:

Amigo: [quote]Alex, você utiliza banco de dados em seus programas né?[/quote]
Eu: [quote]Sim, quase todos.[/quote]
Amigo: [quote]Mas se eu precisar criar, por exemplo, um programa de controle de estoque que vai rodar em uma máquina bem ?idosa?, como eu farei para instalar o PostgreSQL (bem pesado para a maquina citada) sem que a máquina fique aquela tartaruga?[/quote]
Amigo: [quote]Ou melhor, seu eu criar um programa e disponibilizar para usuários comuns, como vou convencê-los a instalar o PostgreSQL?[/quote]
Fiquei sem falar nada.
Dediquei boa parte do meu tempo aprimorando meus conhecimentos em BD, mas nunca pensei que quase ninguém vai querer instalar um desses em seu PC para que meu software funcione.

Agora eu lhes pergunto:
Existe algum banco de dados que possa ser carregado junto com meu programa e que não necessite ser instalado para usá-lo?
Por exemplo, o Access. Seria um exemplo de banco de dados (mesmo que bem limitado) perfeito. Apenas 1 arquivo, não precisa ser instalado, pode ser levado para onde quiser. O problema é que na verdade, precisa do Microsoft Office Access, então já não funcionaria.
(se eu estiver errado, me corrijam)

Fiquei bem intrigado com isso, e agora estou buscando saber mais. Se alguém puder me dar uma luz, vai ser ótimo.

Obrigado!

Tem o derby, o hsqldb, acho que o mysql tem uma versao que possa embutir na aplicacao

http://www.sqlite.org/

Opções não falta