Pensei que faltasse no mercado bons livros sobre Java, porém acabo de fazer algumas buscas e - para minha total surpresa! - existem bem poucos livros disponíveis - bons ou não… - sobre C#! :shock:
Existe mercado para “escritor técnico” neste país? Existe demanda por bons livros de programação?
Uma coisa está ligada a outra. A demanda por livros em português é beeem menor do que a de livros em inglês.
Por conseqüência, teremos a tradução apenas de livros mais famosos e pouca autoria.
Livros em inglês são comprados por pessoas do mundo todo.
P
pcassiano
“beeem menor” em quanto? Seria este mercado tão pequeno assim, inviável para se investir?
ViniGodoy
É o que falei, é comparar uma demanda mundial com uma local.
E, se não estão investindo, provavelmente é sim.
Mas existe investimento, principalmente nos livros mais famosos. Você acha alguns livros traduzidos: Padrões de Projeto, Refatoração, Java Efetivo, …
P
pcassiano
Todo mundo sabe que as traduções de livros técnicos são paupérrimas. E todo mundo sabe que, mesmo com alguns livros traduzidos, não existe(m) trabalho(s) capaz(es) de “cobrir” tudo.
Assim, o que realmente falta: editoras com c*lhão pra fazer um bom trabalho - ainda que ganhando “pouco” por isso… - ou autores nacionais com coragem para “sair do basicão” e inovar?
Será que nós, lusófonos, teremos de “nos contentar” com material defasado e de baixa qualidade, sempre?
s4nchez
Nao. Basta aprender ingles e aproveitar tudo que ha de mais novo por ai…
E no Brasil pode ate existir demanda para livros em portugues, porem enquanto livro for tao caro e o consumidor tao acostumado a piratear, dificilmente bons autores poderao fazer a vida publicando em territorio nacional.
D
Daniel_MV
Primeiramente para escrever um livro nessa área, acima de tudo vc tem que ter em mente fazer um trabalho voltado para educacao e nao dinheiro, que claro, podera surgir como consequencia.
Visando esse trabalho educacional, sim, existe muita demanda para livros que podem ser adotados em faculdades e cursos.
Livros que possam ajudar um iniciante, e nao aqueles livros que so exibem codigo em console.
Sao necessarios livros que criem uma aplicacao do inicio ao fim, assim como eh feito no mercado, que cubram testes, que ensinem a instalar os frameworks.
ViniGodoy
Não é questão de ter ou não c*lhões… mas de dar ou não lucro. Se não existe demanda, não tem porque existir oferta.
Editoras são empresas como quaisquer outras e não vivem de caridade. Nenhum empresário irá arriscar ter prejuízo.
Esse fenômeno não ocorre só no Brasil. Se você procurar livros em alemão, vai ver que só os títulos mais famosos são traduzidos também.
Também sou a favor de que se aprenda inglês. Você terá documentação atualizada, pois é o idioma em que todo mundo se preocupa em gerar material.
Não só de livros. Sites, documentações onlines, fóruns.
Não é questão de ser ou não ser fã da língua inglesa ou desmerecer a portuguesa.
Mas é que num mundo cada vez mais globalizado, é necessário aprender a falar a lingua “padrão”. E essa lingua hoje é o inglês. Idioma obrigatório para qualquer um na área de informática.
P
pcassiano
Eu falo inglês. Posso aproveitar tudo o que há de mais novo por aí. Todavia, estou pensando na demanda de mercado composta por gente que não fala a língua do tio Sam.
ViniGodoy
Livros assim também já existem.
Java - Como Programar
Use a Cabeça Java
C++ Completo e Total.
Também existem diversos livros de estruturas de dados, bancos de dados e outras matérias traduzidas.
Como falei, se tem demanda, tem livro.
ViniGodoy
Se você acredita tanto nesse mercado, por que não começa a escrever você mesmo um livro? Já vi editoras como a Champagnat procurando por autores.
P
pcassiano
Já pensei nisso algumas vezes. Até já esbocei alguns livros. Só fiquei deprimido quando soube que escritor é que nem garçon: só fica com 10%…
Sinto que existe demanda. Estou falando de sensação. Mas, posso estar errado… Por isso o debate aqui.