Existe livro bom que ensina conexao Java com banco de dados?

Olá pessoal, tudo bem? Eu faço iniciação científica na faculdade (estou no segundo ano) e estou aprendendo Java agora e preciso aprender a usar Java com banco de dados para criar uma página que gere uns templates dinâmicos em uma outra página que é a principal. Gostaria de saber se existe algum livro bom que ensine bem mexer com banco de dados e java. Existe algum?? Muito obrigado!!

Banco de dados e Java são independentes. Fazer a conexão é moleza, uma classe. Você quer aprender a conexão ou cada um deles?

Hmm… o tem o do Sérgio Fugeri da Editora Érica, mas é bem básico. Procure por JDBC, vai encontrar bastante material aqui no Fórum.

Para que tenha idéia do que terá pela frente, veja o exemplo de código abaixo de um programinha que eu fiz que cadastra uma String qualquer no Banco. É claro que vc precisa saber um pouco de SQL, recomendo Oracle para aprender. Você encontra bons tutoriais na internet e aprende o básico em pouco tempo(SELECT * FROM TABELA WHERE CONDICAO, I
NSERT INTO TABELA(CAMPO,CAMPO) VALUES(VALOR,VALOR)
DELETE… por aí vai):

import java.sql.*;

class BancoDeDados
{
 public static void Cadastra(String Usuario,String Frase,String Senha)
 {
  String url = "jdbc:odbc:BD";
  try{
  Class.forName("sun.jdbc.odbc.JdbcOdbcDriver");
  Connection MinhaConexao = DriverManager.getConnection(url,"anyname","anypswd");
/* ******************** AQUI VAI OS COMANDOS **************** */
Statement MeuState =MinhaConexao.createStatement();
//ResultSet rs1 = MeuState.executeQuery("SELECT * FROM Propriedade");
//ResultSet rs2 = MeuState.executeQuery("UPDATE Propriedade SET ip= WHERE cod_cli=2 ");
String SQL = "UPDATE Propriedade SET ip='"+ IP +"'  WHERE usuario= '"+ Usuario+  "'";
int r = MeuState.executeUpdate(SQL);
/* System.out.println("REGISTROS : ");
while(rs.next()){
String id_propriedade = rs.getString("id_propriedade");
String cod_cli = rs.getString("cod_cli");
String ip = rs.getString("ip");
System.out.println(id_propriedade + "  " +cod_cli + "  " + ip);
}*/

  System.out.println("Conexao Realizada com sucesso");
  MinhaConexao.close();
  }catch(ClassNotFoundException ex)
  {
  System.out.println("Driver JDBC-ODBC não encontrado!");
  }
  catch(SQLException ex)
  {
  System.out.println("Problemas na conexao com fonte de dados");
  }
  }}

Não se limite a isso, se dedique bastante a sua iniciação científica e boa sorte :wink:

http://java.sun.com/javase/technologies/database/

Valew pessoal, estou estudando pelos tutoriais que ces me passaram e pelos exemplos :D. Muito obrigado!!