Existe o "Caminho das Pedras" para Carreira em Desenvolvedor JAVA?

Caros, saudações

Sou novo na comunidade e ja adianto que estou facinado pelo empenho de todos em ajudar os amigos com suas opiniões e trocas de experiencia. Sem dúvida acabo de me tornar um fã do GUJ e espero cooperar com o q puder!.

Sou Estudante de Tecnologia, moro em Bauru/SP, estudo na FATEC no curso de Banco de Dados, um curso novo, mas muito bacana, no meu ponto de vista.
Por certo que estou no 2º semestre de curso, quero estacionar minha carreira de Tecnico em Artes Gráficas e inciar uma carreira dentro da área de TI. Tenho 26 anos, casado e 2 filhos, sei que vai ser dificil troca de emprego, estagios etc, mas é algo que eu preciso mudar na minha vida, pois quero ter uma condição de vida melhor, para mim e minha família.

Me interessei por JAVA, gostei muito da linguagem, sintaxe, e tudo mais, comprei livros (DEITEL E USE A CABEÇA) e tenho em mente até conseguir certificações e tudo mais.

Gostaria de saber um pouco mais sobre “O QUE DEVO FAZER” para dar bons passos até conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho, como progredir minha carreira, etc.

abraços e desde ja, grato pela atenção de todos!

rbarbosa, seja bem vindo ao GUJ!

Respondendo a sua pergunta, na minha opinião você tem que estudar MUITO², a Java é uma ótima linguagem de programação, tem muito mercado atualmente, porém o mercado exige profissionais que possuam um alto grau de conhecimento. Para estágios o necessário é que você esteja matriculado em algum curso de tecnologia, de resto você estará estudando.

Se dedique, compre livros (como você já o fez), leia apostilas da CAELUM e quantas outras achar necessária. Enfim, busque aprimorar o seu conhecimento na linguagem cada vez mais, se houver dúvidas, nós do fórum estaremos aqui para ajudar, eu também estou estudando Java e realmente fiquei fascinado por essa comunidade.