Existe o "Caminho das Pedras" para Carreira em Desenvolvedor JAVA?

Caros, saudações

Sou novo na comunidade e ja adianto que estou facinado pelo empenho de todos em ajudar os amigos com suas opiniões e trocas de experiencia. Sem dúvida acabo de me tornar um fã do GUJ e espero cooperar com o q puder!.

Sou Estudante de Tecnologia, moro em Bauru/SP, estudo na FATEC no curso de Banco de Dados, um curso novo, mas muito bacana, no meu ponto de vista.
Por certo que estou no 2º semestre de curso, quero estacionar minha carreira de Tecnico em Artes Gráficas e inciar uma carreira dentro da área de TI. Tenho 26 anos, casado e 2 filhos, sei que vai ser dificil troca de emprego, estagios etc, mas é algo que eu preciso mudar na minha vida, pois quero ter uma condição de vida melhor, para mim e minha família.

Me interessei por JAVA, gostei muito da linguagem, sintaxe, e tudo mais, comprei livros (DEITEL E USE A CABEÇA) e tenho em mente até conseguir certificações e tudo mais.

Gostaria de saber um pouco mais sobre “O QUE DEVO FAZER” para dar bons passos até conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho, como progredir minha carreira, etc.

abraços e desde ja, grato pela atenção de todos!

rbarbosa, seja bem vindo ao GUJ!

Respondendo a sua pergunta, na minha opinião você tem que estudar MUITO², a Java é uma ótima linguagem de programação, tem muito mercado atualmente, porém o mercado exige profissionais que possuam um alto grau de conhecimento. Para estágios o necessário é que você esteja matriculado em algum curso de tecnologia, de resto você estará estudando.

Se dedique, compre livros (como você já o fez), leia apostilas da CAELUM e quantas outras achar necessária. Enfim, busque aprimorar o seu conhecimento na linguagem cada vez mais, se houver dúvidas, nós do fórum estaremos aqui para ajudar, eu também estou estudando Java e realmente fiquei fascinado por essa comunidade.

Se quiser, enquanto vai estudando, pague um curso de java, na CAELUM ou na GLOBALCODE que são as instituições de ensino mais comentadas aqui no fórum, claro que isso não lhe impedirá de buscar outras escolas, como eu mesmo fiz, e faço o curso na SERSOFT.

Bom, acredito que seja isso, qualquer dúvida estaremos aqui para lhe ajudar! ;D

Esforço e dedicação. :wink:

Seja bem vindo à tecnologia java.

Li a sua descrição e vejo que você já tem familia, responsabilidade,
muitos gastos.

Serei sincero com você, já que está começando, no seu caso eu pensaria
em aprender e trabalhar primeiro com .Net(C#, Asp.net),
pela simples razão que a curva de aprendizado em java é alta demais e se
requer muito tempo e esforço para se tornar produtivo nessa plataforma,

enquanto que .net é mais facil e tem menos dor de cabeça e tem muita
vaga boa, fora que o tempo para se aprender tal framework é muito mais rapido
do que em java.

Eu falo isso porque no seu caso você começaria de baixo, ganhando pouco,
e iria demorar pelo menos mais de 2 a 3 anos para se realmente se tornar
produtivo e ganhar um salário melhor, e como você tem familia, talvez esse
tempo fosse um pouco complicado para você, pois o salário talvez não fosse alto
pela simples razão de você estar começando.

Eu conheço muita gente boa que se tornou super produtivo em .net em 1 a 2 anos,
sendo que em java com certeza iria precisar de mais tempo e o salário é equiparado.

Boa sorte e espero não ter te desanimado, mas somente quis mostrar o que eu vejo
no mercado.

johnny quest

VAleu pelas opiniões até o momento.

Realmente para mim eh complicado, e uma decisão pesada, a questão de mudança de área, começar a programar, trabalhar com tecnologia, realmente é algo muito dificil, porém eu vejo as tendencias do mercado, creio que na minha área (Artes Graficas) o futuro está incerto, pois o mercado se afunila cada vez mais, os serviços ficam escassos e os salarios mais baixos com a desvalorização da categoria.

Faço Faculdade, curso de tecnologia, e estou realmente disposto a mudar de área e me tornar um profissional qualificado.
Muitos realmente dizem para mim que existem outras linguagens que me trariam resultados mais rapidos, pela curva de aprendizado, há algum tempo por exemplo q eu estudo PHP, e ja desenvolvo algumas aplicações para web, porém eu não gostaria de desenvolver apenas para web, e por ser uma linguagem mais “parruda” eu escolhi o java, não sei se derepente e devesse continuar com PHP ou C Sharp por exemplo, e levar os estudos de java “paralelo” com o de outra linguagem mais simples. Esses passos que encontro grande dificuldade para seguir.

Não cometa o erro mais comum da área de desenvolvimento de software: achar que o que o mais importante é o conhecimento na linguagem.

Java é uma linguagem de programação, porém sem o conhecimento dos conceitos de computação você não sevirá pra muita coisa, nem por muito tempo também.

Java é como se fosse inglês: é uma linguagem que você vai ter que aprender para se comunicar com outras pessoas(no caso do Java com a JVM), mas que fará só isso. O conteúdo que você vai comunicar depende de você saber ele ou não.

Estude Java, mas estude também orientação a objetos e algoritmos, assim como outras áreas importantes que você descobrirá ao longo do caminho

Sim claro!
Alem da linguagem em si, eu estudo logica de programação, polimorfismo, algoritmos, etc…afinal são as bases que temos na faculdade, e creio que é o que levamos para a vida toda na carreira profissional né!

[quote]Seja bem vindo à tecnologia java.

Li a sua descrição e vejo que você já tem familia, responsabilidade,
muitos gastos.

Serei sincero com você, já que está começando, no seu caso eu pensaria
em aprender e trabalhar primeiro com .Net(C#, Asp.net),
pela simples razão que a curva de aprendizado em java é alta demais e se
requer muito tempo e esforço para se tornar produtivo nessa plataforma,

enquanto que .net é mais facil e tem menos dor de cabeça e tem muita
vaga boa, fora que o tempo para se aprender tal framework é muito mais rapido
do que em java.

Eu falo isso porque no seu caso você começaria de baixo, ganhando pouco,
e iria demorar pelo menos mais de 2 a 3 anos para se realmente se tornar
produtivo e ganhar um salário melhor, e como você tem familia, talvez esse
tempo fosse um pouco complicado para você, pois o salário talvez não fosse alto
pela simples razão de você estar começando.

Eu conheço muita gente boa que se tornou super produtivo em .net em 1 a 2 anos,
sendo que em java com certeza iria precisar de mais tempo e o salário é equiparado.

Boa sorte e espero não ter te desanimado, mas somente quis mostrar o que eu vejo
no mercado. [/quote]

lol ?

Antes de começar se tiver GRANA faça um cursos na caelum ou globalcode. O que quero dizer é ou faça nas melhores ou aprenda sozinho.

(nota= faço faculdade, fiz técnico, tive treinamentos na empresa como estagiário onde podia pegar tudo e jogar fora sem dó, por que além de não ensinar muitos ensinam errado.)
Tem muito curso de java em escola pequenas e faculdade, cursos técnicos onde os professores são mto ruims ou seja erram de outra linguagem aprenderão o basico de java e dão aquele curso nas coxas.

Isso seria fácil de eliminar exigindo no mínimo scjp de um professor para assegurar que ele sabe o básico pelo menos, porém infelizmente isto não ocorre

Receita de bolo de um autodidata.

(nota =eu comecei com .net e java ao mesmo tempo claro que a primeira vista fui atraido pelo .net(aparente facilidade)mais no final deu em java)
Cara não comece com o pé esquerdo aprendendo .net
De 10 caras bons que conheço 8 começarão com .net e depois percebem que vão acabar no java

(nota = eu comecei pelo deitel e quase desisti de java OMG)
JAVA é fácil, primeira coisa a se fazer é não ler mais o “deitel java como programar” e comprar o “use a cabeça java” outra opção é a apostila da caelum.
do use a cabeça leia do capitulo 0 ao 11(base) depois o 14(serialização) o 15(a parte de threads) e o 16(estrutura de dados) se não me engano isso deve demorar 2 meses e vai te dar a base toda da linguagem .

(nota = tbm perdi tempo no bloco de notas ninguém usa ele para trabalhar de verdade)
[color=red]
use o eclipse ou netbeans não perca tempo usando notepad.[/color]

(nota = li ele e me ajudou muito a evoluir.)
[color=darkblue]Opcional porém recomendável ler o use a cabeça design patterns pois vai ajudar bastante a entender o livro da scjp e fazer melhores códigos…[/color]

(nota = livro realmente que todos deviam ler e da a SCJP pra vc)
[color=green]Depois compre o guia da kathy sierra para certificação SCJP e leia ele, pelo menos uma vez de leve … mesmo que não va tirar a certificação só para aprender algumas coisas importantes.[/color]

Estude um pouco de JDBC e ORM(mapeamento objeto relacional) faça algum aplicativo desktop divertido.

(nota = livro muito legal de ler e que te leva a SCWCD)
isso ja te da uma base fortíssima, se for trabalhar com web que é o mais normal… leia o use a cabeça jsp e servlets principalmente ate o capitulo 5 que é toda a base de programação web.

dai para frente você escolhe um framework de persistência(Hibernate ou estuda a spec JPA)e um MVC(JSF,structs,Vraptor), e pode se divertir.

isto tudo se vc tiver com vontade mesmo em 1 ou 1,5 anos estudando bastante voce consegue pegar é so ter vontade e pode ter certeza depois que passar por isto vai achar qualquer outra coisa que quiser possível e fácil, como .net,ruby, php etc…

[color=red]Todos livros citados,tem em pdf pela net e em portugues, assim os simulados para as provas voce pode estudar tudo isto sem gastar nada se não tiver condições, mais claro compre se tiver condições é melhor ter o impresso e remunerar os autores.[/color]

Ultima dica, crie um blog e va postando tudo que descobrir e achar de legal nele…
Crie exemplos e divulgue o conhecimento pois desta forma você aprende duas vezes.

Participe do Guj sempre vai ter alguém para te ajudar por aqui quando tiver alguma dificuldade, e isso é difícil de ter em qualquer outra linguagem. A força da comunidade java.

desculpe a pressa e ma organização na escrita, é que to sem tempo.

T+

Diabo loiro, o tópico não é meu mais a carapuça serviu hehe…

cara sua resposta foi execelente, consegui enxergar uma barrinha de evolução…hehe

eu também to iniciando na linguagem, porém estudando sempre qualquer coisa meio disperso…sem saber um caminho…

estava procurando um estágio pra aprender, pq dizem “nada melhor que a prática”, mais to começando a mudar de idéia…e focar no forte aprendizado novamente

Estudei a FJ-11 e comecei na FJ-21 e CS-14, mais eu sinto que eu ainda to no básico,

teve alguma coisa que vc aprendeu que você concluiu “era isso que faltava” ?

tipo… pensei em ir pegando as classes basicas do java e fazer testes com todos os métodos, mais acho que isso não resolve…

eu também não tenho como fazer curso de java, moro em campinas, trabalho, faço faculdade e escola da familia

não quero ser um code monkey. :frowning:

muito bom o texto…

A noite vou fazer um post sobre isto com calma no meu blog, vou tentar deixar bem completo ai dai ponho o link aqui

Acho q ja tive diretrizes também com relação aos estudos!!!..Eu ja tenho o USE A CABEÇA, na vdd tenho quase todos…kkk… e a maioria em ingles…vou continuar com ele então e ja me preparar para pegar os proximos.
Sei que os passos tem q ser dados um de cada vez, e tambem estou ciente que não preciso de “correria”, preciso acompanhar a minha evolução…afinal tenho outras 3k materias para estudar…kkk…Mas vou focar em JAVA e assim espero chegar onde quero.
A evolução do aprendizado, realmente eh mais rapida e com melhores resultados vc usando um IDE do que o Notepad?..qual a melhor ferramenta?..eu ando usando a orientação do USE A CABEÇA e estou no notepad e compilando no PROMPT…rs…devo parar e começar a explorar masi NETBEANS e ECLIPSE?

Cara realmente estudar é tudo, principalmente certificação

Isso cara vai pelo use a cabeça e baixa o netbeans ou o eclipse… pois as vezes você perde tempo com algo tosco…

ai a Ide te ajuda a presta atenção no que o livro esta ensinando por exemplo “exceptions” sem perder tempo com coisas bobas.

E pule os capítulos sobre swing do use a cabeça…, siga aqueles capítulos que falei que são os mais uteis, não que os outros não prestem mais foca em aprender a linguagem mais pra frente por exemplo quando você tiver o SCJP e já tiver estudado o design pattern Observer, você vai ver por exemplo que o swing fica bem fácil.

Cara, você começou pelo notepad assim como eu e realmente eu deveria ter começado utilizando uma IDE, pelo simples motivo de praticidade. As vezes nós perdemos 30 minutos procurando um ponto-e-vírgula que esquecemos, se você utilizar uma IDE como o Eclipse ele te informará onde há erros, então acho que você deve partir para uma IDE. Estude… estude muito!!

exatamente este motivo perdi muito tempo, e as vezes desistia de estudar de raiva.

Eu sinto essa dificuldade…poxa…faço os exercicios no notepad, demora muito pra ficar dando os comandos no prompt para compilar…a IDE te passa um resultado BEM MAIS RAPIDO…acho q usar o notepad nao vai me fazer um programador melhor!..para a área industrial, o q vale sao os resultados, e sei que o melhor uso das ferramentas ajudam na busca pelos objetivos do projeto!..

Poxa…realmente estou me sentindo mais orientado, eu estava BEM PERDIDO com relação “por onde andar”…

Vou ver JAVA na faculdade, mas sei q vai ser super superficial, entao ser autodidata pra mim vai ser muito importante e vai exigir muito empenho, mas estou com força de vontade para chegar lá!..tenho 2 anos e meio para terminar minha faculdade, quero nesse tempo estudar java e tentar a certificação, para que eu possa entrar no mercado de TI pelo menos com conhecimento, ja que experiencia eu não tenho, na área!

Cara, acho que o pessoal já falou tudo aí…
O Diabo Loiro já deu o caminho… de resto, é com vc mesmo…

Muito empenho e dedicação te levarão longe!
:wink:

Bom… eu já fiz o caminho inverso… comecei pesado com uma IDE…

Quando precisei fazer algo na marra, foi quando me bati, numa entrevista de emprego… Saí de lá e fui aprender os fundamentos, Notepad pesado + Javac… Não me arrependo nem um pouco, são alguns dias apenas e trazem lições valiosas… Não precisa fazer tudo por lá, nem virar o Guru do JavaC, mas é bem bacana entender como o JavaC te ajuda nos Problemas…

Cara, se já fazes alguma coisa em PHP, porque essa afobação toda pra ir pro Java ??? Te aconselho a estudar o Zend Framework do PHP… Muito Produtivo… Em paralelo à ele, estuda pra OCJP como a galera falou, use o Use a Cabeça e o Guia de Certificação da Katty…

Quando estiver fera em no básico da linguagem, aí sim, começa a pensar em Java Profissionalmente… Enquanto isso procura apurar tua lógica de Programação e aprende o PHP OO usando o Zend Framework… Muito fera…

Abs []

Eu também acredito que criar alguns códigos utilizando o Notepad não faz mal a ninguém, mas isso com relação ao mercado não é nada produtivo, você realmente perde muito, mas muito tempo procurando as vezes uma chave que você esqueceu de fechar.

Enfim, como você mesmo disse, você já faz algumas coisas usando PHP você tem duas opções, aprender o básico da linguagem (básico mesmo) utilizando o Javac ou começar a aprender utilizando uma IDE como o Eclipse ou o NetBeans.

A decisão é sua, mas independente de qual opção você escolher, estude muito! :smiley:

rbarbosa
Creio que estamos bem perto :p, sou de pederneiras conhece? (huhu) e estudo na FATEC/JAU no curso de gestão em tecnologia da informação(curso noturno) e a tarde na ETEC/JAU informatica
Iniciei java faz 1 mês e estou completando agora o livro use a cabeça java , tenho como meta começar a ler o livro jf-11 Caelum e posteriormente o livro de certificação scjp6.
Tenho 18 anos e comecei no mundo da programação com um curso de delphi aos 15 anos (um pouco cedo) e pretendo ingressar no mundo java agora ;P.
Estou tendo um pouco de dificuldades . mas logo logo creio que isso sera passado^^.
Assim como você sou novo no forum , e espero que possamos nos ajudar .