[quote]Seja bem vindo à tecnologia java.
Li a sua descrição e vejo que você já tem familia, responsabilidade,
muitos gastos.
Serei sincero com você, já que está começando, no seu caso eu pensaria
em aprender e trabalhar primeiro com .Net(C#, Asp.net),
pela simples razão que a curva de aprendizado em java é alta demais e se
requer muito tempo e esforço para se tornar produtivo nessa plataforma,
enquanto que .net é mais facil e tem menos dor de cabeça e tem muita
vaga boa, fora que o tempo para se aprender tal framework é muito mais rapido
do que em java.
Eu falo isso porque no seu caso você começaria de baixo, ganhando pouco,
e iria demorar pelo menos mais de 2 a 3 anos para se realmente se tornar
produtivo e ganhar um salário melhor, e como você tem familia, talvez esse
tempo fosse um pouco complicado para você, pois o salário talvez não fosse alto
pela simples razão de você estar começando.
Eu conheço muita gente boa que se tornou super produtivo em .net em 1 a 2 anos,
sendo que em java com certeza iria precisar de mais tempo e o salário é equiparado.
Boa sorte e espero não ter te desanimado, mas somente quis mostrar o que eu vejo
no mercado. [/quote]
lol ?
Antes de começar se tiver GRANA faça um cursos na caelum ou globalcode. O que quero dizer é ou faça nas melhores ou aprenda sozinho.
(nota= faço faculdade, fiz técnico, tive treinamentos na empresa como estagiário onde podia pegar tudo e jogar fora sem dó, por que além de não ensinar muitos ensinam errado.)
Tem muito curso de java em escola pequenas e faculdade, cursos técnicos onde os professores são mto ruims ou seja erram de outra linguagem aprenderão o basico de java e dão aquele curso nas coxas.
Isso seria fácil de eliminar exigindo no mínimo scjp de um professor para assegurar que ele sabe o básico pelo menos, porém infelizmente isto não ocorre
Receita de bolo de um autodidata.
(nota =eu comecei com .net e java ao mesmo tempo claro que a primeira vista fui atraido pelo .net(aparente facilidade)mais no final deu em java)
Cara não comece com o pé esquerdo aprendendo .net
De 10 caras bons que conheço 8 começarão com .net e depois percebem que vão acabar no java
(nota = eu comecei pelo deitel e quase desisti de java OMG)
JAVA é fácil, primeira coisa a se fazer é não ler mais o “deitel java como programar” e comprar o “use a cabeça java” outra opção é a apostila da caelum.
do use a cabeça leia do capitulo 0 ao 11(base) depois o 14(serialização) o 15(a parte de threads) e o 16(estrutura de dados) se não me engano isso deve demorar 2 meses e vai te dar a base toda da linguagem .
(nota = tbm perdi tempo no bloco de notas ninguém usa ele para trabalhar de verdade)
[color=red]
use o eclipse ou netbeans não perca tempo usando notepad.[/color]
(nota = li ele e me ajudou muito a evoluir.)
[color=darkblue]Opcional porém recomendável ler o use a cabeça design patterns pois vai ajudar bastante a entender o livro da scjp e fazer melhores códigos…[/color]
(nota = livro realmente que todos deviam ler e da a SCJP pra vc)
[color=green]Depois compre o guia da kathy sierra para certificação SCJP e leia ele, pelo menos uma vez de leve … mesmo que não va tirar a certificação só para aprender algumas coisas importantes.[/color]
Estude um pouco de JDBC e ORM(mapeamento objeto relacional) faça algum aplicativo desktop divertido.
(nota = livro muito legal de ler e que te leva a SCWCD)
isso ja te da uma base fortíssima, se for trabalhar com web que é o mais normal… leia o use a cabeça jsp e servlets principalmente ate o capitulo 5 que é toda a base de programação web.
dai para frente você escolhe um framework de persistência(Hibernate ou estuda a spec JPA)e um MVC(JSF,structs,Vraptor), e pode se divertir.
isto tudo se vc tiver com vontade mesmo em 1 ou 1,5 anos estudando bastante voce consegue pegar é so ter vontade e pode ter certeza depois que passar por isto vai achar qualquer outra coisa que quiser possível e fácil, como .net,ruby, php etc…
[color=red]Todos livros citados,tem em pdf pela net e em portugues, assim os simulados para as provas voce pode estudar tudo isto sem gastar nada se não tiver condições, mais claro compre se tiver condições é melhor ter o impresso e remunerar os autores.[/color]
Ultima dica, crie um blog e va postando tudo que descobrir e achar de legal nele…
Crie exemplos e divulgue o conhecimento pois desta forma você aprende duas vezes.
Participe do Guj sempre vai ter alguém para te ajudar por aqui quando tiver alguma dificuldade, e isso é difícil de ter em qualquer outra linguagem. A força da comunidade java.
desculpe a pressa e ma organização na escrita, é que to sem tempo.
T+