Existe posibilidade de estagio java sem curso tecnico

12 respostas
diego.anfiloquio

Ola…inicie meus estudos em java a pouco tempo,estou lendo o livro use a cabeça java,
gostaria de saber se, sem curso tecnico, e minha faculdade de sistema de informaçao so começa ano que vem; se tem como eu conseguir um estagio na area, e se posivel: de alguem dar algumas dicas
obrigado…moro em criciuma Santa catarina

12 Respostas

T

Isso tecnicamente não se chamaria “estágio”, porque ele pressupõe que você seja aluno de alguma escola (curso técnico ou faculdade) relacionada com a área, e que a empresa tenha uma relação com essa escola (normalmente através de um intermediário que lida co as papeladas e apresenta as empresas às escolas. Aqui em São Paulo, por exemplo, o CIEE é um desses intermediários).

Mas provavelmente alguém aí em Criciúma pode lhe dar algum emprego (mesmo que seja informal) relacionado com Java; interessados é o que não falta (principalmente quem queira pagar pouco e exigir muito).

maior_abandonado

hum…

depende de como q ta o mercado em TI por ai… de desenvolvimento pra ser mais especifico…

aki em sp tem as penca… de estagiario geralmente pedem um teste de logica…

a questão é que alem de vc ter que ir bem no teste de logica pedem pra conhecimento na linguagem…conhecimento em sql…mto possivelmente…

mais pelo menos por aki tem bastante estagio sim… eu mesmo consegui um estagio aonde eu to aprendendo a programa… e inclusive to aqui pq ficando a bisbilhotar esse forum aprendi algumas coisas, perguntei outras e sempre fui respondido.

mais voltando ao assunto do topico…tem vaga sim, a questão é aonde, se tem vaga por ai por perto…ai eu não faço a minima ideia…

só editando…

isso é o q não falta tb…hehehe

temvaga exigindo um kra que programe pra paga 500 reais de estagiario, as vezes 450, r ja vi salario de 1,400 tb pra estagiario sem muitos conhecimentos de linguagem…

u como falei sou estagiario… posso te falar que estou muito contente, ganho um salario compativel com meu cargo, acima dos exemplos ai citados, estou aprendendo coisa pra caramba e sou bem tratado…

peczenyj

Estágio significa que vc está vinculado a uma instituição de ensino e tem um orgão no meio que viabiliza o programa de estágio (ou não, ai é estágio direto, mas não sei se isso existe ainda). É uma forma de contratação relativamente barata pois vc recebe bolsa-auxilio, vale transporte e refeição (as vezes mais alguma coisa como auxilio-inglês).

Ou seja, é apenas uma das formas que vc pode ser contratado. A outra seria via CLT, o que pode ser dificil dada a sua inexperiência mas, na boa, na hora da necessidade se dá um jeitinho.

Tem quem trabalhe sem vinculo por um tempo (o famoso contrato de bigode).

Se vc quer começar, procure as empresas da sua região :wink:

diego.anfiloquio

Muito obrigado pelas respostas…me animou mais ainda…poise no começo quero mesmo é experiencia nao estou precupado com o salario…muito obrigado pela atençao ajudou bastante e estou mais empolgado em aprender valeu pessoal

maior_abandonado

olha pra vc ter como exemplo, cabei de receber essa vaga no email da faculdade…

SUPERIOR / TECNOLOGICO- 02 VAGAS)
FUNÇÃO: DESENVOLVIMENTO EM JAVA, VISUAL BASIC, ADMINISTRAÇÃO DE REDES, BANCOS DE DADOS E SQL.
REQUISITOS: AMBOS OS SEXOS / A PARTIR 19 ANOS/ A PARTIR DO 2º ANO/ INFORMÁTICA
BOLSA AUXÍLIO: 600,00 + BENEFÍCIOS.
HORÁRIO: 2º ÁS 6º FEIRAS 08:00 ÁS 17:00.
RAMO DE ATIVIDADE: INFORMATICA.
LOCAL: PAULICEIA – SÃO BERNARDO DO CAMPO / SP.

olha o que que querem que o cara faça… programação e administração de redes, só como exemplo… considero que o salario ta compativel com o que um estagiario deve ganhar, os requisitos não… não para um estagiario.

maquiavelbona

Antigamente existia os “aprendizes de ofício”, que era para quem estaria para entrar no mercado de trabalho mas ainda não tinha nenhum ofício. Em geral, eram metalúrgicas, serralherias, sapatarias mas até empresas grandes com outros ramos de atividade, como a Pirelli e a Wolkswagen, pegavam para criar mão-de-obra. Não lembro de nenhuma empresa de tecnologia fazendo isso e nem lembro se esse incentivo ainda existe ( a não ser o programa Aprendiz Cidadão que nunca vi ninguém participar dele ) e se as empresas estariam dispostas a investir assim em alguém.

Até!

T

Aqui na empresa (uma consultoria de informática) não são aceitos tais aprendizes (seria necessário ter uma estrutura separada só para atender a eles, o que é difícil e não consegue ser justificado monetariamente, já que o pessoal se mata para conseguir um estágio).

O que o pessoal fez aqui foi criar uma fundação para dar aulas de Word, Windows, Excel e outras coisinhas que se pedem em qualquer emprego de escritório, e separou uma salinha para que alguns dos consultores possam dar essas aulinhas como voluntários.

diego.anfiloquio

E se eu tiver conhecimento atravez de livros…estou lendo o Use a Cabeça! java, e depois que acabar esse vou para o JSP e Servelts, estou aprendendo em casa e esperando abrir um curso no minha cidade…porem ja me voluntarie em algumas empresas para estagio voluntario sem remuneraçao a unica coisa que ganharia seria experiencia…e ja estou matriculado numa faculdade nao que ela seja muita coisa porem…eu estando vinculado a uma instituiçao de ensino posso arrumar um estagio, sei que nao é nada facil porem acho que é possivel pelo que alguns falaram espero conseguir

cris2

Diego,

Acredito sim, que existe a possibilidade de você conseguir um estágio Java em Criciúma sem um Curso Técnico.
Apesar de um curso técnico, somar pontos no seu currículo, o que vai determinar na maioria das vezes se você vai conseguir ou não é o seu perfil. :smiley:

Se candidatar para estágio voluntário é uma boa, já que em Criciúma, Java ainda não tem muito espaço nas empresas. Apesar de você não receber nenhum retorno financeiro, com certeza contará como experiência e quem sabe uma contratação da empresa onde você está, se sua evolução for boa, durante o estágio claro, isso vai acontecer mais rápido.
Como você já se candidatou para fazer um estágio voluntário, agora é insistir com as empresas e quem sabe conseguir algum contato dentro delas, para ver se as coisas ficam mais fáceis! :wink:

Depois que você fizer sua matrícula na Universidade faça um cadastro junto ao CIEE, eles sempre tem as vagas que abrem em Criciúma referentes a desenvolvimento Java, pois estas realmente não são muito divulgadas.

As Universidades também disponibilizam estágios internos. Na Esucri não sei como funciona, mas na UNESC, no curso de Ciência da Computação, são disponibilizadas algumas raras vagas para desenvolvimento com Java, no Projeto Kiron, é um projeto super legal, e você pode aprender muita coisa lá! Se você optar por fazer o curso lá, pode tentar um vaga, (Se não houver vaga em aberto, dá uma conversadinha com o Professor Evânio, ele pode te dar uma força :smiley: ). Pelo que sei, a Universidade tem projeto de implantar algumas coisas em Java, pode ser então abra alguma vaga de estágio.

Uma boa também é ficar de olho nos cursos, palestras e workshops oferecidos pelo SENAC.
Existe também uma incubadora em Criciúma, onde algumas empresas trabalham com desenvolvimento Java, mas, poucas pessoas em Criciúma sabem disso… :wink:

Bom, na pior das hipóteses, o que você pode fazer é tentar uma vaga na área de desenvolvimento, mesmo que seja para trabalhar com outra linguagem de programação. É melhor que ficar parado, pelo menos você vai ter contato com a realidade, e somar experiência em lógica de programação, SQL, etc…

Bom, acho que a princípio é isso!

Mas vai em frente! Não desiste não e Boa sorte na caminhada!! :smiley:

T

.cris:

Mas vai em frente! Não desiste não e Boa sorte na caminhada!! :smiley:

Se ainda houvesse esse esquema das estrelinhas, daria 5 estrelinhas para este post.

Marcio_Nogueira

Um estágio é uma ótima oportunidade de aprendizado, independente da área em questão.
Boa sorte e sucesso na sua empreitada.

cris2

thingol wrote:

<blockquote>.cris wrote:
...
Mas vai em frente! Não desiste não e Boa sorte na caminhada!!
</blockquote>

Se ainda houvesse esse esquema das estrelinhas, daria 5 estrelinhas para este post.

Muito obrigada! :smiley:

Criado 22 de outubro de 2007
Ultima resposta 23 de out. de 2007
Respostas 12
Participantes 7