Existe possibilidade de um programador Java arrumar primeiro emprego sem Graduação?

eu to querendo quando terminar o Ensino Médio,fazer o pacote de cursos de consultor java na Caelum aqui no RJ com os seguintes componentes: orientação à objetos,laboratorio com swing,xml e testes & java para desenvolvimento Web.

Existe uma possibilidade de ingressar no mercado de trabalho só com o E.Médio e o curso de Java?

tenho conhecimentos com Linux tbm

A maioria dos programadores com quem eu trabalhei ou não tinham graduação completa ou tinham graduações em outras coisas como Engenharia Agricola, Letras, Física, etc.

TECNOLOGIA NO BRASIL É TREINAMENTO MILITAR, PARA DEPOIS VOCÊ SAIR DAQUI PRA TRABALHAR FORA.

A Grade dos Cursos da Caelum é mais forte que muita pos-graduação por ai, entretanto se for fazer graduação não recomendo Ciência da Computação mesmo, faça outro curso de Exatas de preferencia engenharia eletrica na Poli seria o curso mais serio.

Essa conversa de programador Java é discurso politico, você deve conhecer a tecnologia e embarcar no que for preciso, para isso existe ai um conjuto de materias e informações especificas que você deve se instruir.

Trabalhar com Java sem graduação, pode ter certeza que sim mas vai lhe custar alguns esforços ai extra.

[quote=Hygor Kovags]eu to querendo quando terminar o Ensino Médio,fazer o pacote de cursos de consultor java na Caelum aqui no RJ com os seguintes componentes: orientação à objetos,laboratorio com swing,xml e testes & java para desenvolvimento Web.

Existe uma possibilidade de ingressar no mercado de trabalho só com o E.Médio e o curso de Java?

tenho conhecimentos com Linux tbm[/quote]

Ola Hygor,

possível é, mas você com certeza vai enfrentar um pouco de dificuldade pois muitos RHs não selecionam currículos de pessoas sem universidade, principalmente se elas não possuem experiência profissional na área. A partir do momento que você passa a ter experiência esse problema diminui…

Mas você pretender começar a trabalhar e depois fazer faculdade ou não pretende fazer faculdade? Pois o curso na Caelum é muito bom mas diversos pontos importantes na formação de um bom programador não são cobertos nesse curso como: compiladores, sistemas operacionais(não o mexer, mais o conhecer como funcionam), algoritmos complexos, entre outros.

Se vc não quiser fazer faculdade, que eu não vejo nenhum problema, mesmo assim você terá que correr atrás desses assuntos de maneira auto-didata.

Um abraço e boa sorte.

Possibilidade com certeza existe.

O que eu acho que é dificil é conseguir o primeiro emprego na área. Porque depois do primeiro, com um pouco de experiência você dificilmente fica sem trabalho.

eu quero começar pelo curso q é mais barato… arrumar um empreguinho aqui no Rio e pagar minha faculdade… q q vcs acham???

ou é melhor começar a faculdade de sistemas de informação e logo em seguida meter o curso???

Entrar em uma graduação e trabalhar ao mesmo tempo é algo bem dificil. Geralmente o trabalho te consome muito, os horarios da faculdade atrapalham, fora quando vc tem que fazer ‘hora extra’. Entretanto sem graduação vc entra com desvantagem em muita seleções - se bem que, se vc esta cursando fica numa situação meio termo, mas melhor do que quem não tem nenhuma graduação. Dificuldades que vc minimiza ao qualificar-se com cursos, leitura de livros (atuais), participar de foruns, listas, blogs e eventos, estes ultimos impulsionam a sua rede de conexões. A regra de ouro é procurar pessoas para vc se espelhar, tanto na postura quanto no conhecimento, a ponto de vc poder conversar com aquela pessoa sem maiores dificuldades, podendo detectar “conversa fiada”.

Um curso, como o da Caelum, pode te dar um caminhão de informações. Sugiro vc estudar as apostilas abertas.

Cara um curso de Java completo te prepara para trabalhar com Java. Uma graduação em Exatas (informática) te prepara para trabalhar com Banco de Dados, Gerenciamento de Projetos, Redes, Sistemas, etc… etc… etc…

Infelizmente tem muita gente achando que Java é algo que vai durar pra sempre e que se ele for bom SOMENTE em Java ele vai se dar bem.

Se eu fosse o entrevistador iria preferir o cara que fez graduação e alguns cursos.

[]'s

Graduação é fundamental em qualquer área. tem gente aqui no topico falando coisas sem entender pra que serve um curso de graduação em informática. Na certa esta gente deve achar que são topicos inuteis logica matematica, algebra linear e outras materias.

Faça graduação em informatica sim, pos voce pode fazer em outra area que te interesse mas que esteja de certa forma ligada ao seu objetivo. Se voce trabalha por exemplo em um banco pode ser bom formação em finanças e por aí vai.

Voce pode até arrumar emprego mas a longo prazo sempre será só um cara que aperta parafusos, e acho que voce não quer isso pro resto da vida certo?

Faça graduação, pós e ingles, daí vem comparar pra ver como irá se sair.

Abs

Tem muita gente por aí deixando a faculdade…acham que nao vale nada na area de TI…eu nao tenho essa visao

Sempre trabalhei desde o primeiro semestre da faculdade…sempre foi buxa…trabalhava num ritmo forte, muitas vezes tinha que sacrificar os finais de semana para nao fazer hora extra dia de semana…

por isso te digo que dá sim para trabalhar e estudar, só fica esperto em que tipo de consultoria você vai se meter
como vc ta “por baixo” por nao ter graduacao ou experiencia, acho que seria dificil vc negociar para sair as 17:00/18:00, mesmo pq no começo teria que se dedicar pacas…

siga em frente velho
entra na facul e arruma um trampo

nao pense que vai ser facil hehe
mas acostuma

Acho importante você pensar em cursar uma graduacao, durante este período surgem propostas de estágio que sao boas oportunidades para se adquirir experiência.
Pense nisso.
Um abraco, boa sorte. :wink:

Como os colegas aí em cima comentaram, existe sim a possibilidade, porém, eu creio que se você investir em uma graduação será mais interessante, tanto pelo conhecimento, quanto pelas oportunidades de ser indicado por um professor ou colegas que já trabalham na área, para uma vaga em uma boa empresa. Além de ser mais fácil arrumar um estágio em alguma empresa pelo fato de estar cursando um curso de graduação.

A ideia do curso também é interessante, mas para adquirir conhecimento, não creio que isto vá lhe abrir muitas oportunidades.

Resumindo, se você tiver grana para bancar os 2, mete a cara e vai fundo, caso contrário, entra em uma boa universidade e estuda java por conta.

Espero ter ajudado, até!

O meu caso foi exatamente esse.

Eu trabalhava com manutenção de micros, e sempre que sobrava um tempinho eu estudava sobre alguma linguagem…

Uma Empresa de TI estava oferecendo um curso Java Web com chance de contratação, o fiz, e fui contratado.

Não possuo graduação, porém, me avisaram ao ser contratado: “Você tem que nos garantir que irá, em brave, iniciar graduação”.

Abs!

:smiley:

Use GUJ e tire a tal de certificação Java, tem a comunidade Javalivros que esta começando também, faculdade no Brasil em TI é armadilha na certa, vai ter que rachar.

Se não fazer no Brasil,onde fará? Garanto que 90% das pessoas, que gostariam, não teriam condições de sair do país para fazer faculdade ;~~

Se não fazer no Brasil,onde fará? Garanto que 90% das pessoas, que gostariam, não teriam condições de sair do país para fazer faculdade ;~~[/quote]

Só um comentário:

Eu tenho uma amiga que tava morando nos EUA e voltou para o Brasil para fazer mestrado aqui. O motivo é muito simples, não se faz mestrado nos EUA por menos de $100.000,00 com dedicação full-time.

Aqui no Brasil, nós temos excelentes universidades e o melhor, elas são de graça. Infelizmente a cada dia o governo se esforça um pouco mais para acabar com isso, mas por enquanto algumas instituições vão conseguindo se manter graças ao esforço dos professores que amam o que fazem.

Portanto, para finalizar, não vejo nenhuma necessidade de sair do Brasil para fazer um curso universitário. É claro que estudar fora traz benefícios como conseguir fluência em outro idioma, conhecer outra cultura etc, mas se for olhar apenas o fator faculdade, aqui é melhor pelos motivos que eu citei.

[]'s