Existe troca de mensagens entre classes

6 respostas
F

Bom dia pessoal!
sou novo em programação e estou com uma dúvida…
são apenas os objetos que trocam mensagens? ou existe a possibilidade de classes também receber / enviar mensagem?

Aguardo,
Fernando

6 Respostas

Z

trocar mensagem como tipo um chat?
um objeto é tipo uma “implementação de uma classe”, a classe é apenas um “contrato”.
Assim o objeto existe na memória com os atributos definidos na classe.

adriano_si

Defina o que você entende por mensagem. Talvez seja só o conceito de mensgagem que está fora de contexto. :wink:

F

Em textos que li sobre POO encontrei essas (entre outras) definições:

• Objetos se comunicam por meio de mensagens;
  • Uma mensagem é um sinal enviado a um objeto requisitando a execução de um serviço através da execução de uma operação.

A minha dúvida é:
Essa troca de mensagem é exclusivo dos objetos?
Uma mensagem pode ser enviada a uma classe (invocando um método estático)?

Obrigado,
Fernando

adriano_si

As 2 perguntas me são meio que confusas, mas vou com base no que sei de Java. Talvez a troca de mensagem a que se refira os textos de OO que você leu, queiram dizer a chamadas de métodos entre objetos.

No Java, imagine o seguinte cenário:

public class Aviao {
    private Turbina turbinaEsquerda;
    private Turbina turbinaDireita;

public void iniciarDecolagem() {
         turbinaEsquerda.acionar();
         turbinaDireita.acionar();

// executa outras ações 
    }
}
public class Turbina {

public void acionar() {
         // executa as ações para acionar a turbina 
    }
}

Perceba que o Objeto Avião possui 2 Objetos do tipo Turbina. Quando você chama a ação (método) de iniciar a decolagem, o Aviao passa para os 2 Objetos Turbina a responsabilidade de executarem suas ações, ficando então dividida a responsabilidade de ações entre os Objetos.