Gostaria de saber de técnicas de programação para que eu possa deixar meu software (em Java) mais leve.
Depende o que e considerado leve para você, e qual o tipo da sua aplicação.
Leve = Um software que não trave muito, e que não consuma muita memória.
Existe formas e padrões para que o seu software consiga usar somente os recursos necessários:
Links:
-
Conheça os Padrões de Projeto, aqui está ligado a Orientação a Objeto, como deve usar e como deve reutilizar o seu código de maneira eficiente e eficaz.
-
Bancos de dados - Introdução, aqui envolve bastante o que sua
SQL
vai refletir no seu software, é um dos grandes gargalho de um programa, sendo enviadasSQL
não coerentes e sem planejamento para a base de dados, trazendo lentidão nas respostas e consequentemente ao sofware, principal osCliente/Servidor
! -
Clean Code (Código Limpo), o código deve ser o mais simples possível, código com muita decisão traz um quebra no código deixando muito ruim para manutenção. Não resolva um problema de uma vez só, resolva seus problemas de desenvolvimento por partes …
Na minha visão como desenvolvedor, escreva códigos limpos, entendíveis, de fácil manutenção, teste todas as suas SQL
para ver se está escrito correta e se sua resposta são rápidas e sempre use padrões para desenvolvimento.
Vlw, cara!