Experiencia certificacao SCJP 5.0 portugues

45 respostas
LPJava

ae pessoal de ante mao, venho agradecer a todas aquelas pessoas que me ajudaram aqui no forum, com a certificacao, me motivou qdo pensei em desistir, me deu alguns tokes nas pegadinhas, me explicou os assuntos que senti dificuldade a medida que ia estudando… bom a lista de usuarios é grandes… mais quem recebeu minhas mp,sempre ta ligado no pe no saco que fui… mais agradeço de verdade… bom fiz meu exame na sexta feira em recife(27/04) e tive um aproveitamento 54% acertei 39 questoes… por incrivel que pareça perdi em fundamentos e threads assim threads ja era de esperar mais fundamentos nao acreditva que ia perder…acho que foi o portugues… muita questao teorica… muita mesmo… e drop ave maria parece que nao acaba mais a questao de numero 72 era de drop… as de threads ta mais dificil que do whizlabs… pelo menos eu achei… tinha duas de completar q tinha la sincronizar sincronizado que era para colocar no metodo eu fiquei na duvida… as de fundamentos nem lembro quais foram… teve uma questao de javabeans facil… semelhante do simulado 3 do whizlabs… e assertion apareceu durante todo o exame… caiu uma de tratamento de exceções com subclasses… e uma que nao compilava… caiu questao de datas uma nao compilava pq instanciava a class NumberFormat usando new… caiu 1 so de regex usando Scanner e o metodo split da class String… as questoes teoricas foi que ocorreu bastante… e meio confuso desde as perguntas… acho q me quebrei ai… sei la o tempo nao deu… alias em casa dava no whizlabs e faltava ate 1h para revisar la nao deu… qdo faltava 30 minutos eu tava na questao 62 e ainda teve as de drop nesse meio aonde perdia mais tempo… assim teve de drop tb sobre generico e collections… apareceu poucas questoes porem semelhante ao livro da kathy… agora o capitulo 10 da kathy teve 5 questoes usando .JAR e -cp essas coisas… infelizmente ate hoje nao saquei direito isso… bom teve duas questoes la que nao tem no livro da kathy essa eu lembro perfeitamente:

Math.PI, Math.E
tinha que colocar 3.14 claro que isso eu sabia agora a segunda tinha que colocar false ou true nao sabia… qual colocar eu coloquei true…mas qdo tavu no final veio algo na kbeça para marcar false… ai eu disse ah eu voltou e faço mais nao deu heheh… encerrei o exame faltando 2 minutos…
bom acho q me lenhei aqui: teve as perguntas no inicio marquei basico… e ja foi… ai depois veio outra pergunta que nao sabia que existia… de 1 ate 9 perguntando se era funcionario da sun… eu pensei que ja era o teste… mais qdo fui ver era perguntas ai me lenhei… nao reparei se contou o tempo… ou nao… acho q se tivesse terminado o exame em menos de 1hora… e desse para revisar dava pra passar… mais é isso ai… hoje nao sei o que fazer… nao sei se tenho vontade de voltar a estudar se vou continuar… eh triste… qdo terminei o exame nao via a hora de voltar para casa…fui diretamente do exame para o aeroporto cheguei 2 horas antes do voo…e fiquei… chorei bastante de raiva… isso nao posso menti… eu achei o exame muito parece com o simulado 4 e final do whizlabs… muito mesmo… principalmente a questao de drop…acho que isso ai… eu pensie em comprar essa promoção da sun… e tentar fazer em junho na segunda semana… mais sei la… o q falta eh voltar a estudar e acreditar… mais quem ta estudando e fazer a prova… ai… simulado e saber controlar o tempo eh essencial… abraços a todos… e valeu :smiley:

45 Respostas

rbamartins

Cara, não pense que é gozação.

Mas, queria lhe dar os parabéns. Você fez 54% da prova de certificação que é muito difícil. Então, não desanime meu velho.
Pretendo fazer minha prova este ano ainda.
Bola pra frente. Arriscar é o iremos continuar fazendo para o resto de nossas vidas. Às vezes, acertamos mais e, outras, menos.
Da próxima vez você já terá uma bagagem maior para a prova.
Um abraço e uma ótima semana pra ti.

Lembre-se: Perserverar é o caminho.

abraços

Foxlol

Que isso cara naum desiste não!

A vida naum eh facil, sempre tem seus desafios … naum podemos desistir com eles, e sim aprender com eles.

Estuda bastante que tu supera essa

Abraço

fsquadro

Camilo,

Você achou o portugues da prova estava ruim? Te prejudicou? Ou foi o nervosismo?
E cara não desiste não, continue estudando, e mais pra frente tente novamente. Infelizmente a vida é assim, uns dias ganhamos, outros perdemos. Bola pra frente cara.

:slight_smile:

Roger75

Putz cara, que chato hein? Pior que no seu caso teve um prejuízo financeiro de hotel, avião (deu pra fazer algum passeio na cidade pelo menos?)

Mas acho que o importante é você não desistir de tentar passar nessa prova, e aproveitar essa primeira experiência que teve para a próxima vez.

A gente vê muitos posts de “PASSEI, PASSEI, PASSEI”, o que pode dar uma falsa idéia de que a coisa é simples. Muita gente não deve passar, mas na verdade é muito mais legal dizer que obtivemos um sucesso do que uma falha.

Pela pontuação que você teve em cada tópico agora tem uma noção de quais são seus pontos fracos. Agora é estudar mais, fazer outros mocks e marcar a prova de novo.

Ratao

E ae Camilo!?
Rapaz assim como todos os amigos aqui venho falar para que não desista. Cara! Aqui no GUJ você encontrará ajuda sempre que precisar, não se deixe cair por essa pedra no caminho cara, nem todos passam, e você é um guerreiro, pois não passou, admitiu, se expressou e ainda ajudou dizendo ao povo que ainda nao fez a prova, como agir e o que cai na prova. Quer mais que isso cara!? Mesmo estando para baixo, ta dando força pra galera! Então, na boa, levanta ae, estuda de novo sim e tenta da novo. Ainda veremos outro post aqui seu com a certificação em mãos.

Grande Abraço! :wink:

lenando

Olá,

Cara, não desanime. Bola pra frente e o negócio é encarar a Kaity de novo e ‘estrunchar’ as threads :slight_smile:

Palavra de quem passou só na 3º vez.

Valeu.
Fernando.

LPJava

po galera valeu ai… pela força mesmo… fico agredecido… é o portugues nas questoes de drop que tinha thread e collection nao ajudou nao… principalmente thread… collections eu tive 80% ate pq tava estudando bastante e com medo de collections pq ali eh muita decoreba e teve uma de serialização a minha prova fui muita teoria e pouca pratica… o portugues ta ±… tem umas questoes que ta confusa na pergunta… mais se fosse fazer novamente faria no portugues devido os enunciados ser bastante grandes… esqueça aqueles enunciados q tem no whizlabs perguntando esse codigo compila e exibe o que? so teve umas 3 ou 4 questoes assim… que envolvia controle de fluxo… e as demais ele tava sempre afirmando… teve pegadinha com interface…o qual o metodo da interface na class que implementa nao foi declarado como public essa ai eu esperava hehe… teve sobre modificadores… eu achei a prova baseado bastante ate o capitulo 3 da kathy e as demais ele saiu distruindo um pouco e basico de cada… mais ele foi aprofundado… no capitulo 2 entre teoria e pratica…
eu vou ver se volto a estudar hoje… e aproveito o feriado de amanha… e vou estudar os finais de semana pois devido a certificacao fiquei 1 semana quase sem ir para facul… perdi provas… tenho q fazer segunda chamada e me organizar… nao vai dar para eu estudar ate 10 de junho durante a semana e faltar mais a facul senao perco por falta isso se nao ja perdi… ai vou estudar como falei hj e amanha e final de semana e so vou tentar novamente qdo tiver passando no whizlabs no simulado 4 e final com 70%… pretendo fazer em junho pq tem uma promoção da gol por 50,00 par viajar ate 23/06… hehe tive um custo bastante alto, hotel (75,00+10% + gastos la deu 98,00) + refeição + taxi, + passagem aerea + buzu urbano + passagem de salvador para interior da bahia.
eu sair de recife as 16h e cheguei na cidade que moro e estudo… as 4 da manha… onibus atrasou, voo atrasou uhauhauh… tudo mal…
eu acho q se for fazer faço 18 de junho… ver orçamento na conta $$$$

LeoMarola

Camilo,

Legal sua atitude de postar aqui sua experiência. Espero que tenha tirado uma boa lição, que o ‘boom’ da primeira impressão tenha ficado para trás e as próximas terão resultados melhores :wink:

L

camilolopes:
po galera valeu ai… pela força mesmo… fico agredecido… é o portugues nas questoes de drop que tinha thread e collection nao ajudou nao… principalmente thread… collections eu tive 80% ate pq tava estudando bastante e com medo de collections pq ali eh muita decoreba e teve uma de serialização a minha prova fui muita teoria e pouca pratica… o portugues ta ±… tem umas questoes que ta confusa na pergunta… mais se fosse fazer novamente faria no portugues devido os enunciados ser bastante grandes… esqueça aqueles enunciados q tem no whizlabs perguntando esse codigo compila e exibe o que? so teve umas 3 ou 4 questoes assim… que envolvia controle de fluxo… e as demais ele tava sempre afirmando… teve pegadinha com interface…o qual o metodo da interface na class que implementa nao foi declarado como public essa ai eu esperava hehe… teve sobre modificadores… eu achei a prova baseado bastante ate o capitulo 3 da kathy e as demais ele saiu distruindo um pouco e basico de cada… mais ele foi aprofundado… no capitulo 2 entre teoria e pratica…
eu vou ver se volto a estudar hoje… e aproveito o feriado de amanha… e vou estudar os finais de semana pois devido a certificacao fiquei 1 semana quase sem ir para facul… perdi provas… tenho q fazer segunda chamada e me organizar… nao vai dar para eu estudar ate 10 de junho durante a semana e faltar mais a facul senao perco por falta isso se nao ja perdi… ai vou estudar como falei hj e amanha e final de semana e so vou tentar novamente qdo tiver passando no whizlabs no simulado 4 e final com 70%… pretendo fazer em junho pq tem uma promoção da gol por 50,00 par viajar ate 23/06… hehe tive um custo bastante alto, hotel (75,00+10% + gastos la deu 98,00) + refeição + taxi, + passagem aerea + buzu urbano + passagem de salvador para interior da bahia.
eu sair de recife as 16h e cheguei na cidade que moro e estudo… as 4 da manha… onibus atrasou, voo atrasou uhauhauh… tudo mal…
eu acho q se for fazer faço 18 de junho… ver orçamento na conta $$$$

Cara, pelo que deu pra acompanhar aqui pelo fórum, acho que o seu maior problema foi o nervosismo, vc mesmo compartilhou conosco que não tava nem conseguindo dormir…isso é osso! Tenta relaxar…deve ter faltado tempo pq pelo seu nervosismo, vc ficava muito tempo olhando pra questão para ter certeza…

Quanto aos simulados, que vc falou que só vai prestar quando tiver tirando 70% no Whizlabs…sei lah…mas isso é dar sopa pro azar hein…espera ateh estar tirando uns 90%…não custa nada, e vc vai mais confiante pra prova! 70% é pouco(pra simulado) e pode passar uma insegurança…

Sucesso cara! E como jah falaram por aqui, não desiste não!

LPJava

po… eh bastante motivador…as palavras de todos… eu mesmo passei o final de semana ainda perdido nao passei por apenas 4 questoes… olha to deixando em anexo um resumo que fiz de desde agosto/06… o qual ate utilizei para os assuntos como collections, serialização, onde achei que ele ia querer me matar… e simplemente me matou no fundamentos… todos os exemplos no resumo coloquei comentarios e talz… ta bem simples… sem concordancia verbal, erros ortograficos… mais nao de sintaxe… nao liguei para formatar ele bonitinho como manda ABNT… tem alguns exemplos que usei qdo estudava usando o jedit… e bloco de notas e outros qdo passei a usar o eclipse(na terceira leitura do livro).
eu fiz ele no office 2007, falo isso pq tem incompatibilidade na versao anterior… tive q converter pq programas da M$ nao funciona com versao anterior uhauha… acho que o arquivo do office 07 eh .docx ai nao abre nas versoes anteriores… mais esse ai ta convertido so nao sei como ficou o layout… qualquer coisa quem for usar ajeita hehe :smiley: abraços :smiley:
lavh po valeu… entao vou buscar os 90% no whizlabs exame 4 e final… pq os outros tive uma media de simulad 1 85%, simulado 2 77% e simulado 3 66%… nao lembro exatamente…

Getware

Opa Camilo,

Não desiste cara! Pega essa promoção da Sun e aproveita… eu tb vou comprar a minha pra fazer tb… já estou estudando…
Espero que minhas dicas tenham ajudado por aqui em Recife… Tb acho que agora vc pode planejar melhor onde vai ficar e onde fazer a prova… eu posso te ajudar com isso. :smiley:

Bola pra frente…

marcushlm

camilolopes:
po… eh bastante motivador…as palavras de todos… eu mesmo passei o final de semana ainda perdido nao passei por apenas 4 questoes… olha to deixando em anexo um resumo que fiz de desde agosto/06… o qual ate utilizei para os assuntos como collections, serialização, onde achei que ele ia querer me matar… e simplemente me matou no fundamentos… todos os exemplos no resumo coloquei comentarios e talz… ta bem simples… sem concordancia verbal, erros ortograficos… mais nao de sintaxe… nao liguei para formatar ele bonitinho como manda ABNT… tem alguns exemplos que usei qdo estudava usando o jedit… e bloco de notas e outros qdo passei a usar o eclipse(na terceira leitura do livro).
eu fiz ele no office 2007, falo isso pq tem incompatibilidade na versao anterior… tive q converter pq programas da M$ nao funciona com versao anterior uhauha… acho que o arquivo do office 07 eh .docx ai nao abre nas versoes anteriores… mais esse ai ta convertido so nao sei como ficou o layout… qualquer coisa quem for usar ajeita hehe :smiley: abraços :smiley:
lavh po valeu… entao vou buscar os 90% no whizlabs exame 4 e final… pq os outros tive uma media de simulad 1 85%, simulado 2 77% e simulado 3 66%… nao lembro exatamente…

190 páginas :shock:
vou dar uma boa lida :smiley:

e tenta outra vez, não tem porque desistir :wink:

LPJava

marcushlm:
camilolopes:

190 páginas :shock:
vou dar uma boa lida :smiley:

e tenta outra vez, não tem porque desistir :wink:

assim o numero de paginas para um resumo eh grande hehe mas acredito que nao leva mais de 30 minutos em cada assunto… nao liga para ortografia nao…

MrDataFlex

Alguém duvida que você passa na próxima? Vai na fé :smiley:

E

Passei por isso também, não conseguia dormir direito mas, para aliviar e conseguir dormir, fazia um cooper, geralmente funciona, quanto a prova, principalmente para aqueles que vão ou querem fazer SCJP 5.0, as questões mais difíceis, pelo menos para mim, foi no início do exame, as 10 primeiras questões respondi com dúvida, isso é tudo tática para deixar vc nervoso, então pessoal, tentem se controlar, estejam confiantes. Quanto a vc Camilo Lopes, acompanho sua luta desde o início, sempre vc está postando, acredito que o q atrapalhou vc foi o nervosismo, isso é natural em um exame desses. Vou continuar na torcida por vc, um abraço.

fsquadro

Camilo,

Peguei o seu “resumo”, dei uma olhada por cima, e pelo que tenho acompanhando você estudou e se dedicou bastante, eu concordo com o Euler, o que parece ter atrapalhado você foi realmente o nervosismo. Estude mais um pouco, compre o voucher nesta promoção do Retake (se tiver como), e não tenha pressa para fazer a prova novamente, marque-a quando estiver seguro.

Boa sorte.

L

Eu notei isso tbm! As primeiras questões foram as mais difíceis, não sei se era proposital, mas dá uma balançada mesmo…

faelcavalcanti

Fala camilo. Você está de parabéns pelo feito e pela sinceridade. Isto é quão importante, pois às pessoas geralmente as omitem a fim de evitar a receber críticas, e críticas são importantes. Não pense que a palavra decepção deverá ser incluída em todo o seu trajeto. Nunca conheci alguém que saiu da Bahia para vir aqui somente fazer a prova de certificação. Pode contar com agente aqui de Recife para o caso de você planejar melhor a sua vinda para cá. Já mencionei aqui que da primeira vez que não passei quando a fiz em julho de 2005, no qual tinha feito 56% dos 59% que eram necessários, e fiz posteriormente após 1 ano com a chegada do lançamento do livro de k&b específico para esta prova(após alguns meses).

Faz que nem o pessoal tá recomendando. Compra o voucher nesta promoção e continue se preparando, revisando, pois como você ainda está no ritmo, dependendo do seu dia-a-dia, você poderia fazer a prova daqui para o final de ano novamente, ou até antes, que sei que existe um adicional por conta da viagem para recife.

Sei que você trabalha e faz faculdade. Isto é um complicador, mas não se esqueça que a sua graduação é mais importante. Certificação vem depois e naturalmente, assim como venho fazendo e tirando proveito nas férias. Procure estabelecer um novo cronograma de estudo e replanejar a partir de agora, a fim de alcançar pequenos objetivos lateralmente, juntamente com a sua graduação.

Continua mandando bronca e esquece o lado negativo. Maturidade é muito importante neste momento, assim como de bastante reflexão.
Às vezes temos que dar um passo para trás para dar dois passos para frente. Fallow!!! :wink:

ekoiti

Camilo, uma pena que não tenha sido dessa vez, mas parabéns pela sua postura de colocar aqui no fórum a sua experiência. Muita, muita gente mesmo não consegue a certificação da primeira vez, mas poucos tem a coragem e transparência de compartilhar isso.

No mais, faltou muito pouco mesmo para vc conseguir, por isso não desita não ! O fracasso é o primeiro degrau para o sucesso. Lembre-se que a SCJP 1.5 e a SCEA são as duas certificações java mais difíceis de conseguir, e vc está muito perto dela.

Estou certo que a próxima vez vc irá para a prova mais sereno e vai arrebentar no score. E veja só quantas pessoas aqui no fórum, estarão torcendo e dividindo a vitória com vc… Por isso, camarada… aguardo para breve sua mensagem vitoriosa aqui.

[]s

alberto_ribeiro

Primeiramente quero dar os parabéns à você que humildemente fez seu relato após essa experiência que você teve, são pessoas asssim que sobem na vida e você é um grande candidato, vejo seus posts ajudando bastantes pessoas aqui no fórum… Bola pra frente que na próxima você passa camilolopes…
Queria te fazer uma pergunta, nas questões drag and drop existe a possibilidade de não preencher o quadro ?

[]'s
Alberto

LPJava

opa… pessoal… acho que se nao fosse voces aqui… eu nem ia mais pegar no livro de java… e ia tentar esquecer… mas a motivação de da galera aqui no forum… realmente ta grande… nem sei como agradecer… ontem qdo tava fazendo os custos que tive a inda a recife e talz… vejo que sobrou ainda o $$ para comprar o novo voucher da sun… e to realmente pensando em comprar e arriscar eheh… apesar de morar no interior da bahia o custo ainda eh alto… facul + aluguel(moro sozinho) + alimentacao + transporte + secretaria(para nao falar empregada) + agua + luz. hehe entao a luta para concluir o bacharelado ainda eh grande… mas liguei para sun e pedi o boleto… e vou arriscar… porem pretendo fazer a prova antes de iniciar meu projeto de monografia… so queria uma ajuda de vcs… nesse proximo momento qual seria uma melhor forma de definir a metodologia de estudo? hoje apos o exame vejo que os assuntos que tive mais medo como: collections, generics, serialização, E/S… nenhum deles foi bixo de 7 cabeças o basico mesmo… e somente 1 questao de E/S caiu… ai agora queria definir uma nova metodologia de estudo… pretendo estudar aos finais de semana e durante a semana qdo chegar da facul media de 1h 30 min no maximo dormir a meia -noite e meia… nao tenho muita pressa tb… ontem voltei a estudar fundamentos - cap 1 da kathy e acho q ate domingo termino cap 1 e cap 2… to lendo devagar… pq o caiu bastante de fundamentos foi teoria e uma mistura de pratica… porem ele sacaneando com os modificadores…
ai quem puder me dar uma sugestao fico agradecido…
alberto_ribeiro bom as de drop… todas que caiu… tinha que preencher… ate pq as que caiu… ele queria que compilasse e mostrasse o resultado ai algumas as opções ja era relativo tipo: 4 espaço em branco e 4 opções para colocar no local correto… o problema que achei ruim da tradução foi nas de drop… pq algumas palavras-chaves foram traduzidas… isso é horrivel… ate de collections teve tradução nas de drop…as de drop de threads nao foi dificil… porem as teoricas e praticas foi bem dificil… confundido demais, meu exame as primeiras perguntas foi thread acho que ate a de numero 5, por ai era threads…

ekoiti

Estou estudando há pouco tempo (30 dias), mas o que venho fazendo após uma leitura do livro da kathy é um resumo por capítulo, marcando especialmente os pontos que me considero mais fraco. Cada capítulo está sendo resumido em 4 a 6 páginas… que eu espalhei em paredes no banheiro, cozinha, quarto… sobrou ainda o cachorro, que pelo tamanho não dá para fazer muitas anotações… mas até me barbeando, tenho onde por olhos.

Veja também o quiz do Java Ranch… afinal fazer um mock com 72 questões nem sempre é possível. Comprei os simulados da Enthuware US$ 28,00 que é mais barato que os da Whizlabs mas nunca fiz o da Whiz (somente o trial) para poder comparar qualidade/dificuldade.

Em relação à prova, vc fez em português, vc acha que a tradução é razoável ?! Penso em fazer em português, já que meu inglês não é uma brastemp, especialmente porque não dá para ficar lendo enunciados duas ou três vezes para entender a questão. Se puder comentar no geral como é a prova em português, acho que muitos aqui tem essa dúvida.

No mais, acho que tua estatégia de fazer logo a segunda prova é o melhor, pois as coisas ainda estão frescas na cuca…

[]s

LPJava

ekoiti eu tb pensei em sair colando as coisas pela kit net que moro, porem nao dar… é alugada… ai desistir ia destruir o ap da mulher ai nao ia ter renovação de contrato… mais eh uma boa ideia… para as coisas decorebas… isso ajuda a decorar… == aos outdoor que fica na rua… se todo dia vc passa no mesmo lugar vc sem querer decora a propaganda da loja , o slogan etc… bom eu fiz em port devido ter estudado com o livro da kathy a 2 edicao em portugues… tb fiz resumo… desde a primeira leitura ate a 3ª. sempre ia aprimorando o resumo… agora cara… acho q se tivesse feito em ingles seria pior o resultado devido o seguinte:

1. as perguntas nao está como em alguns simulados. tipo: O codigo compila e exibe o que?
  2. ele ta bastante semelhante ao simulado que vem no livro da kathy… as perguntas bastante extensas no minimo tinha 2 linhas… as questoes que vi que perguntava se compilava ou lançava alguma exceção foi bem poucas… lembro que uma foi de fluxo de controle, outra envolvendo vargs e outra envolvendo subclasses com subscrição… qual o metodo apropriado para subscrever na subclasse… o restante era tudo afirmação… nao teve nenhuma questao que tinha a famosa opção… “nenhuma das anteriores” nao houve isso… mais vc sabe que cada exame é bem diferente hehe o que foi falho na tradução foi nas questoes de drop… pq houve tradução nas palavras chaves destas questoes… a de thread mesmo ta mal… tinha um tal de sincronizado e sincronizar para vc completar que nao sabia qual escolher como falei na outra pagina deste topico…
    eu pretendo fazer sim… qdo tiver passando no simulado da kathy e no simulado 4 e final do whizlabs… acima de 80%. mais vai ser antes d agostos… devido meu projeto de monografia começar ai eh fogo… nao dar para fazer certificacao e monografia ao mesmo tempo… um dos dois eu saio prejudicado…
    flw! espero ter ajudado :smiley: Veja meu resumo em anexo…
abstract

Bom dia Camilo, o que dicerne um perdedor de um vencedor é a sua perseverança, Thomas Edison fez mais de mil experimentos antes de chegar a lâmpada, imagine se ele tivesse desistido?

Sobre a prova, eu não gostei da prova em português, nada contra nossa língua pátria, mas eles chegam a traduzir termos técnicos, o que quer queira, quer não, acaba confundindo quem já tá na pilha fazendo a prova. No mais, como disseram os outros colegas, persevere…

ekoiti

Ok… valeu pelas dicas Camilo, Abstract…
Cara, cole com fita crepe, que sai fácil. No mais, até o dia 23/06 tem a promoção retake, para fazer a segunda prova, caso não passe na primeira… Acho que isso ajuda bastante a minimizar o nervosismo.

[]s e bons estudos !

anderline

Camilo primeiramente parabéns pela sua sinceridade e todo o pessoal da comunidade está torcendo pelo seu sucesso na próximo exame.
Faz uns 8 meses que eu venho estudando para a certificação, estou lendo o livro da Kathi pela quarta vez, até agora nos simulados que eu fiz (Whizlab, EPratics e outros) nunca consegui um índice de acerto muito animador.
Cara eu imagino a decepção que você deve ter sentido ao não ter passado, porque são horas e mais horas dedicadas a isso.
Eu trabalho o dia todo em uma área completamente diferente, em um serviço que mexe com vendas e atendimento ao público, eu sei como é difícil chegar em casa e estudar para a certificação.
Mas Camilo não desista, com ctz vc deve ter ficado nervoso, da próxima vez vc consegue.
O seu tópico serve de apoio a muitas pessoas, inclusive eu, porque esse foi o primeiro tópico que eu vi aqui sobre alguém falando que não tinha conseguido passar no exame.
Isso de certa maneira tirou um pouco de peso das minhas costas, pois eu via todo mundo passar com sucesso e me obrigava a passar também.
Eu não sei se fui muito claro, mas obrigado pelo seu tópico ele vai servir de apoio a muitas pessoas do fórum.
Abraços._
Anderson Carboni

S

anderline disse tudo que eu queria dizer…bola pra frente agora!!

sou da bahia tb, pretendo fazer a minha final do ano. Depois quero pegar umas dicas com você sobre hospedagem e etc.

Abraço!

Wolf_X

po mano, foi por mto pouco mesmo, eu tb tenho vontade de tentar a prova, mas se vc q sempre me ajuda a responder minhas duvidas nao conseguiu passar , eu to no brejo mesmo :frowning:

mas , vai na fé mano, com certeza na proxima vc destroi!!!
to torcendo :smiley:

O

Camilo…
Eu sei que vc estudou muito e tambem ja me ajudou muito… Por isso cara não desista…Ja pensou se tudo fosse facil… Dae nao tinha graça vc tomar umas biritas para comemorar a sua conquista. Eu ja estava pensando em fazer a prova mas eu ainda nao estou pronto. O seu caso foi nervosismo… Eu e muita gente aqui do GUJ sabe que vc é capaz…Nao desista…

OBS: Cara só para eu me organizar… Vc tbem faz faculdade igual a mim…e enfrenta as mesmas dificuldades de consiliar a facul com o estudo… Por isso, vc detica quantas horas por dia? E faz quanto tempo que vc estuda? Desculpe-me por estar te perguntando. Eu as vezes exagero e fico ate com dor de cabeça. Não desista… Vc acabou de fazer uma bela ação… Falo da sua experiencia e alertou a todos que querem fazer esse feito de passar na prova… Que é o meu caso…Cara eu te apoio pra vc conseguir passar…
Vamos trocar umas ideias a respeito da certificacao? O meu msn é :
[email removido]… quem quiser me add tbem pode… agradeço a ajuda…, ate ++

fsquadro

omaisnormalbaba:
Camilo…
OBS: Cara só para eu me organizar… Vc tbem faz faculdade igual a mim…e enfrenta as mesmas dificuldades de consiliar a facul com o estudo… Por isso, vc detica quantas horas por dia? E faz quanto tempo que vc estuda? Desculpe-me por estar te perguntando. Eu as vezes exagero e fico ate com dor de cabeça. Não desista… Vc acabou de fazer uma bela ação… Falo da sua experiencia e alertou a todos que querem fazer esse feito de passar na prova… Que é o meu caso…Cara eu te apoio pra vc conseguir passar…

Bom,

Sobre “estratégia” para estudar para a prova também estou montando a minha, comprei meu livro da Kathy para o SCJP 5, e estou começando a estudar.
O que te aconselho é estudar enquanto você perceber que está rendendo, quando você perceber que o negócio não vai mais naquele dia, PARE, e continue no outro dia.
Não deixe seu estudo ficar massante, senão você pode desanimar, e também, a sua hora de estudo pode virar uma “cruz”, assim, como é estudar para algumas matérias da faculdade por exemplo.

Espero ter ajudado.

LPJava

omaisnormalbaba:
Camilo…
Eu sei que vc estudou muito e tambem ja me ajudou muito… Por isso cara não desista…Ja pensou se tudo fosse facil… Dae nao tinha graça vc tomar umas biritas para comemorar a sua conquista. Eu ja estava pensando em fazer a prova mas eu ainda nao estou pronto. O seu caso foi nervosismo… Eu e muita gente aqui do GUJ sabe que vc é capaz…Nao desista…

Vamos trocar umas ideias a respeito da certificacao? O meu msn é :
[email removido]… quem quiser me add tbem pode… agradeço a ajuda…, ate ++

olá diego, fico agredecido… pela suas palavras e todos aqui do forum mesmo… nunca recebi motivação para continuar… assim que sair do centro pensei em esquecer tudo… e nunca mais olhar para java… sei la sabe… fiquei confuso… ai qdo chegou na segunda resolver… deixar aqui esse posts relatando o que tava sentindo e o que aconteceu… bom a respeito da certificacao e estudo… faça o que ja falaram se ta com dor de cabeça e nao consegue se concentrar nem toke no livro va fazer qualquer outra coisa… nao adianta piora as coisas. ontem mesmo… eu cheguei da facul morrendo de dor de cabeça e fui assistir supercine hehe :smiley: nem peguei no livro… mais me dediquei a esta certificacao 2 horas por dia chego as 22h e estudava ate a meia noite no maximo ate meia-noite e meia… ah camilo pq? nao acho valido ficar ate de manha(no meu caso) pq se eu dormir pouco… no outro dia foi senti sono mais cedo… devido o cansaço do dia todo… trabalho e facul… ai qdo chegar da facul vou ta morto de cansado e ainda com sono pq nao dormir bem a noite anterior… dormir bem eh um fator que motiva e vc consegue adiantar bastante e produzir… nao tenha pressa nos estudos… leia cada capitulo sem se preocupar com os que vem… se preocupe com o q vc ja leu se ainda está na mente e sacando…(essa visao tenho hj apos o exame) o fator que tive que nao foi legal no inicio foi a pressa de terminar o livro, sabe anciedade isso mata cara… pior inimigo. E final de semana nao saia nao, estudava amanha todo acordava por volta das 7 da manha pq na noite anterior dormir por volta da meia-noite… e ficava estudando toda manha… e as vezes nem terminar o capitulo… pq praticava bastante, lia. fazia resumos na mao… etc. quando chegava a tarde… me dedicava aos trabalhos e estudos da facul… e qdo chegava a noite… fazia simulados… ou nao depender que capitulo eu tava… na primeira leitura nao fiz nenhum simulado so quando terminei o livro todo que começei a etapa de simulados ai que vi o q precisava mesmo estudar… li o livro da kathy 4 vezes sendo a ultima somente os resumos. Aproveitava os feriados… todos os feriados para estudar… faltava a faculdade qdo necessario exemplo: na sexta tenho 4 aula de informatica na educacao faltava sempre para estudar… e qdo tava na faculdade… usava o intervalo de 10 minutos para estudar e ainda chegava atrasado na sala depender da aula…no trabalho nao dar para estudar… mais ficava e fico o dia todo aqui no forum… ligado nos posts ajudando as pessoas tirando minhas duvidas que surgia… anotava ela em casa… outra dica… nao pegue muito material que nao conhece… qdo tiver duvida… pergunta no forum antes de sair usando o google e colocando o assunto… lembro de uma vez que nao conseguir entneder exceções… procurei no google e achei tutoriais… que complicaram mais ainda… ai vim no forum e um amigo meu aqui Mantu e outros usuarios me ajudaram bastante… e conseguir entender…bom agora como to em nova etapa… to focando os assuntos que perdi… entender… to fazendo resumos e praticando mais… e depois volto a ler apenas os resumos dos assuntos que passei so para nao ser esquecido pelo cerebro… pretendo voltar ao centro ate final de julho… nao pq eu quero… poderia levar 1 ano… para tentar novamente eh q semestre q vem ja eh monografia nao dar para juntar trabalho + monografia + certificacao… o dia so tem 24 horas e tenho q tirar 7 horas de sono para ser produtivo hehe :smiley:
opa acho q falei demais…
Flw :smiley: adicionei vc no msn ja :smiley:

rafaelgaldino

E ai Camilo, estava parado por um bom tempo nos estudos de java, mais lendo o teu tópico no forum e a tua determinação, me deu uma vontade de estudar java.

Achava que o exame era uma moleza, pois a maioria dos usuarios chegavam no forum e relatavam que tinham passado. Mais agora estou percebendo que tem que estudar bastante para atingir a média. O meu método de estudo é ler o livro e estudar as questoes de simulados que tem pela internet, começar a me dedicar pelo menos umas 2 horas de estudo por dia, aumentando esse ritmo para 4 horas. Estou comprando a minha prova nessa promoção da sun. ;D

Você tá de parabéns e eu espero sinceramente que você tenha sucesso!

LPJava

heeh opa… pelo menos o topico ta ajudando ne? hehe fico feliz… em saber isso que a minha experiencia ta sendo importante para algumas pessoas… bom eu to com boleto da promocao mais falta coragem de pagar ontem a noite qdo cheguei da facul bateu um desanimo heheh para continuar os estudos… voltei a estudar no sabado mais minha cabeça ainda ta confusa… facul, exame… tenho um concurso publico que quero fazer dia 17/06… para me livrar do meu trampo e ter mais tempo livre para meus estudos e poder ficar tranquilo para poder pagar a facul ate terminar caso seja aprovado… pois eu trabalho em uma area oposta de desenvolvimento…mas vou ver se crio animo ate dia 15 a data de vencimento do boleto… boa sorte qualquer duvida tamos ai…

gabrielmelo

E aê Camilo, velho, como todos no guj estão dizendo, vc tá com a matéria fresquinha na cabeça, essa é a hora de não parar, se vc parar cara, tudo seu esforço vai por água abaixo. Então rala mais um pouco brother, que no seu 2ª exame(sei que vc vai fazer), irá ter sucesso. Sei que é foda, trabalhar, estudar para facu. p/ não tomar pau e fazer certificação, seu plano de estudos esta ótimo, estudar para a certificação pelo menos 2 horas é o sufuciente, como ja disse um colega aqui no guj, FICA MASSANTE. Irei fazer minha prova agora no dia 14/05, se eu tomar pau, no mesmo dia irei comprar o voucher e tentar de novo. Boto fé em vc, então, faz a prova de novo. Quando vc passar combinamos uma cachaça para bebemorarmos, hehehehe.

[]´s

Omeganosferatu

Bom Camilo desiste nao brother, não te conheço muito bem mas pelo que li sobre suas experiencias e sobre os depoimentos da galera pra você, foi o nervosismo que te derrubou cara… Manda ver que na próxima você consegue. Fiquei até preocupado por você ter falado que ja leu 4 vezes e com o teu resumo =/ Eu vou comprar o voucher agora em junho e pretendo prestar no começo do ano que vem. Eu trabalho na área faz pouco tempo, desenvolvo aplicações pra desktop e estou no capityulo 4 do livro ainda, espero que de tempo de ler e assimilar todo conteúdo do livro. Boa sorte pra voce
E quanto mais experiencias de voce e de outros que prestaram ( independente do sucesso ou nao ) serão muito bem vindas
Abraços

LPJava

opa eh galera… obrigado ai… sempre eh bom ler e ouvir algo que motive… po… voltei a estudar voltei estou revisando os assuntos que errei na certificacao e nao passei… muita pegadinhas ate o cap 5 da kathy… muita mesmo… to lendo com mais atenção to no cap 3 :smiley: sucesso a quem ta dando inicio aos estudos ai…Omeganosferatu cara dedicar 2 horas por dia eh suficiente vc nao cansa e produz legal… mesmo… e nao tenha pressa para terminar o livro e talz… esqueca os capitulos seguintes e se preocupe com os que vc ja leu se a ideia ainda ta na mente… hehe eu tive esse problema anciedade de terminar o livro nao pq… hoje leio de outra… forma… na epoca… achava q nao ia dar tempo e talz… ja paguei o boleto… mais pretendo fazer a prova em julho… devido a minha monografia semestre que vem… nao dar para juntar scjp + monografia… nem que 1 dia tivesse 29 horas…

Omeganosferatu

Po camillo valeu a dica, então cara eu devido ao trampo e a faculdade nao tenho dedicado religiosamente 2 horas por dia, mas tenho feito assim " estudo o quanto consigo " … por exemplo ja passei um fds inteiro lendo 3, 4 horas a fio … e quando chegava aquela maleita, eu fechava o livro e descansava, e nos dias de semana sempre que posso dou uma lidinha rapida nos exercicios rapidos ou em algum topico do capitulo atual. Tenho seguido meu ritmo e respeitando meus limites. Valeu pela dicas camillo, e boa sorte pra nós.

rissato

meu voucher vence no fim do ano… to estudando e nem sei qdo eu vou conseguir fazer a prova…
eh isso ae brother, bola pra frente q na proxima vc tá dentro! haha

Metaleiro

[color=darkblue]

Acabei de adquirir o livro SCJP - Java 5 - Bert Bates, Kathy Sierra

Com a leitura e estudo em cima desse livro, fazendo simulados, voces acrededitam ser o suficiente como material de estudo ?

Camilo, quando vocês faz a prova não tinha aquela opção de quando você reprovar fazer outra novamente ?

Como funciona o Voucher, você paga a mais por esse tipo de opção ?

[/color]

LPJava

vejo que vc ta confudido as coisas… a respeito de fazer a prova novamente é uma promoção da sun q so acontece 1 vez no ano… nesse momento se vc comprar o voucher caso nao passe na primeira tentativa vc pode fazer novamente a prova… dentro do prazo de 12 meses desde a data que adquiriu o voucher. essa promoção é valida ate 23/06(se nao me engano).
O voucher é um passporte para fazer a prova so ligar para a sun pedi… ela envia para seu email um boleto vc paga em qualquer agencia, casa loterica etc… e em ate 15 dias vc recebe o voucher o meu levou… 20 dias devido a uns feriado que teve…
Se vc ler apenas o livro nao passa… tem que ler, pratica + pratica + praticar… e ler o bastante tb… pq tem muita questao teorica… mais com a pratica vc absorve a teoria… entender o pq do resultado de cada classe é tao importante que vc saber programar… saber se compila, lança ou nao um exceção… tem muito peso… alias o exame é em cima disso… eu usei e to usando os seguintes materiais:
1 - livro da kathy
2 - guj
3 - livro do searson c/ exercicios para o exame
4 - whizlabs, simulado da sun

tive um score de 57% dos 59% hehe… pretendo fazer ate agosto/07 o exame espero passar… dessa vez. qualquer duvida so gritar.
flw! 8)

anderson.bonavides

Vlw Camilo se vc for doar me da um toq!
To estudando por um livro emprestado e se realmente vc quizer doar da um tok q iria ser muito útil para mim.

Suas dicas foram muito construtivas para mim e me serviu de estimulo para estudar. Vou me dedicar construir meu conograma e meter bronca.

vlw t+
=]

LPJava

anderson.bonavides:
Vlw Camilo se vc for doar me da um toq!
To estudando por um livro emprestado e se realmente vc quizer doar da um tok q iria ser muito útil para mim.

Suas dicas foram muito construtivas para mim e me serviu de estimulo para estudar. Vou me dedicar construir meu conograma e meter bronca.

vlw t+
=]

sim… vou doar… mais estou analisando com os administradores do forum como vamos fazer esse processo de doação, provavelmente apos o CJ2007.

quebrado

Victor_Yuji_Maehira

Parabéns pela humildade Camilo!
Tu ainda vai chegar muito longe!
Grande abraço!

JMan

Desculpe, mas não posso concordar com isso de maneira alguma; SCJP não é difícil, mas tb ta longe de ser fácil agora para mim SCJP foi mais fácil que SCWCD. Acho que SCJP envolve alguma lógica e conhecimento sobre o funcionamento da linguagem, as coisas básicas da linguagem; Já para um SCWCD você tem que ter uma visão bem mais abrangente de um sistema JEE além de saber os detalhes de muitas coisas, enfim tem um número be maior de informação que você deve dominar.

Qnto ao LPJava:

Vai fundo velho, que vc consegue; cada vez que caímos levantamos mais fortes, tenho certeza que você passará na próxima tentativa.

Criado 30 de abril de 2007
Ultima resposta 22 de jun. de 2007
Respostas 45
Participantes 30