Experiência com JSF

4 respostas
Thiagosc

Olá,

Estou estudando novos frameworks e estava dando uma olhada no JSF (que na verdade é uma especificação e não um framework, mas serve para desenvolvimento web).

Alguém tem experiência em projeto com essa tecnologia e poderia dar uma dica de vantagens e problemas encontrados?

4 Respostas

Eduardo_Bregaida

Thiagosc:
Olá,

Estou estudando novos frameworks e estava dando uma olhada no JSF (que na verdade é uma especificação e não um framework, mas serve para desenvolvimento web).

Alguém tem experiência em projeto com essa tecnologia e poderia dar uma dica de vantagens e problemas encontrados?

Uso o MyFaces da Apache, meu é mto rapido desenvolver com JSF, tem mtos recursos, os problemas q vejo é algumas coisas novas q nao funfam direito, mas o JSF é customizavel, assim tem como burlar o problema, to gostando mto de usar…

[]s :smiley:

gilliard_santos

Olá, eu tenho usado JSF nos meu projetos e na minha opiniao é bem pratico. Tem os managed beans, que voce referencia seus atributos numa jsp e quando executa uma action esses atributos ja estao todos povoadinhos. Sem contar que voce trabalha sempre com POJOs, ou seja, voce nao precisa implementar nenhuma interface ou estender classes.
Num mesmo managed bean voce pode colocar varias actions, actionListener, validators, etc, sem ter que criar uma classe para cada um.
O unico momento onde eu acabo implementando interfaces é nos conversores, onde voce converte um objeto para string e vice-versa. Com isso voce pode ligar um input (ou select, qualquer coisa) com um Objeto java do dominio da sua aplicacao. Fazendo isso voce registra no faces-config o seu conversor e o JSF chama ele pra setar no atributo do seu managed bean o objeto de negocio, e nao só a string como é visto no html.
As principais dificuldades é que geralmente as pessoas tentam fazer no JSF da mesma forma como faziam em outros frameworks “like Struts”.
E voce tem q tomar cuidado pois os get’s do seu managed bean sao chamados varias vezes durante o ciclo de vida, entao tome cuidado para nao colocar lógica pesada neles (quando precisar use lazy).
Outras coisas que voce pode ver muitas vezes sao os erros de validacao e erros de conversao, mas conforme voce vai usando e pega o jeito da coisa esses problemas vao sumindo.

E complicado falar assim… as coisas podem ficar maio vagas… mas se tiver mais alguma duvida… algo mais especifico posta aqui também.

Ah, e na minha opiniao, o tomahawk (http://myfaces.apache.org/tomahawk/index.html) nao pode faltar.
Outra coisa que voce pode ir olhando e que na minha opiniao vale a pena é o facelets.
Bom, é isso, qualquer coisa estamos aí…

Daniel_Quirino_Olive

JSF sem uma ferramenta é tão ruim quanto Struts, logo opte desde o começo por uma ferramenta que dê suporte a construção WYSIWYG de JSF (RAD, por exemplo). Além disso, não existe (ainda) um mecanismo padrão para se fazer o binding da camada de visão com a de negócios e algumas ferramentas (como o JDeveloper) induzem você a usar as extensões proprietárias do ADF Faces, o que pode se tornar um problema no futuro (usar o JBoss Seam pode ser uma boa saída para este problema).

Hmmm, acho que só.

gilliard_santos

Utilizando facelets, voce pode escrever o seu jsp só com tags html, e com isso voce pode usar o proprio dreanwaver, Nvu (free) ou front page…
O JDeveloper é bacana pra parte WYSIWYG, mas o editor de código eu achei muito ruim. Tem o JCreator da Sun, que também é muito bom, mas eu uso o dreanweaver e eclipse sem nenhum problema.

Criado 23 de setembro de 2006
Ultima resposta 25 de set. de 2006
Respostas 4
Participantes 4