Experiência com JSF

4 respostas
Thiagosc

Olá,

Estou estudando novos frameworks e estava dando uma olhada no JSF (que na verdade é uma especificação e não um framework, mas serve para desenvolvimento web).

Alguém tem experiência em projeto com essa tecnologia e poderia dar uma dica de vantagens e problemas encontrados?

4 Respostas

Eduardo_Bregaida

Thiagosc:
Olá,

Estou estudando novos frameworks e estava dando uma olhada no JSF (que na verdade é uma especificação e não um framework, mas serve para desenvolvimento web).

Alguém tem experiência em projeto com essa tecnologia e poderia dar uma dica de vantagens e problemas encontrados?

Uso o MyFaces da Apache, meu é mto rapido desenvolver com JSF, tem mtos recursos, os problemas q vejo é algumas coisas novas q nao funfam direito, mas o JSF é customizavel, assim tem como burlar o problema, to gostando mto de usar…

[]s :smiley:

gilliard_santos

Olá, eu tenho usado JSF nos meu projetos e na minha opiniao é bem pratico. Tem os managed beans, que voce referencia seus atributos numa jsp e quando executa uma action esses atributos ja estao todos povoadinhos. Sem contar que voce trabalha sempre com POJOs, ou seja, voce nao precisa implementar nenhuma interface ou estender classes.
Num mesmo managed bean voce pode colocar varias actions, actionListener, validators, etc, sem ter que criar uma classe para cada um.
O unico momento onde eu acabo implementando interfaces é nos conversores, onde voce converte um objeto para string e vice-versa. Com isso voce pode ligar um input (ou select, qualquer coisa) com um Objeto java do dominio da sua aplicacao. Fazendo isso voce registra no faces-config o seu conversor e o JSF chama ele pra setar no atributo do seu managed bean o objeto de negocio, e nao só a string como é visto no html.
As principais dificuldades é que geralmente as pessoas tentam fazer no JSF da mesma forma como faziam em outros frameworks “like Struts”.