Pessoal, estou tendo uma experiência não muito agradável com um provedor de serviço de hospedagem. Como já li por aqui, no geral, esse tipo de serviço é muito ruim com raras exceções. Isso é minimizado proporcionalmente com a experiência do profisisonal que o está contratando; essa, quanto maior, menor é o desgaste. Esse, por já ter bastante bagagem, já sabe como contornar o nível ruim de serviço e talvez leve a melhor.
No meu caso, sou iniciante na tecnologia e estou colocando meu primeiro site no ar, tendo que lidar ainda com esses intemperes, e de forma mais intensa, necessitando de muito auxilio de terceiros. Apesar de estar em formação na tecnologia Java, nem tudo se ensina nos cursos. Mas gostaria poder discernir de forma mais clara esta fronteira entre o que me cabe como profissional e a parte do fornecedor de serviço (talvez seja uma utopia). É esperado que no decorrer do tempo saberei como lidar com esses imprevistos, mas aguardo que seja com a elegância destes profissionais experientes que já estão preparados para o que der e vier.
Penso também que o desafio maior de lidar com serviços de terceiros, é reconhecer que temos um percentual considerável de participação na qualidade do serviço que recebemos. Temos facilidade de identificar uma fragilidade e a dificuldade de fazer parte da solução. Normal em qualquer meio. Com a tendencia do crescimento de aplicativos na rede, talvez a qualidade de serviço melhore, afinal, agora com a qualidade de conexão melhorando, talvez esse quadro mude.
Ainda bem que há fórums como esse rico em informação e de pessoas que, voluntariamente, promovem amadurecimento e passam o que aprenderam para frente.