Pessoal, vcs acham que em pouco tempo uma aplicação Web terá o mesmo nível de experiência do usuário que uma desktop?
Digo isso pq apesar de termos AJAX, JavaFX, etc, tem hora que parece que está tão perto, mas quando vamos nos aprofundar parece que está um pouco mais distante.
Acho que vai demorar um bom tempo ainda, entretanto não me pergunte quanto é EXATAMENTE esse “bom tempo”.
Talvez 5 anos? :roll:
As vezes penso se o usuario realmente quer uma interface desktop no ambiente web. Ou seria melhor partir para um novo paradigma de interatividade?
Muito que vejo é usar componentes aparentemente desktop em pagina RIA, mas ainda longe de ter o poder de interatividade que pode-se atingir num sistema desktop.
Um problema grave que precisaremos atentar é se a rede atual suporta o trafego de aplicações realmente de alto nivel de interatividade. Outro problema é a qtde de requisições que um sistema de alta interatividade vai gerar no servidor.
Acho que “limitado” por esses pontos as interfaces realmente ricas vão evoluir por algum tempo: mudança no paradigma de interatividade e melhoria de infraestrutura.
E aí pessoal!!
Na verdade os usuários nunca estão contentes com nada. E qualquer motivo é um grande motivo para falarem mal do sistema. Eu acredito que devido a esta cultura, ainda estamos um pouco longe disso.
Té mais.
Se falarmos de software comercial, muitas empresas têm redes capazes de suportar requisições a servidores remotos utilizando aplicações DeskTop, via servidor de aplicação ou mesmo diretamente ao banco de dados (este exige um nível de segurança bem maior). O sistema fica mais lento, mas funciona bem. Experiência do nosso próprio software.
Isto seria uma boa opção se não tivesse que ficar instalando JVM nas novas estações. Ou se quando tiver uma nova versão do Java ter que resintalar tudo novamente. Não temos estes problemas com Web, mas não temos o mesmo nível de experiência do usuário.
Será que tecnologias como o SilverLight e JavaFX irão chegar a um ponto de termos um “Web DeskTop”? Particularmente estou meio insatisfeito com o que conseguimos fazer com um browser perto do que fazemos com Desktop. Será uma idéia pra ficar milhonário?
[quote=Java Vinicius Machine]Acho que vai demorar um bom tempo ainda, entretanto não me pergunte quanto é EXATAMENTE esse “bom tempo”.
Talvez 5 anos? :roll: [/quote]
Bem que poderia ser ano que vem… E melhor: sem ser linguagem de script, hehehehe.
Por trás dessa questão está aquela outra “web vai substituir desktop”, não é mesmo? :?:
Bem, você consegue imaginar sua IDE preferida (Eclipse, NetBeans, Visual Studio) rodando num navegador? :roll: Só um exemplo entre tantos.
[quote=Evan Summers]iTunes is a desktop/internet app. Expect to see more such apps, ie. “internet apps” which are also “desktop apps” - that run outside the browser rather than within it.[…]
One can try to emulate desktop apps with web apps, but you’ll never get a richer, more responsive user experience, with the same multitude of features…[/quote]
Citações extraídas desse texto.
[quote=celsomarcos]E aí pessoal!!
Na verdade os usuários nunca estão contentes com nada. E qualquer motivo é um grande motivo para falarem mal do sistema. Eu acredito que devido a esta cultura, ainda estamos um pouco longe disso.
Té mais.[/quote]
O pior é que muitas vezes eles têm razão, hein? :lol:
[quote=marciosantri]…
Isto seria uma boa opção se não tivesse que ficar instalando JVM nas novas estações. Ou se quando tiver uma nova versão do Java ter que resintalar tudo novamente. Não temos estes problemas com Web, mas não temos o mesmo nível de experiência do usuário.
…[/quote]
Para isso existem os thin clients.
Sobre interatividade, como a própria filosofia de um browser limita certas ações, a experiência WEB vai demorar para ser uma em Desktop. Quando repensarem na arquitetura inteira, para poder se aproveitar o melhor dos dois mundos, eu acho que usarão parte do conceito de thin client, fazendo com que a preocupação principal fique com o servidor e o cliente não precise “perder o fôlego”.
Até!
Caso os usuários encham muito o saco:
http://www.willitblend.com/videos.aspx?type=unsafe&video=novell
Até!