Experiência no uso de Cassandra

Pessoal, tudo bem?

Gostaria de saber a opinião de vcs sobre uma iniciativa que estou começando. Ela consiste em usar o Cassandra para persistir dados inerentes a navegação em meu site (features de um CRM).

As minhas perguntas são: é um canhão para matar uma mosca? é preciso partir de uma modelagem? as APIs que manipulam os dados no Cassandra, são boas?

Um abraço

Olha o Cassandra possui diversos benefícios:
Elasticidade, escalabilidade horizontal, tolerância a falhas, etc.

Sobre se é um bom uso, depende do número de usuários além da frequência com que esses dados são recuperados e inseridos.

Sobre modelagem, ela será bem diferente da que se usa normalmente no banco relacional.
Uma boa prática nesse caso, por exemplo, seria o id ser o nickname do usuário e os demais campos serem os campos do menu.
Sobre api o número é bem pequeno em relação aos SQL:
http://wiki.apache.org/cassandra/ClientOptions/
As que eu acho bem legais são: O hector e o easy-cassandra.

Para o uso do menu eu acho meio estranho. eu colocaria as informações de um objeto com um escopo de sessão.

Por partes…rs

[quote=otaviojava]Olha o Cassandra possui diversos benefícios:
Elasticidade, escalabilidade horizontal, tolerância a falhas, etc.

Sobre se é um bom uso, depende do número de usuários além da frequência com que esses dados são recuperados e inseridos.
[/quote]
Eu interpreto que o foco é o alto volume, certo?

Essa parte eu não entendi muito bem…se eu quero saber em que o usuário navega (utilizando os clicks), qual é a abordagem que vc tá propondo?

[quote=otaviojava]
Sobre api o número é bem pequeno em relação aos SQL:
http://wiki.apache.org/cassandra/ClientOptions/
As que eu acho bem legais são: O hector e o easy-cassandra.

Para o uso do menu eu acho meio estranho. eu colocaria as informações de um objeto com um escopo de sessão.[/quote]
Vi que vc tem um projeto seu, o que coloca como diferencial para a adoção?

Um abraço

Eu interpreto que o foco é o alto volume, certo?
R: exato. Caso vc não lide com um alto volume de dados, não vale a pena o seu uso.

Essa parte eu não entendi muito bem…se eu quero saber em que o usuário navega (utilizando os clicks), qual é a abordagem que vc tá propondo?

R: Na verdade não entendi bem o que você quer salvar em relação ao menu, mas uma boa prática é usar a chave para buscar as informações no banco. Por isso, sugeri que essa chave seja o nick do usuário.

Vi que vc tem um projeto seu, o que coloca como diferencial para a adoção?
R: Ele é bastante simples, usa anotações, semelhante ao jpa e hibernate, tem muita documentação e exemplos.

Novamente, eu agradeço pelas respostas…
Nem sei se vou usar, mas, vi que JDK 7 é premissa para usar o seu FMK.

Meu projeto roda na JDK 6, ainda.

Um abraço

[quote=felipeguerra]Novamente, eu agradeço pelas respostas…
Nem sei se vou usar, mas, vi que JDK 7 é premissa para usar o seu FMK.

Meu projeto roda na JDK 6, ainda.

Um abraço[/quote]
Isso não é mais problema.
Foi feito um downgrade para a versão 6 da jvm.
Estamos atualizando a documentação agora.
Existe alguns novos recursos para a versão 1.1.0

Paralelamente às questões técnicas, você acha que agrega utilizar o Cassandra para por no CV?

Olha todo conhecimento é válido e o Cassandra é um deles.
Você pode fazer vários experimentos em casa, fazer pequenos projetos para explorar a ferramenta, tecnologia, linguagem, framework etc.
Mas tem que tomar cuidado ao usar no trabalho, não se pode fazer o ambiente de trabalho como um laboratório, muito menos um projeto em produção como cobaia.
O maior princípio de uma tecnologia é saber quando usar-la.

Relaxa, man, nesse casso o projeto e o trabalho são meus!
:wink: