ExperiÊncia x Certificação

To querendo tirar a certificação, mas tenho ouvido que é bom ter uma certa experiência antes de fazer a prova.

O que vcs acham.
:lol:

Não diria que é bom, diria que é fundamental!

Toda experiência que vc tiver será pouca para tirar a certificação.
Não sei como vc dimensiona esta “certa experiência”, mas tenho ao longo dos últimos 7 meses me preparado para a certificação e ainda não me considero pronto.

Além da experiência com a linguagem em si e toda a parte teórica, é fundamental vc fazer simulados, testes e tudo mais… até mesmo pra vc pegar “o jeito” de fazer a prova verdadeira.

[quote=sronald]Não diria que é bom, diria que é fundamental!

Toda experiência que vc tiver será pouca para tirar a certificação.
Não sei como vc dimensiona esta “certa experiência”, mas tenho ao longo dos últimos 7 meses me preparado para a certificação e ainda não me considero pronto.

Além da experiência com a linguagem em si e toda a parte teórica, é fundamental vc fazer simulados, testes e tudo mais… até mesmo pra vc pegar “o jeito” de fazer a prova verdadeira.[/quote]

pois é eu entendo.

alguuém mais tem alguma opinião?

Xi, vai ser aquela coisa do tipo “para ter experiência é preciso ter um emprego ou estágio, mas para arranjar um emprego ou estágio eu preciso da certificação” - igual ao esquema do biscoito Tostines - então o melhor é estudar um pouco, fazer os simulados, passar no exame (não é um bicho de 7 cabeças) e nesse meio tempo batalhar o emprego ou estágio.

rs… ja tenho um trabalho… hj estou em um projeto java mas por enquanto nao rolou nenhum tipo de implementação estou soh estudando esperando o momento certo.
mesmo assim vc acha melhor estudar um poko e fazer? ou esperar um poko?

Quem espera sempre “cansa”. Vai estudar!

Não precisa de experiência pra tirar certificação, só precisa estudar muito (o que não é a mesma coisa de ter experiência).

Tem muita gente com certificação que se enrola todo na “vida real”.

[]'s

Rodrigo C. A.

Experiência ajuda mas não é tudo! Estudando bem você passa na prova! :mrgreen:

Ambos

eu aprendi a mexer com java esse ano, e em dezembro pretendo tirar a certificação, desde julho eu jah to estudando pra certificação, agora comprei alguns livros pra mim me dedicar e tal e espero que eu consiga a certificação

nunca trabalhei com programação, nunca tive nenhuma experiência de estágio em uma empresa de software… mas acredito q eu consiga ir bem…

foda q akih na minha cidade nenhuma empresa de software trabalha com java, akih eh soh delphi na veia (eca)

agora naum sei como q vai ser pra mim essa certificação… primeiro se vou conseguir neh, e segundo, caso consiga, o q sera de mim pós certificação :stuck_out_tongue:

Acho que a questão da experiência é muito pouco relevante, o que você tem que fazer mesmo, é comprar bons livros, pegar bons materias na internet e ficar estudando, pelo menos uns 3 meses.

A certificação em Java hoje em dia, está sendo muito bem aceita no mercado de trabalho. Vale a pena sim, ficar estudando, pra conseguir a certificação!

Estou com o Rafael.

A primeira certificação da sun certifica Programadores. Isso quer dizer que voce deve saber programar em java, conhecer a linguagem e suas particularidades não implica necessáriamente que você saiba desenvolver. Assim, um cara certificado não prova que ele é desenvolver.
E é por isso que existe a segunda certificação da sun que certifica desenvolvedor. Ai sim necessita-se de experiencia, de tempo com a bunda da cadeira programando e coisas desse tipo. Mas até lá, se preoculpe com os livros, com as pesquisas … experiencia vem depois!