Experiência x Nível superior!

Será que isso pode ser discutido!?!?

Uma pessoa com um curso em Java que trabalha no ramo da programação vale mais do que uma pessoa que tem apenas o Nível superior !!

conto com vocês!
vlw
abs

Todos temos o mesmo valor.

Depende do que a empresa necessita, mas na maioria das vezes a preferencia é por experiencia, porém, todavia, entretanto, se vc tem nivel superior, podemos supor que vc tem alguma base de alguma coisa. As vezes se a pessoa estuda em casa conheçe muita coisa.

tudo depende de cada um.

O nível superior ajuda muito em relação ao potencial também. Geralmente, é mais fácil ensinar coisas para quem tem mais base.

O seu contratador não saberá se você é inteligente ou na hora que tiver selecionando currículos, portanto, a faculdade continua sendo um excelente diferencial.

[quote=ViniGodoy]
O seu contratador não saberá se você é inteligente ou na hora que tiver selecionando currículos, portanto, a faculdade continua sendo um excelente diferencial.[/quote]

Concordo mais acredito que uma das coisas que eles mais olham também e a experiência !
acaba ganhando mais créditos!
Concorda??

O curso superior não foca a programação e sim os fundamentos da computação. Computação não tem nada a ver com programação, tanto é que fazer cálculos numa folha de papel já é uma forma de processamento.

Uma pessoa pode entender muito de uma linguagem, e precisar desenvolver um sistema de visão artificial(como o do spirit, em marte).
Se ela não entende sinais e sistemas digitais, não está apta a resolver esse problema.

A mesma coisa para um mecanismo busca que precisa implementar GAs, Redes Neurais, e por ae vai…

O curso superior se preocupa com isso.

A linguagem(olhando pelo lado da programação) se aprende lendo livros, ou em algum curso.

[quote=UMC]Concordo mais acredito que uma das coisas que eles mais olham também e a experiência !
acaba ganhando mais créditos![/quote]

Com certeza. Muitas vezes se a pessoa tem um ou dois anos de experiência e trabalhou em projetos interessantes, qual faculdade ou curso ele cursou acaba contando pouco. Entretanto, não ter nenhuma faculdade pode dificultar, mesmo com experiência.

Em empresas maiores, você pode ocupar um cargo mais baixo (como o de técnico), só por não ter uma faculdade. E elas podem ser bem relutantes em dar promoção para quem não cursou. É uma forma de reconhecer o esforço pessoal em melhorar a técnica profissional.

Não estou dizendo que não seja possível se destacar ou ser competente sem faculdade. É sim, e quem se dedicar realmente consegue até ocupar cargos melhores de alguém que não se dedica, mas tem diploma. Só estou ressaltando que a faculdade abre portas e facilita as coisas.

É praticamente impossível ocupar um lugar na área acadêmica sem faculdade.

É uma discussão longa…

Concordo com o colega, depende da empresa .

Agora pelo que vejo as vagas predominantemente tem pedido curso superior - completo ou em andamente .

Acho que deve-se ter os dois , no meu caso tenho experiência mas ainda não fiz o curso superior - vou fazer o mais rápido possível , muitas oportunidades não pude pegar por isso . Sinto uma falta de embasamento teórico em alguns assuntos que posso preencher com estudo mas não se iguala a um curso superior .

Além de várias outras coisas a faculdade mostra um universo muito amplo de conhecimento.

Conselho ao colega que levantou a discussão : se vc não tem adquira a maior experiência possível , aprenda o máximo que puder sozinho e não deixe de fazer o curso superior.

[]'s

Luiz Renato

[quote=ViniGodoy][quote=UMC]Concordo mais acredito que uma das coisas que eles mais olham também e a experiência !
acaba ganhando mais créditos![/quote]

Com certeza. Muitas vezes se a pessoa tem um ou dois anos de experiência e trabalhou em projetos interessantes, qual faculdade ou curso ele cursou acaba contando pouco. Entretanto, não ter nenhuma faculdade pode dificultar, mesmo com experiência.

Em empresas maiores, você pode ocupar um cargo mais baixo (como o de técnico), só por não ter uma faculdade. E elas podem ser bem relutantes em dar promoção para quem não cursou. É uma forma de reconhecer o esforço pessoal em melhorar a técnica profissional.

Não estou dizendo que não seja possível se destacar ou ser competente sem faculdade. É sim, e quem se dedicar realmente consegue até ocupar cargos melhores de alguém que não se dedica, mas tem diploma. Só estou ressaltando que a faculdade abre portas e facilita as coisas.

É praticamente impossível ocupar um lugar na área acadêmica sem faculdade.[/quote]

Creio que nem praticamente. Impossível mesmo. Alguns cargos requerem phd.

Não sem dúvida a faculdade abre muitas portas!
eu pretendo fazer sim uma faculdade , assim que sair do colégio! rsrs “me formo esse ano, e ano que vem gogo Faculdade”

Mas hoje em dia muitas pessoas tem Nível superior e não sabem de nada fizeram só por fazer!
A empresa contrata uma pessoa dessa e percebe que ela não sabe de nada! acaba optando por quem tem experiência!
eu penso assim mas posso esta enganado!!
sem dúvida você tendo os dois está de bom tamanho!

vlw

No meu ponto de vista Experiência x Nível SUperior devem andar juntos…

Afinal um depende do outro… de que adianta entender MUITO de linguagem de programação
e nao entender de outros fundamentos que um curso superior fornece principalemente em questoes
de engenharia de software, uml, e por ai vai…

[quote=luiz_renato]É uma discussão longa…

Concordo com o colega, depende da empresa .

Agora pelo que vejo as vagas predominantemente tem pedido curso superior - completo ou em andamente .

Acho que deve-se ter os dois , no meu caso tenho experiência mas ainda não fiz o curso superior - vou fazer o mais rápido possível , muitas oportunidades não pude pegar por isso . Sinto uma falta de embasamento teórico em alguns assuntos que posso preencher com estudo mas não se iguala a um curso superior .

Além de várias outras coisas a faculdade mostra um universo muito amplo de conhecimento.

Conselho ao colega que levantou a discussão : se vc não tem adquira a maior experiência possível , aprenda o máximo que puder sozinho e não deixe de fazer o curso superior.

[]'s

Luiz Renato[/quote]

Sim, tudo depende exclusivamente do aluno. Existem pessoas que conseguem terminar uma universidade completamente anuladas de conhecimento.

O bom da universidade é que ela te dá uma visão mais ampla.

Se não tem curso superior o seu salário com certeza será menor, pode ter a experiencia que for.
E vai dificultar arrumar emprego também…

Vai fazer o curso superior pq vc vai perder demais de nao tiver… nao perca tempo…

[quote=UMC]Mas hoje em dia muitas pessoas tem Nível superior e não sabem de nada fizeram só por fazer!
A empresa contrata uma pessoa dessa e percebe que ela não sabe de nada! acaba optando por quem tem experiência!
eu penso assim mas posso esta enganado!! sem dúvida você tendo os dois está de bom tamanho![/quote]

Sim, fazer faculdade não é sinonimo de obter conhecimento. Faça nas coxas e você realmente terá menos chance do que quem não fez. Entretanto, em entrevista de emprego, vai estar lá também quem fez a facul, adquiriu certa experiência em estágio e levou a sério. E esse cara, provavelmente, vai levar a vaga. E tomara que ele seja você.

Uma dica: Evite fazer estágio dentro da própria faculdade, a menos que seja numa área que realmente valha a pena. Estagio como monitor de laboratório, por exemplo, dificilmente será reconhecido como experiência profissional. Melhor ainda é se você conseguir um estágio numa grande empresa, na sua área. A maior parte das contratações de empresas desse tipo vem do estágio.

[quote=UMC]Será que isso pode ser discutido!?!?

Uma pessoa com um curso em Java que trabalha no ramo da programação vale mais do que uma pessoa que tem apenas o Nível superior !!

[/quote]

Primeiro vc precisa definir o que significa “valer mais”.

[quote=ViniGodoy][quote=UMC]Mas hoje em dia muitas pessoas tem Nível superior e não sabem de nada fizeram só por fazer!
A empresa contrata uma pessoa dessa e percebe que ela não sabe de nada! acaba optando por quem tem experiência!
eu penso assim mas posso esta enganado!! sem dúvida você tendo os dois está de bom tamanho![/quote]

Sim, fazer faculdade não é sinonimo de obter conhecimento. Faça nas coxas e você realmente terá menos chance do que quem não fez. Entretanto, em entrevista de emprego, vai estar lá também quem fez a facul, adquiriu certa experiência em estágio e levou a sério. E esse cara, provavelmente, vai levar a vaga. E tomara que ele seja você.

Uma dica: Evite fazer estágio dentro da própria faculdade, a menos que seja numa área que realmente valha a pena. Estagio como monitor de laboratório, por exemplo, dificilmente será reconhecido como experiência profissional. Melhor ainda é se você conseguir um estágio numa grande empresa, na sua área. A maior parte das contratações de empresas desse tipo vem do estágio.[/quote]

vlw
vou guardar isso!

No meu caso eu tenho um curso de Java SE POO! e vou completar 1 ano de formação e vou completar 6 meses de trabalho!
isso é bom!?!? acredito eu que seja!
vlw
abs

[quote=UMC]Não sem dúvida a faculdade abre muitas portas!
eu pretendo fazer sim uma faculdade , assim que sair do colégio! rsrs “me formo esse ano, e ano que vem gogo Faculdade”

Mas hoje em dia muitas pessoas tem Nível superior e não sabem de nada fizeram só por fazer!
A empresa contrata uma pessoa dessa e percebe que ela não sabe de nada! acaba optando por quem tem experiência!
eu penso assim mas posso esta enganado!!
sem dúvida você tendo os dois está de bom tamanho!

vlw[/quote]

Esse fazer só por fazer é grande maioria nas instituições. Porque boa parte da população pensa no diploma em si como ferramenta de emprego. Ae temos essa gama de péssimos profissionais(se é que podemos chamar de profissionais), nas mais diversas áreas.

Estudo deve ser levado a sério. Se for fazer faculdade tem que pegar pra valer, senão, realmente é perda de tempo.