Andei dando uma pesquisada, mas ainda assim fiquei com muita dúvida sobre o laf. Será que alguém pode me ajudar e explicar como funcionar o laf no netbeans 6.5
Estou tentando deixar um soft que estou criando com o tema do substance, mas não estou conseguindo instalar ele no netbeans e nem rodar a aplicação com o tema.
Para usar o Substance (ou qualquer outro Look-And-Feel), inclua os arquivos JAR específicos no seu projeto e o seguinte trecho de código antes de criar sua primeira janela gráfica:
J
joyle
Hum… até aí tudo bem, mas como faço pra deixar o netbeans com o cara dos temas do substance??? porque se eu desenhar as janelas com o padrão do netbeans, na hora de rodar com o laf do substance dá diferença… aí preciso ficar executando pra saber a diferença e concertar…
R
roger_rf
Segue abaixo como mudar o look-and-feel do NetBeans:
Mas há uma maneira mais fácil de testar suas janelas com vários look-and-feels Para começar, é preciso “instalar” o look-and-feel. No NetBeans, entre no menu Tools -> Palette -> Swing/AWT Components. Surgirá a janela Palette Manager, repare que uma das categorias na lista à esquerda se chama “Look and Feels”. Use o botão “Add from JAR” ou “Add from Library” para selecionar o look-and-feel que lhe interessa, e instale-o sob a categoria “Look and Feels”.
Em seguida, ao editar um formulário, basta selecioná-lo na janela Navigator (é o item [JFrame], [JDialog] ou [JInternalFrame], conforme o caso), clicar nele com o botão direito e entrar no menu Preview Design, selecionando em seguida o look-and-feel em que quiser visualizar o formulário.
J
joyle
valeu cara… vou testar e te falo… valeu mesmo…
J
joyle
Depois de muito vasculhar… consegui entender como funciona o laf, mas quando incluo o substance.jar no projeto e faço a referencia : UIManager.setLookAndFeel("org.jvnet.substance.skin.SubstanceAutumnLookAndFeel");
ele roda com o tema mas fica sem um monte de coisas, só aparece a tela principal do sistema… perde o menu e não consigo nem chamar os forms por atalho de teclado…
como faço?
R
roger_rf
Pesquisei um pouco e parece que o NetBeans não se dá muito bem com o Substance. Melhor usar a dica que passei do Preview Design, já que a IDE não fica instável.
J
joyle
hum… existe algum laf que se dá bem com o netbeans??? eu estava querendo usar o Nimbus, mas ele é muito pesado.
Como meu cliente tem umas máquinas meio antigas, fica difícil fazer usá-lo.
Se houver algum outro laf que possa usar me indiquem…
valeu…
R
roger_rf
Na plataforma Windows, até onde sei o NetBeans pode ser usado sem problemas com o look-and-feel padrão do Windows e o Metal. Quanto ao Nimbus, não tenho certeza. Mas a função Preview Design deve funcionar bem com qualquer look-and-feel. E, se é desempenho que você procura, é melhor ficar o padrão do Windows ou o Metal mesmo.
Talvez a instalação do Java mais novo (versão 6, update 14) lhe traga melhorias de desempenho, minha percepção é que as aplicações ficaram um pouco mais rápidas, embora eu não tenha números nem métodos para comprovar isso.
J
joyle
hum… legal… no meu caso, não uso windows. Uso o Debian Lenny como SO. Vou baixar a nova versão para ver se realmente está melhor… eu uso a update 13 (acho que é isso mesmo).
roger, valeu mesmo pela atenção. acho que vou ter mesmo que ficar com o laf metal… até que o as outras versões do java tragam outro laf por padrão que nem o nimbus e o gtk.
Por enquanto vou testar somente o quaqua mesmo… que foi o que ficou melhor, com poucos erros.