Explicação sobre o que é Maven

Pessoal, iniciei em uma empresa e estou trabalhando com JSF. O projeto usa Maven.
Conheço projetos web de forma bem básica e não conheço o Maven. Li umas dicas no fórum e no site da apache, mas ainda não entendi direito.
Eu gostaria apenas de uma explicação detalhada sobre o que é o Maven e pra que serve exatamente. Obrigado.

O maven faz gerencia de dependencias do projeto, e gerencia a ciclo de vida do projeto e as etapas para construção do mesmo

por padrão, limpar, compilar, testar, empacotar, distribuir

Felagund, quando eu crio um projeto no eclipse, por exemplo, eu instalo o Maven no eclipse como um plugin? Como é feita essa gerência de dependências, ciclo de vida, etc que vc mencionou? Só detalhes teóricos mesmo.
No projeto aqui, tem o Maven já configurado, nem sei como é usado. vlw.

[quote=Winthorp]Felagund, quando eu crio um projeto no eclipse, por exemplo, eu instalo o Maven no eclipse como um plugin? Como é feita essa gerência de dependências, ciclo de vida, etc que vc mencionou? Só detalhes teóricos mesmo.
No projeto aqui, tem o Maven já configurado, nem sei como é usado. vlw.
[/quote]

Vou tentar resumir aqui pq o maven é gigantesco.

Ele é paseado em convenção ao invez de configuração. existe um padrão, e você com uso de plugins pode moldar o ciclo de vida do seu projeto, tudo é baseado no arquivo pom.xml, no caso qdo vc faze um limpar e contruir (Clean and Build) ele executa todo o clico de vida do seu projeto.

Não sei a quantas que anda o plugin para o Eclipse, não consegui instalar nas versões mais recentes =/ , vc pode usar a linha de comando para criar o projeto baseado no maven, só dar uma olhada pelo mundo afora que acha :stuck_out_tongue:

A gerencia de dependencias evita aquela maldita pasta lib com os jars da sua aplicação tudo dentro, ou entar ficar passando uma biblioteca pra um cara, pra depois descobrir que a versão usada é diferente da que vc passou pra ele, etc. Ele so armazena o identificador da biblioteca (artefato), no arquivo pom.xml e faz download do repositorio remoto para sua maquina, c vc quiser mudar a versão, basta ir no pom e alterar a versão do mesmo.

se vc já tem faça um teste, execute um mvn clean install na pasta do projeto.

1 curtida

Então com a gerência de dependências, ao invés de criar uma pasta lib e acrescentar os .jars do JSF, por exemplo, eu configuraria o pom.xml para referenciar essas libs?

Isso ai, exatamente isso.

Muito bom o post!

Tb tinha essa dúvida sobre o Maven!

Vlw pelas dicas Felagund, vou pesquisar uns tutorias para ver como configurar.

Olá pessoal, sei que esse post é um pouco antigo, porém como comecei a estudar o Maven esses dias, acredito que minha dúvida se encaixa perfeitamente nesse post.

Li em um site que o Maven nos ajuda a baixar os jars para o repositório. Como é feito esse processo?

Grato.

Cara estou com a duvida que tem um camarada irá me explicar porém segue um passo-a-passo que peguei com ele, acho que já ajudará muito.

Leia mais em: Construa aplicações com Maven e RichFaces http://www.devmedia.com.br/construa-aplicacoes-com-maven-e-richfaces/28643#ixzz2f4Erj1mj

abraço e deixo claro que sou iniciante e infelizmente as tuas duvidas com certeza serão as minhas.

abraço e assim que aprender mais eu posto aqui no forum

tenho um material mais completo que este, porém muito grande não caberia aqui, quem tiver interesse me responda com o email que envio com prazer!!!

alcduck, se for possível me envie o material do maven. Tentei de mandar por MP, mas ficou dando erro. Envie para leoaraujo.ti@gmail.com

Grato.

Também não consegui enviar mp, será algum problema no site do GUJ?

alcduck, também gostaria de saber mais sobre o Maven. Se puder envie o material para netsiscom@gmail.com

Grato,

Carlos

Não querendo ser chato, nem dar uma de moderador, mas esse lance de ficar reupando topico, postando o email, pois alguem disse que enviaria deveria ter nas regras do fórum tb algo que evitasse isso…

Por exemplo: Nao postar algo do tipo “passe o email que eu envio”, caso o problema seja tamanho, hospede em algum lugar e mande o link

Gostaria de ter acesso a este material tbém, desde já sou grato!
fkandido@hotmail.com