explicação sobre objectos e metodos

8 respostas
N

bons dias

estou-me a iniciar em java comprei um livrinho mas n consegui compreender muito bem a questão dos objectos, ou seja

o que são objectos para que serverm e como se definem no codigo ???

depois existia os metodos que também não compreendi, mas metodos seria a execução de determinadas funções…

alguem me pode explicar um pouco melhor o que é objectos para que servem e como se definem no codigo ???

obrigado

8 Respostas

eduardo_lopes

Acho que um bom livro de OO é melhor do que vc tentar compreender a linguagem de cara. Procure um livro que ensine OO usando Java isso será muito bom pra vc diante de suas dúvidas.

Objeto: contém métodos e atributos.
Atributos: são características do objeto
Métodos: ações executadas pelo objeto

Ex. típico:
Objeto: Carro
Atributos: Cor, marca, modelo
Métodos: Ligar, Andar, TrocarMarcha, etc…

pn_cuza

Falando de forma bem bizarra:
:arrow: Atributos são as suas variaveis
:arrow: Metodos são as suas funções
:arrow: Objetos são tipos de variaveis criados por vc

Vc cria uma variavel menu (objeto), um link seria um atributo e quando Vc passa o mouse por ele e ele aparece seria um metodo

Tendeu?

danieldestro

Sendo um pouco acadêmico.

Classes são as fábricas de objetos, ou então, são a descrição de um conjunto comum de entidades, com as mesmas características e comportamento.

Objetos são instâncias de uma classe, ou seja, são representação de entidades, sejam concretas (um carro, uma pessoa) ou abstratas (conta bancária, conta a pagar).

Os objetos tem suas características (atributos) e comportamento (métodos) definidos pela classe, que é a definição de um tipo.

Os métodos, serve para executar uma certa funcionalidade e, em conjunto com outros métodos, pode executar uma tarefa completa.

N

tá um pouco teorico e em termos praticos ???

num codigo java onde estaria o objecto como seria o atributo e como se faria um metodo ???

Jair_Rillo_Junior

Bem simples.

Uma classe

public class Carro {
  private int numeroPortas; //Atributo
  private String modelo; //Atributo
  public void ligarCarro() {....} // Método
  public void desligarCarro() {...} //Método
}

Supondo que você tenha uma outra classe e queria criar um objeto da classe Carro

public class Principal {
  private Carro carro = new Carro(); //Criamos um objeto carro do tipo Carro
  carro.ligarCarro(); //chamamos um método desse objeto e por ae vai
  private Carro fusca = new Carro(); //criamos um outro objeto chamado fusca mas da mesma classe Carro;
}

[/code]

N

obrigado esse exemplo foi bom

esses metodos entao funciona como as funções em C mas funções dentro das classes

e esses metodos podem ser chamados com o objecto . nome_do_metodo

valeu

so ouve um conjunto de privates e public que ainda n compreendo mas vou ler um pouco mais para compreender…

obrigado

om1

Caso você queira comprar um livro para aprender os conceitos de OO e Java, recomendo Beginning Java Objects: From Concepts to Code

Me ajudou bastante quando eu estava começando…

danieldestro
public class MinhaClasse {
  private int atributo1;
  private String outroAtributo;

public void umMetodo() {
    //sua implementação vai aqui
  }

public String outroMetodo() {
    return outroAtributo;
  }
}
Criado 14 de setembro de 2004