Então eu n sei, por que eu gero o .jar certinho dele, quando eu abro todas as classes e arquivos estão dentro dele, é a primeira jframe abre certinho, é como se o db n funciona-se… alguem sabe se precisa da um start dentro dele para ele funcionar ?
então me ajuda por favor, como eu vou colocar um log ou debugar se isto acontece dentro do .jar, a aplicação está funcionando normalmente quando eu rodo ela no eclipse, conecta faz tudo bonitinho, o problema esta na hora que eu exporto como.jar… parece que o db n funciona :s
Cara, tu terás que editar tua classe antes de montar o jar. Edite ela colocando nem que seja um JOptionPane.showMessage() no lugar aonde supostamente esta dando a exceção. Sem isso fica dificil saber o que pode ser. Só com um stacktrace do erro pra saber isso.
Cara, uma solução simples seria tu colocar o jar do hslqdb no path da máquina ou rodar desta forma:
java -classpath “c:\diretorio do hsqldb\hsqldb.jar” teupacote.TuaClasseMain
O problema de se usar assim é que tu não vai poder distribuir somente o jar da tua aplicação. Mas se tu quer rodar apenas na tua máquina vai funcionar.
Seguinte abra o jar do hsqldb com o winrar (por exemplo), depois descompacte ele e tu verá que se criou uma estrutura de diretórios que na real sao os pacotes do bagulho. É só tu colar essa estrutura toda na raiz do teu projeto do eclipse. Na hora que tu gerar o jar eles irao junto no teu jar como se fizessem parte da tua aplicação. O unico problema disso será que, a cada nova versao do banco tu tera que fazer esse processo e distribuir teu jar de novo.
Cara, só terá um porém. Teus arquivos financeiro.properties e financeiro.script ficarão sempre fora do jar, pois são arquivos usados pelo banco. Isso não tem como resolver.
O que tu podes fazer é criar uma classe java que contem todas insercões das tabelas base pro sistema funcionar e na hora que o cara rodar pela primeira vez o sistema tu roda esse script e salva o banco por exemplo num “C:\Documents and Settings\Perfil do usuário”.
De resto eu só descompactei o hsqldb.jar e coloquei os class dele junto no teu jar. É como se o banco fizesse parte do teu sistema.