Pessoal, faz um tempo que costumo gerar .jar mas dessa vez é diferente, tenho que exportar as bibliotecas juntas. Uso Eclipse 3.4 e já tentei de tudo e não da certo. Criei uma pasta “lib” na pasta do projeto e importei os jars pra lá. Depois fui ao menu “project/properties/Java build path/libraries” e adicionei os jars, em seguida fui na aba “order and export” e selecionei os jar que deveria ser exportados mas quando gero o jar a pasta lib nem é gerado dentro do jar quanto mais as bibliotecas( .jar também).
Uso três bibliotecas:
MySqlConnector >> Para conectar ao mysql
looks >> é uma biblioteca que achei para aplicar uns look and feels legais.
JCalendar >> é um componente de calendário
Sei que falar o que são as bibliotecas não ejuda em nada… :lol: :lol: :lol: :lol:
Alguém já passou por isso ou sabe responder?
vlw! :thumbup: :thumbup: :thumbup:
Cara, já passei por isso com uns trabalhos de computação gráfica na faculdade. Utilizando o Ant, até que deu pra jogar dentro de um só .jar as bibliotecas que eu utilizava, mas eu não consegui adicionar essas bibliotecas no classpath em runtime. Acho que isso realmente não é possível.
Solução que encontrei: distribua a sua aplicação em uma pasta, contendo todas as lib’s necessárias para rodar sua aplicação.
Como conhecimento bom é conhecimento compartilhado, ai vai a solução que encontrei:
Exporte seu jar (testado no Eclipse) mesmo sem as bibliotecas. Crie uma pasta e coloque todas as suas bibliotecas, descompacte-as com um descompactador qualquer, vão surgir várias pasta que são suas bibliotecas (.jar) descompactadas. Depois de descompactar as bibliotecas, abra o jar do seu projeto com um descompactador (somente abirir com o descompactador e não descompactar, botão direito, abrir com…) , selecione todas as pastas das suas bibliotecas e arraste pra dentro do seu jar (que vai estar sendo exibido no descompactador), o descompactador percebera que o arquivo compactado (.jar) foi modificado e perguntara se deseja atualizar e recompactar, sim. Pronto, o jar contém as bibliotecas dentro da classpath dele.
Resumo: Adicionar as bibliotecas dentro do jar consiste em descompacta-las e adicionar ao seu jar, recompactar tudo junto e pronto.