soube que possso criar um arquivo .jar pelo eclipse do meu programa, em export, como faço isso ???
tenho um arquivo .java e um .jar necessarios para executar o programa.
soube que possso criar um arquivo .jar pelo eclipse do meu programa, em export, como faço isso ???
tenho um arquivo .java e um .jar necessarios para executar o programa.
File --> export --> JAR File --> Seleciona as opções
Olá, você deve fazer o seguinte: click com o botão direito do mouse no seu projeto e em seguida no menu q vai aparecer click em export, selecione a opção JAR file e va para o proximo passo, aqui vc seleciona para exportar os arquivos .class e se preferir os .java tambem, logo abaixo seleciono o local onde sera criado o arquivo .jar, nao esqueça de dar um nome a ele, va para o passo seguinte e selecione a opçao que ele ira criar o arquivo Manifest altomaticamente, e expecifica logo abaixo qual é a sua classe principal e presione finish.
este é o procedimento que uso para criar meus .jar.
flw.
Ola phill, fiz da maneira que voce descreveu, muito obrigado, deu certo, ele criou um arquivo .jar e um manifest.mf .
Só tó com um problema, neste meu programa eu selecionei o projeto, botao direito, properties, em java bulid path, na aba libraries, adicionei um add external jars que esta na mesma pasta onde tenho os arquivos .java do meu projeto.
Dae quando exporto para um arquivo .jar e executo, da um erro que esta vinculado ao jar que eu adicionei ao projeto.
Tenho que por esse .jar que eu adicionei manualmente na hora de criar o meu .jar ??? como faço isso ???
Obrigado…
sera que alguem pode me ajudar, quando executo pelo eclipse o programa funciona, quando gero um .jar pelo eclipse, nao funciona mais o programa …
ja coloquei o arquivo .jar no manifest.mf, em classpath …
mesmo assim nao funciona …
[quote=“marcoscorso”]sera que alguem pode me ajudar, quando executo pelo eclipse o programa funciona, quando gero um .jar pelo eclipse, nao funciona mais o programa …
ja coloquei o arquivo .jar no manifest.mf, em classpath …
mesmo assim nao funciona …[/quote]
Qual erro ocorre ? detalhe melhor o processo…
quando eu executo o arquivo .jar exportado pelo eclipse não consigo conectar com o postgres ( o programa eh so para acessar o postgres - tipo uma tela de login com usuario e senha )
aparece a mensagem “nao conectou” org.postgresql.Driver
quando eu executo pelo eclipse, em run, java aplication, ele conecta normal …
quando sai para o dos, entro no workspace do eclipse e digito java acesso
ele abre o programa mas nao conecta com o postgres, da o mesmo erro descrito acima …
por isso acho que tenho que chamar o postgre.jar que adicionei ao meu projeto na hora de criar o jar ou na hora de executar pelo dos …
ai fiz o seguinte, criei o meu arquivo .jar pelo dos
" jar cvfm DBViewer2.jar manifest.mf . "
conteudo do manifest.mf
Manifest-Version: 1.0
Main-Class: DBViewer2
Name: DBViewer2.class
Java-Bean: True
depois de criado o .jar executei ele tambem pelo dos
" java -jar DBViewer2.jar "
dae aparece a seguinte mensagem no dos :
java.lang.ClassNotFoundException : org.postgresql.Driver
conectou, deu certo …
para conectar com o postgres deixei o meu manifest assim :
Manifest-Version: 1.0
Sealed: true
Class-Path: arquivos/cliente/barbecue-1.1.jar arquivos/cliente/commons-collections-2.1.jar arquivos/cliente/commons-javaflow-20060411.jar arquivos/cliente/commons-logging-api-1.0.2.jar arquivos/cliente/ireport.jar arquivos/cliente/jasperreports-1.3.1.jar arquivos/cliente/nachocalendar-0.23.jar arquivos/cliente/postgresql-8.1-407.jdbc3.jar
Main-Class: cliente.Acesso
Name: Acesso.class
Java-Bean: True
dae funcionou belezinha …
mas quando eu rodo pelo eclipse eu mostra as figuras que eu coloquei, quando eu copio/colo pra uma outra maquina, nao funciona mais nada, nao conecta, nao abre as figuras, o que pode ser ??