Exportar PDF usando Itext?

Estou precisando da ajuda de vcs… estou gerando um relatorio em PDF usando o Itext. Ate ai tudo bem…o problema ta na hora de exportar o PDF…estou usando o “request.getRemoteAddr” para pegar o IP do cliente que esta acessando o sistema…
o problema é que quando eu testo com uma maquina que esta na mesma rede do servidor local tudo dar certo perfeitamente… o IP da maquina é acessado e eu consigo jogar o PDF pra uma pasta que eu compartilhei na rede…

Porém quando eu subo o sistema em um servidor na nuvem (estou usando o digital ocean) da erro na hora de exportar o PDF…como se não conseguisse acessar aquela pasta que eu compartilhei na rede.
Acredito que o metodo “request.getRemoteAddr” esteja pegando o IP da internet pelo que andei lendo e não o IP da maquina (192.168.X.X) que é onde a pasta esta compartilhada…
Queria saber se alguém tem alguma ideia pra eu resolver esse problema…pois queria que o PDF fosse exportado na maquina do usuario que estivesse acessando o sistema!

Ps: o ideal seria exportar direto na pasta de “Downloads” do windows como é feito pelo do primefaces…mas não sei como isso pode ser feito na mão…se alguém soubesse como fazer isso seria de excelente ajuda!!!