Ext JS 4, dificil de aprender

Ola pessoal, tudo bom?

Trabalho como desenvolvedor web a 1 ano(trabalho com PHP e Java) e gostaria de saber sobre o framework ExtJS, ja ouvi um bocado dele e gostaria de saber se ele é uma ferramenta de facil aprendizado e se realmente vale a pena, caso alguém utilize ou ja utilizou a ferramenta, peço que deixe comentarios, vlw

Cara, ainda não tive oportunidade de fazer alguma coisa com ele não.Mas tenho favoritado o blog de quem conhece bem, www.loiane.com ,tem bastante material e tutoriais sobre ele.

Oi fabiobh, tudo bem?

No começo ele parece ser bem dificil. Parece que nao, mas até que é rapido pegar jeito. É importante sempre estar com a documentação oficial aberta. Faça algumas telas para praticar.
Instale o autocompletar do ExtJS usando o plugin do SpketIDE.

Em fim, vale muito a pena aprender, pra mim é melhor framework JS atualmente.

@fabiobh

Olha, vou jogar a real. Fácil e rápido de aprender ele não é. Mas é um excelente framework JS. Principalmente no quesito componentes.

Como o colega de cima disse, comece a fazer os exemplos, tente entender a arquitetura para conseguir extrair o máximo do framework. Eu mesmo, estou mexendo com ExtJS 4 desde que foi lançado (desde o Developer Preview, na verdade) e só agora posso dizer que tenho algum domínio sobre ele.

Eu acho que vale muito a pena, depois que você pega o jeito.

Boa sorte

[quote=fabiobh]Ola pessoal, tudo bom?

Trabalho como desenvolvedor web a 1 ano(trabalho com PHP e Java) e gostaria de saber sobre o framework ExtJS, ja ouvi um bocado dele e gostaria de saber se ele é uma ferramenta de facil aprendizado e se realmente vale a pena, caso alguém utilize ou ja utilizou a ferramenta, peço que deixe comentarios, vlw[/quote]

Provavelmente nao eh dificil de aprender.
Na parte de documentacao vc vai encontrar muita coisa pra comecar, videos, API docs, tutoriais e etc.
http://docs.sencha.com/ext-js/4-0/#

Mas eu recomendaria Dojo http://www.dojotoolkit.org/ muito mais robusto que Ext JS.

//Daniel

Ele é mais robusto em que sentido?

O que mais me atraiu no ExtJS 4 foram os componentes visuais que ele é capaz de gerar, que agregam um bom valor estetico ao site

Conheço um pouco de Jquery e estava pensando em usar os componentes visuais do Jquery UI, porém quando vi o ExtJS achei ele bem interessante.

Meu interesse maior mesmo são os componentes visuais, pois no momento uso java com JSF e Richfaces, mas caso eu fosse usar PHP ou mesmo Java sem JSF ficaria na mão com certos componentes visuais, por isso meu interesse nos componentes visuais do ExtJS, pois eles podem ser utilizados com qualquer linguagem.

Ele é mais robusto em que sentido?

O que mais me atraiu no ExtJS 4 foram os componentes visuais que ele é capaz de gerar, que agregam um bom valor estetico ao site

Conheço um pouco de Jquery e estava pensando em usar os componentes visuais do Jquery UI, porém quando vi o ExtJS achei ele bem interessante.

Meu interesse maior mesmo são os componentes visuais, pois no momento uso java com JSF e Richfaces, mas caso eu fosse usar PHP ou mesmo Java sem JSF ficaria na mão com certos componentes visuais, por isso meu interesse nos componentes visuais do ExtJS, pois eles podem ser utilizados com qualquer linguagem.[/quote]

Voce pode utilizar ExtJS juntamente com jQuery. Em todos meus projetos utilizo os dois. jQuery para manipulação de DOM e Ajax é imbatível pela sua simplicidade e performance.
Quanto ao JSF diga adeus e abandone-o de vez.

Eu uso o ExtJS 4 intensamente e posso dizer que muito raramente (mas muito mesmo) eu precisei fazer manipulação de DOM. Se a aplicação ou site for pensado na arquitetura do ExtJS, dá pra usar somente ele, sem precisar do JQuery.

[quote=ruivo][quote=lucasmurata]

Voce pode utilizar ExtJS juntamente com jQuery. Em todos meus projetos utilizo os dois. jQuery para manipulação de DOM e Ajax é imbatível pela sua simplicidade e performance.
Quanto ao JSF diga adeus e abandone-o de vez.

[/quote]

Eu uso o ExtJS 4 intensamente e posso dizer que muito raramente (mas muito mesmo) eu precisei fazer manipulação de DOM. Se a aplicação ou site for pensado na arquitetura do ExtJS, dá pra usar somente ele, sem precisar do JQuery.[/quote]

Oi, voce tem razão, muito raramente será necessario manipular DOM utilizando ExtJS.

Valeu pelas dicas, vou começar a pesquisar estudar ExtJS, porém vcs conhecem algum livro, ou material de estudo(até video aula vale) para aprender ExtJS além do próprio site oficial?

Se for ExtJS 4 a Loiane tem um livro: loiane.com

Mas se voce ler a documentação e for praticando voce pega o jeito.

Eu me baseei na documentação, mas principalmente, analisando o código-fonte do próprio ExtJS, além do código-fonte dos exemplos que eles mostram.

Outra boa fonte é o fórum oficial.

Na net, cheguei a ler alguns artigos, mas sempre achei esses muito pobres. Só alguns raros exemplos valem a pena.

O que me deu bastante conhecimento mesmo foi o código-fonte. Saber como tudo funciona por debaixo do capô foi o grande diferencial.

Vlaeu gente, obrigado pelas dicas

No meu blog tem alguns exemplos de como integrar Ext com Java se quise ter uma idéia.

No mês que vem meu livro sobre ExtJS 4 também será lançado.

Os links vc pode conferir na minha assinatura! :slight_smile:

Bem vou aproveitar o espaço para divulgar o curso ao vivo online que acontecerá em dezembro, uma breve descrição abaixo:

Curso Online ao Vivo sobre Desenvolvimento Ext JS 4 com PHP

Matrículas em: http://curso.eia.com.br

Aproveite para aprender a desenvolver interfaces ricas para internet utilizando 100% de javascript.

É um curso hands-on que irá abordar as funcionalidades do Ext Js 4 com PHP. Durante o curso será feito um nivelamento em Javascript, entenderemos o poder do framework, veremos o desenvolvimento em MVC, abordaremos layouts, Grids, Windows, Forms e componentes de interface, além de gráficos. O curso é direcionado para aqueles que desejam produzir interfaces ricas para a internet de forma produtiva e eficiente. No final do curso desenvolveremos uma aplicação ?Agenda de Contatos? com interfaces RIA e 100% javascript do lado cliente, utilizando todo o potencial do JSON.

Período
Dias - Horário:
05/12/2011 - 19h30min as 22h30min
08/12/2011 - 19h30min as 22h30min
10/12/2011 - 08h30min as 11h30min
12/12/2011 - 19h30min as 22h30min
15/12/2011 - 19h30min as 22h30min
17/12/2011 ? 08h30min as 11h30min
Carga Horária: 18 horas
Valor:
. Aproveite e pague apenas 3x R$ 118,99 sem juros até o dia 22/11/2011.
. Depois o valor será de 3x R$ 145,00 sem juros. Solicite o seu desconto de ex-aluno.

Para o pessoal do Fórum podem utilizar o CUPOM DE DESCONTO: Y15TBL, assim o curso vai para 3x R$ 102,00. Mas você pode parcelar até 12x no PagSeguro.