Extends [Resolvido]

6 respostas
A

Oi pessoal, Deus abençoe o estudo e a sabedoria de vocês. Eu sou novo estudante de JAVA, e estou tendo algumas dúvidas com relação ao mesmo. Quero usar o extends, pois criei uma classe e quero que outra classe utilize os métodos guardados nessa classe.

Olhem esse código

public class MyMath //objeto, como se fosse uma biblioteca

{

public int Delta(int a, int b, int c)

{

int delt = (b<em>b) - (4</em>a*c);

return(delt);	

}
public void Raizes(int delta) //mostra quant de raizes reais
{
	if (delta&gt;0)
		System.out.print("Existem 2 raízes reais!");
	if (delta==0)
		System.out.print("Existe 1 raíz real!");
	if (delta&lt;0)
		System.out.print("Não existem nenhuma Raíz real!");		
}

public int Fatorial(int valor)
{
	if (valor &gt; 0)
	{
		for (int i = valor-1; i&gt;=1; i--)
			valor = valor * i;
		return(valor);
	}
	else
	{
		System.out.print("\nNão existem fatorial!"); 
		return(0);
	}
}

}

Essa á a classe onde guardo os métodos, agora vou mostrar a classe onde gostaria de usar esses métodos, mas sem precisar instanciar a classe.

import java.util.Scanner;

public class Equacao extends MyMath

{

public static void main(String[]args)

{

Scanner ler = new Scanner(System.in); //instânciando o objeto;
int a, b, c;

System.out.print("Entre com o valor de a...: "); a = ler.nextInt(); 
	System.out.print("Entre com o valor de b...: "); b = ler.nextInt(); 
	System.out.print("Entre com o valor de c...: "); c = ler.nextInt();
	System.out.print("\nDelta = " + Delta(a,b,c));
	Raizes(Delta(a,b,c));
}

}

Isso é correto fazer? Porque eu só conseguia usar esses métodos instânciando a classe, assim:

import java.util.Scanner;

public class Equacao extends MyMath

{

public static void main(String[]args)

{

MyMath setDelta = new MyMath();

Scanner ler = new Scanner(System.in); //instânciando o objeto;
int a, b, c;

System.out.print("Entre com o valor de a...: "); a = ler.nextInt();