Extends

7 respostas
C

Queria saber como faço para chamar um determinado metodo para outro arquivo, seria + - isso:

class Teste1

{

String cor;
public void escreve()
{

System.out.println(teste);

}

}

class teste2 extends Teste1

{

public void escreve()

{

System.out.println(teste);

}

}

7 Respostas

M

o.O
não entendi.
se vc quer chamar o método da superclasse(Teste1 seria a superclasse de teste2), é só chama-lo normalmente em teste2(isso se vc nao tivesse sobrescrito ele na classe teste2. Nesse caso, se vc quisesse chamar o método definido em Teste1, use super.nomeDoMetodo(parametro1, parametro2, parametro3…), saka?)

C

Ok mas se eu quisesse chamar um atributo ou variavel como seria??!

_

Olá

Se voce colocar os atributos como protected na superclasse, voce pode utiliza-las normalmente, mas se voce colocar como private, terá que criar métodos get e set na superclasse e utilizar na subclasse.

()1’s

C

Gostaria de um exemplo como chamaria um atributo em outro arquivo

T

Carlos , pode ser um pouco mais claro? Assim fica mais facil de responder…Ate mais

E
Bom, se você não levar em consideração a Herança(extends)

para acessar os atributos private de outra classe, vc teria que criar na classe do atributo o método get, tipo

public <tipo> getValue(){

return atributo;

}

para invocar os métodos, apenas crie uma instância da classe com o método desejado : Classe var = new Classe();
depois, var.metodo(); (com as respectiva assinatura do método);

Se você for herdar de uma classe, você terá que usar o método get para acessar os atributos se estes forem protected, eles podem ser acessados diretamente na subclasse sem problemas…
Se os atributos forem private, você não poderá acessá-los diretamente…
Qualquer coisa, entre em contato…pois eu tb não entendi bem qual a dúvida.

E

Eu estava me esquecendo, para acessar um atributo private de uma classe herdada, você deve usar, por exemplo, para recuperar o valor do atributo:
na super classe você tem:

public int getX(){
   return x;
}

use:

super.getX();

no qual super irá acessar o método get da superclasse e retornar o valor de x.

Valeu
T+

Criado 20 de março de 2005
Ultima resposta 21 de mar. de 2005
Respostas 7
Participantes 5