Eu tenho a seguinte dúvida… Linguagens como C, C++ e Python possui um grande número de bibliotecas, como para maniupular imagens, recursos 3D e etc… o Java também possui bibliotecas de terceiros, ou somente as desenvelvidas pela Sun?
Apesar de pouco material IBATIC e rox pra caramba …
ViniGodoy
Se você curte programação 2D e 3D, como nos exemplos que você deu, veja a javax.3d, jmonkeyengine, xith3d, lwjgl, …
Para imagens a Java2D, que vem junto com o java já é bastante poderosa. Mas tem também a JAI, de terceiros.
Proteu_Alcebidiano
ViniGodoy:
Se você curte programação 2D e 3D, como nos exemplos que você deu, veja a javax.3d, jmonkeyengine, xith3d, lwjgl, …
Para imagens a Java2D, que vem junto com o java já é bastante poderosa. Mas tem também a JAI, de terceiros.
A JAI é interessante, mas as chamadas e organização das classes da API deixava a desejar (isso quando olhei a API da ultima vez que usei).
Um exercicio interessante pro colega que quer aprender é fazer um player de sequencias de imagens com o JAI. Fiz algo parecido e a troca de imagens acontecia sem delays =)
Você acerto cara ! Meu grande interesse é mesmo na parte gráfica… depois que vi o Paint.Net desenvolvido com o C#, fiquei imaginando se o Java não poderia fazer algo parecido. Uma coisa interessante no Paint.Net é que eles fornecem um “template” de plug-in, ai é só abrir o Visual C# estudar a documentção e crar seus próprios plug-ins salvando como *.dll e colocando na pasta “Effects”… assim como o GIMP que funciona da mesma forma só que com C++ e Python. Será que com Java daria certo algo assim?
ViniGodoy
Claro que daria,
Foi mais ou menos com esse interesse que a JAI foi criada. O java2D também permite que você crie uma aplicação para imagens vetoriais com tranquilidade (como um Corel, por exemplo).
Fazer plugins também é possível, aliás, é até bem fácil com java. Mas não serão dlls, e sim arquivos .jar. Tudo isso multi-plataforma.