Olá gostaria de fazer algumas perguntas que acredito ser bem simples até, porém, tenho dúvidas.
1 - É usual criar sub-pastas na pasta WebContent da minha aplicação com arquivos index dentro, ou seja, dividir por categorias?? Não existe regra pra isso, existe??
2 - A extensão da url pra quem está trabalhando com JSF, deve ser .xhtml ou .jsf mesmo? Existe uma convenção certa pra isso ou eu fico a vontade pra escolher? Pode ser .jsp??
3 - Usando JSF, posso desenvolver utilizando tags HTML 5 normalmente??
Bom, desculpem a ignorância, mais pergunto isso porque criei um arquivo HTML 5 no Eclipse e não funcionou o JSF. No meu caso, criei os arquivos com a extensão .xhtml, mas na hora de escolher o formato do documento html no Eclipse, escolhi o HTML 5.
Espero ter sido claro…
Vlws!!
- regra não, boa prática sim. crie uma pasta como “pages” por exemplo e dentro dela coloque “admin”, “cidade” e assim vai.
- Tanto faz. Fiqeu a vontade. Pode, mas é aconselhável usar arquivos do tipo xhtml.
- Sim.
Um conselho? Estude o JSF antes de usar. Não falo de tutorial, mas de ler um livro.
Bom, só confirmando, então dentro da pasta “pages” eu teria outras pastas categorizando minha aplicação ok?
Não sei se é muito ético perguntar isso mas, você indicaria seu livro pra mim que estou começando a aprender JSF? Já li o sumário na casadocódigo, achei interessante.
+1 !!
Eu li bem por cima um livro antes de conseguir…
E dei mta dor de cabeça e quebrei mta a cabeça por não conhecer
conceitos do JSF… Tipo… perder 5 horas em um BUG que na verdade
era falta de implementar o EQUALs e o HASHCODE por exemplo…
Outro bug que perdi muito tempo… Sobrescrever o toString para retorna o ID da entidade
[no caso, usando Primefaces]…
Não saber as fases do JSF, e apanhar para conseguir fazer um form pular a fase de validação…
aahh um monte de coisa que eu tive que aprender na marra… POR FALTA DE TEMPO de estudar.
[quote=jgsilva]Bom, só confirmando, então dentro da pasta “pages” eu teria outras pastas categorizando minha aplicação ok?
Não sei se é muito ético perguntar isso mas, você indicaria seu livro pra mim que estou começando a aprender JSF? Já li o sumário na casadocódigo, achei interessante.
[/quote]Sim.
Meu livro ele não tem um passo a passo inicial, então caso você não saiba montar um ambiente JSF e nem tenha esse conhecimento eu não o indicaria.
Ele aborda os tópicos, mas não faço detalhamento de passos iniciais. [=
Na realidade vou criar uma aplicação que é parte do meu projeto de graduação, bom, tenho noção de JSF e Primefaces
porque já li bastante sobre assunto, até já fiz umas brincadeiras, mas não os conheço a fundo. Minha intenção é estudar isso,
mas agora não tenho muito tempo por conta desse projeto.
Sei que a decisão é minha, mas ouvir opiniões sempre é muito bom, agora surgiu a dúvida, implementar usando JSF e Primefaces ou ficar só no JSP mesmo com auxílio de alguns componentes javascript (JQuery UI,por exemplo)??
Bom vou perguntar novamente se alguém puder dar uma opinião…
Será que vale o esforço, mesmo sabendo pouco de JSF e Primefaces, já utilizar no meu projeto, ou posso ter muitas complicações???
[quote=jgsilva]Bom vou perguntar novamente se alguém puder dar uma opinião…
Será que vale o esforço, mesmo sabendo pouco de JSF e Primefaces, já utilizar no meu projeto, ou posso ter muitas complicações???[/quote]
Sabe qual a resposta pra perguntas genéricas demais? Depende.
Vale o esforço? Depende, você quer aprender JSF de verdade? Ou qualquer outra tecnologia que você conhece já serve?
Pode ter muitas complicações? Depende. Você está disposto a estudar pra entender como o JSF funciona? Se não, aí sim. Você pode ter diversas complicações.
Tudo depende de você. o JSF é um framework amplamente utilizado, tem material a dar com rodo aí na internet, o que não falta é “Como fazer [insira sua dúvida aqui] com JSF”.
Agora não quer dizer que é o melhor (nem o pior), tudo depende da sua necessidade. Tem que saber usar a ferramenta certa pra tarefa certa.
Valeu cara pela opinião, espero que tenha entendido um pouco minha colocação.
Na realidade quero aprender JSF de verdade, no entanto, como preciso desenvolver uma aplicação meio urgente pra um trabalho de graduação, surgiu essa dúvida. É que na verdade mesmo correndo atrás e querendo entender o funcionamento, no momento, não vou ter muito tempo pra parar horas estudando só JSF e Primefaces. Foi por isso a pergunta um tanto genérica.
Mas valeu, obrigado mesmo!!!
[quote=jgsilva]Valeu cara pela opinião, espero que tenha entendido um pouco minha colocação.
Na realidade quero aprender JSF de verdade, no entanto, como preciso desenvolver uma aplicação meio urgente pra um trabalho de graduação, surgiu essa dúvida. É que na verdade mesmo correndo atrás e querendo entender o funcionamento, no momento, não vou ter muito tempo pra parar horas estudando só JSF e Primefaces. Foi por isso a pergunta um tanto genérica.
Mas valeu, obrigado mesmo!!![/quote]
Nesse caso eu diria que vale a pena sim. Se você realmente quer aprender, nada como o agora
Só que eu já te digo que não vai ser fácil. Pelo que eu vejo aqui no GUJ nota-se que a curva de aprendizado pra realmente entender JSF é meio comprida.
Agora sendo um trabalho de graduação. Eu duvido muito que você vá ter que fazer algo muito fora do comum, e pra coisas comuns o JSF normalmente atende bem.
Acho que vou utilizar sim, aprender na raça mesmo… até gosto de desafios…
Bom você nem perguntou mas vou dizer, a aplicação trata-se de uma rede social de trabalho, claro que não é nenhum “linkedin”, é apenas pra estudar o funcionamento de banco de dados distribuídos, vou utilizar NoSQL também. Já tinha até comentado em um outro post…
Valeu!!!
Se tratando de redes sociais dê uma olhada no Neo4j, ele é orientado a grafos. O que pode ser bem interessante no seu caso