Extração de Arquivo

Oi, pessoal.
Estou precisando fazer uma extração de arquivo no meu projeto e quando o arquivo for exportado, preciso mudar o status dele.
Quando o usuário aperta na opção de exportar, recebe a caixinha do navegador perguntando onde quer salvar o arquivo. Se ele aperta em salvar, tudo fica ok, o status muda para exportado e o registro não aparece mais pra ele exportar novamente, mas se ele aperta no cancelar, o status muda do mesmo jeito.
Então, eu preciso de uma forma de validar se ele apertou salvar ou cancelar na caixinha do navegador.
Podem me ajudar, por favor?
Agradeço desde já.

Como assim, “extração”? Dê mais detalhes, por favor.

O que eu quis dizer é que eu tenho uns relatórios no sistema e uma tela para mostrar esses relatórios. O usuário pode fazer download deles e quando o download é feito, eu mudo o status de cada relatório para que não apareça mais na tela. Não posso fazer download mais de uma vez do mesmo relatório.
O que acontece é que no mesmo método que eu faço a exportação, eu faço a mudança de status. Assim que o usuário aperta no botão “exportar” na tela, ele já muda o status dos relatórios escolhidos, independente se o usuário desista e aperte “cancelar” na caixinha do navegador. Eu queria saber se tem como eu validar essa caixa.