Extrair TEXTO de IMAGEM

Saudações,

Alguém aí já teve experiência em extrair texto de uma imagem?

A exemplo, detectar a placa do carro em uma determinada foto. Ou detectar o número do código de barras em uma determinada foto.

A aplicação que quero fazer tem que detectar um texto MANUSCRITO em uma determinada foto. Mas gostaria de um direcionamento. No momento estou procurando algo com OCR - Optical Character Recognition, mas não sei se vai suprir mina necessidade.

Informações como… utilizar imagens .TIF é inviável, viável; com RGB foi mais fácil, mais difícil; escala de cinza facilita, dificulta; etc, são informações preciosas e muito bem vindas.

Se alguém tiver experiência com o reconhecimento de texto em imagens, por favor, compertilhe :smiley:

Texto manuscrito não pode ser lido com OCR; OCR requer texto impresso. O problema de ler texto manuscrito é bastante difícil, até para humanos (pense em uma receita de médico :stuck_out_tongue: )

Entretanto, você pode tentar ler formulários manuscritos onde os formulários são preenchidos com uma letra por quadradinho - existem softwares que tentam fazer isso.

No meu caso seria uma letra bem definida (escrita a mão, é verdade…) mas seria a letra de forma. Acho que vou ter que partir para IA.

Nunca fiz um programa de reconhecimento de padrões, mas li algo a respeito quando fiz um pequeno projeto com processamento de imagens. Os melhores métodos parecem ser mesmos com inteligência artifical. Tem alguns projetos no www.codeproject.com que mostram isso. Inclusive tem uma biblioteca em algum lugar no site que possui um código de reconhecimento de letras utilizando redes neurais.

Trabalhando só com os pixels, tratando “um a um”, acho que ia ser bem mais complexo.

E você pode procurar a respeito da Transformada de Hough(se não me engano é esse o nome) que, a partir de equações de formas conhecidas como retas e curvas, você busca essas formas na imagem. Eu também não utilizei essa transformada, só sei da existência dela. Com letras de forma talvez você consiga utilizá-la.

Olá, não sei se vc ja resolveu o problema…
Caso não, dá uma pesquisa no google sobre ICR, Inteligent Character Recognition.

é como OCR só que pra textos escritos a mão.