Extreme Programming e Agile Development

[quote=Fabrício Cozer Martins]Carlos,

você poderia definir melhor como se resolve a comunicação de forma eficiente utilizando Pair Programming em equipes com muitas pessoas ?[/quote]

Usando as outras praticas do XP e/ou sua metodologia agil favorita, que eu nao vou elaborar pq ja tem muito material bem mais detalhado por ai. :wink:

Vamo botá lenha nessa fugueira… :twisted:

Qual o perfil do profissional para trabalhar com metodologias ágeis? Ou melhor, existe perfil?

Que dizer das Fábricas de Software?! Não são contraditórias com o conceito de XP, que delega autonomia à equipe e não considera o cara como “peão”, mas sim um ser pensante e sempre apto a contribuir para a melhoria do processo!?

IMHO, o XP e outros Agile Methods pregam uma grande horizontalização da pirâmide organizacional, trazendo as pessoas que produzem para perto do centro decisório. É o perfil de trabalho do século 21, de pessoas que geram e consomem conhecimento.

[quote=Taz]

Vamo botá lenha nessa fugueira… :twisted:

Qual o perfil do profissional para trabalhar com metodologias ágeis? Ou melhor, existe perfil?

Que dizer das Fábricas de Software?! Não são contraditórias com o conceito de XP, que delega autonomia à equipe e não considera o cara como “peão”, mas sim um ser pensante e sempre apto a contribuir para a melhoria do processo!?

IMHO, o XP e outros Agile Methods pregam uma grande horizontalização da pirâmide organizacional, trazendo as pessoas que produzem para perto do centro decisório. É o perfil de trabalho do século 21, de pessoas que geram e consomem conhecimento.[/quote]

O perfil acho q é o mesmo de qualquer desenvolver, o q pode influenciar ou não é a experiência com as metodologias. A XP até q tenta melhorar esse conceito de “peão” (ou recurso), mas isso continua, muitas empresas acham q o cara q tá do lado vendo tudo, tá apenas corrigindo, fazendo um trabalho como qualquer “peão” faz, ele fica lá pra estar corrigindo código (e não pensando). Felizmente naõ são todas.

Ah, sei lá também. : )