Fabrica de software - vale a pena?

40 respostas
stwart

Pergunto os profissionais desenvolvedores. Vale a pena contratar uma fabrica de software?

Parece uma pergunta óbvia, quando se pensa em qualidade, controle e entrega do projeto, mas não é. Estou vivenciando um caso de um projeto com uma fabrica de software, que está bem problematico (para não falar outra coisa). Evidente que eu não vou citar o nome da empresa, mas afirmo que a mesma é conceituada em seu segmento.

Alguem tem experiencia com fabrica de software ? O custo de programadores free lancer, pode superar o custo da fabrica (sei que isso é relativo), enfim vale a pena?

40 Respostas

victorwss

O conceito de fábrica de software é falido e só funciona para sistemas de padaria (CRUDs simples no basicão). Qualquer coisa além, o modelo fábrica de software começa a apresentar seus problemas.

“empresa conceituada em seu segmento” é conversa de marketeiro para convencer gerentes e usuários babacas.

LPJava

no seu caso o problema nao pode estar na fabrica de software e sim na empresa como geral…
Fabrica de Software é algo abstract cabe a cada empresa saber implementa-la…
Existe nomeações e recomendações… e algumas adotam e outras nao… apenas usam o termo para conquistar clientes… entao tome cuidado… para vc nao ficar com trauma “fabrica de software” e achar que todas trabalham assim… como a experiencia que vc está passando…
Por exemplo: uma falha por parte do depto comercial no projeto pode levar a atrasos e nao atender sua necessidade?
Uma falha na comunicacao no suporte tb leva atrasos/afeta o produto final…
Entao as vezes o problema está antes de chegar na fabrica de software em si…

Eu ja tive problemas que com o Diretor comercial negociei tudo certinho, ele entendeu concordou… e quando ele passou para o gerente do projeto… nao passou a forma que foi contratada o serviço… e simples disse: “novo produto na area manda ver aqui o que é para fazer” pronto chegou com duas semanas me entregaram um amostra da primeira etapa simplesmente uns 40% nao cumpriu com o acordo… entao isso é algo real… que ocorre em algumas empresas…

flw!

Emerson_Macedo

@LPJava
Essa de implementação de Fábrica de Software ficou engraçado.

interface FabricaDeSoftware {
    void desenvolver();
    void entregar();
}

class QualquerFabrica implements FabricaDeSoftware {
    public void desenvolver() {
        throw new WaterfallException();
    }
    public void entregar() {
        throw new NuncaEntregoNoPrazoException();
    }
}
LPJava
emerleite:
@LPJava Essa de implementação de Fábrica de Software ficou engraçado.
interface FabricaDeSoftware {
    void desenvolver();
    void entregar();
}

class QualquerFabrica implements FabricaDeSoftware {
    public void desenvolver() {
        throw new WaterfallException();
    }
    public void entregar() {
        throw new NuncaEntregoNoPrazoException();
    }
}

mas to mentindo?

Emerson_Macedo

Eu só disse que foi engraçado :smiley:

rodrigoallemand

Engraçado como vc consegue avaliar um projeto (CEF) de 34 milhoes em 5 anos como “sistema de padaria”… Ou um outro (CVRD) de 7 milhões/ano… Acho que são os “padeiros” que transformam certos projetos em “sistema de padaria”… O erro ai é simples… contrata-se padeiro pra fazer pão, nada mais que isso…

victorwss:

Qualquer coisa além, o modelo fábrica de software começa a apresentar seus problemas.

Pode citar? E, caso exista, as fontes que afirmam essa generalização?!?

aleck

stwart:
Pergunto os profissionais desenvolvedores. Vale a pena contratar uma fabrica de software?

Parece uma pergunta óbvia, quando se pensa em qualidade, controle e entrega do projeto, mas não é. Estou vivenciando um caso de um projeto com uma fabrica de software, que está bem problematico (para não falar outra coisa). Evidente que eu não vou citar o nome da empresa, mas afirmo que a mesma é conceituada em seu segmento.

Alguem tem experiencia com fabrica de software ? O custo de programadores free lancer, pode superar o custo da fabrica (sei que isso é relativo), enfim vale a pena?

Você não está sozinho, o conceito engessado de uma fábrica e o constante medo de seus gestores em salvar a propria pele caso algo dê errado, levam os projetos a se arrastarem meses e até anos fora do prazo.

Se você não deseja pagar por titulos como CMMI/ISO e confiar em processos que seguem o modelo falido [google]waterfall[/google], então tome muito cuidado em contratar estes serviços.

rubinelli

Fábricas de software são úteis quando o cliente sabe exatamente o que quer, mas não tem (nem pretende ter) gente suficiente para trabalhar na tecnologia. O problema acontece porque normalmente o project owner não percebe que contratar uma fábrica de software significa, entre outras coisas, que o risco aumenta, portanto a margem de folga para correções e mudanças de última hora tem que ser maior do que em um projeto interno.

Como o risco aumenta e a visibilidade do projeto é menor, isso significa que o contratante tem que gastar tanto tempo gerenciando o projeto quanto se ele fosse um projeto interno. O gerente de projeto da fábrica de software vai cuidar do dia-a-dia da fábrica, mas garantir que o projeto está entregando o pedido com prazo e qualidade adequados ainda é responsabilidade do cliente.

rodrigoallemand

O grande problema da maioria das fábricas (sim, a maioria não é a totalidade) é que normalmente se pensa em dinheiro do cliente e não na equação de dinheiro por qualidade (leia-se produto entregue conforme especificações do cliente).
Acho bastante dificil uma metodologia não-waterfall se sair tão melhor do que a waterfall nos piores casos, que são o que todos lembram quando se fala de FSW.
Aliando-se o desejo do cliente (desejo este que deve estar maduro o suficiente antes do inicio do projeto), uma arquitetura bem montada (seja pela fabrica ou pelo cliente), Profissionais (isso mesmo, com P maiúsculo) e prazo e custos calculados afim de satisfazer a todos, qualquer metodologia dá certo! Seja ela agil, waterfall ou estilo padaria (ataque em ‘massa’, defesa em ‘bolo’). Agora, quando um dos itens desanda (o que é mais certo de acontecer) as metodologias waterfalls falham tanto quanto as outras, mas com outros termos. Quando se tem escopo fechado, o problema é o onus que se cria quando há uma mudança. Já nas ageis, onde o “escopo não é fechado”, paga-se do mesmo jeito, mas com um previo acordo de “escopo não fechado”.
E eu tb não acredito nas frases do tipo “entregue uma parte funcionando”… não adianta vc ter uma ERP monstruosa, ou um CRM super poderoso se vc não conseguiu fazer, ao tempo da entrega final, um simples controle de acesso, ou um simples CRUD de produtos. Em qualquer metodologia isso se retrata como “software incompleto”.

Não estou julgando waterfall x agil. Pelo contrário, sou a favor das ageis! Mas acho que a visão de certas pessoas nesse novo boom das metodologias ageis (novo, pq isso já é bem antiguinho) é meio falho!

Emerson_Macedo

Rodrigo,

Realmente eu acho que em alguns casos existe exagero. Mas falando do ponto que você focou, discordo de algumas coisas.

Primeiro (O mais importante) é que Fábrica de Software não existe. Repetindo: Fábrica de Software não existe. Já tiveram diversas theads aqui no GUJ falando sobre isso mas vou explicar novamente. O conceito de Fábrica pressupoe que um mesmo produto será construido diversas vezes. Você já construiu o mesmo software 30 vezes idêntico? Mesmo se for uma ferramente gráfica como Photoshop, uma vez pronto é só ir queimando CD/DVD ou disponibilizar para download, ou seja o produto é feito uma única vez.

Imagina-se que a produção é dividade em fases, quando em software já esta mais que provado que isso não funciona. A não ser que consideremos que sapatos furados, carros com rodas tortas são produtos bons tais quais os softwares que geralmente são entregues pelas tais fábricas trabalhando com as tais “fases”, onde quando chega ná fase de “construção” (Meu Deus, isso existe mesmo) o prazo já está estouradíssimo e as coisas são feitas as pressas pra entregar algo que pelo menos “funcione”, mesmo que seja meia-boca.

Por favor me diga que cliente é esse que sabe exatamente o que quer antes do início do projeto e esses prazos de 1 ano calculados de forma exata. Acho que todo mundo gostaria de um cliente assim, mas sinto te dizer: Ele não existe!!!

[]s

C

E esses valores dizem alguma coisa???

Eu ja presencei projetos bem caros e que faziam pouca coisa além do que “sistemas de padarias” fazem.

Acho que ninguem citara nomes por motivos obvios, ne mesmo?

victorwss

Infelizmente não posso. É uma empresa que poderia ser uma de três letras. Só não é porque o nome tem cinco.

E concordo com o que o cmoscoso disse aí em cima. O orçamento não indica muita coisa. Depois que soube de um certo site (que infelizmente não posso dizer qual é) que no final continha uma página inicial feita em PHP sendo usado apenas como um gerador de HTML, sem banco de dados, sem camadas, sem javascript, sem nada e que de quebra não funcionava no firefox e que deu R$1000000,00 (sim, um milhão de reais) no orçamento, fiquei atônito.

Fábrica de software é o conceito onde o software é feito como uma linha de montagem:

Segunda-feira: Implementar a tela 1 do projeto X.
Terça-feira: Implementar a tela 2 do projeto X.
Quarta-feira: Implementar a tela 3 do projeto X.
Quinta-feira: Implementar a tela 4 do projeto X.
Sexta-feira: Implementar a tela 5 do projeto X.
Sábado: Teste do projeto X.

Segunda-feira: Entrega do projeto X. Implementar a tela 1 do projeto Y.
Terça-feira: Implementar a tela 2 do projeto Y.
Quarta-feira: Implementar a tela 3 do projeto Y.
Quinta-feira: Implementar a tela 4 do projeto Y.
Sexta-feira: Implementar a tela 5 do projeto Y.
Sábado: Teste do projeto Y.

Segunda-feira: Entrega do projeto Y. Implementar a tela 1 do projeto Z.
Terça-feira: Implementar a tela 2 do projeto Z.
Quarta-feira: Implementar a tela 3 do projeto Z.
Quinta-feira: Implementar a tela 4 do projeto Z.
Sexta-feira: Implementar a tela 5 do projeto Z.
Sábado: Teste do projeto Z.

aleck

victorwss:
rodrigoallemand:

Pode citar? E, caso exista, as fontes que afirmam essa generalização?!?

Infelizmente não posso. É uma empresa que poderia ser uma de três letras. Só não é porque o nome tem cinco.

E concordo com o que o cmoscoso disse aí em cima. O orçamento não indica muita coisa. Depois que soube de um certo site (que infelizmente não posso dizer qual é) que no final continha uma página inicial feita em PHP sendo usado apenas como um gerador de HTML, sem banco de dados, sem camadas, sem javascript, sem nada e que de quebra não funcionava no firefox e que deu R$1000000,00 (sim, um milhão de reais) no orçamento, fiquei atônito.

Fábrica de software é o conceito onde o software é feito como uma linha de montagem:

Segunda-feira: Implementar a tela 1 do projeto X.
Terça-feira: Implementar a tela 2 do projeto X.
Quarta-feira: Implementar a tela 3 do projeto X.
Quinta-feira: Implementar a tela 4 do projeto X.
Sexta-feira: Implementar a tela 5 do projeto X.
Sábado: Teste do projeto X.

Segunda-feira: Entrega do projeto X. Implementar a tela 1 do projeto Y.
Terça-feira: Implementar a tela 2 do projeto Y.
Quarta-feira: Implementar a tela 3 do projeto Y.
Quinta-feira: Implementar a tela 4 do projeto Y.
Sexta-feira: Implementar a tela 5 do projeto Y.
Sábado: Teste do projeto Y.

Segunda-feira: Entrega do projeto Y. Implementar a tela 1 do projeto Z.
Terça-feira: Implementar a tela 2 do projeto Z.
Quarta-feira: Implementar a tela 3 do projeto Z.
Quinta-feira: Implementar a tela 4 do projeto Z.
Sexta-feira: Implementar a tela 5 do projeto Z.
Sábado: Teste do projeto Z.

Interessante…

E o que acontece se por algum problema técnico ou gerencial o processo “Implementar a tela 2 do projeto X.” não for concluido? Deixa eu adivinhar… hmmmm… atraso em todas as fases dos projetos de A a Z?

Se fábrica não fosse algo realmente ótimo eu diria que temos os seguintes produtos quando solicitamos um projeto a fabrica:

1 - Clientes insatisfeitos
2 - Desenvolvedores insatisfeitos
3 - Gerentes colocando a culpa nos desenvolvedores
4 - Gerentes colocando a culpa no cliente por “não saberem o que realmente desejam” 8)
5 - Sistema meia-boca ou nenhum sistema funcionando.
6 - Custo alto e baixo ROI.
7 - Sistemas Financeiros que mostram uma imagem do Pan . (exemplo Real? 8))

Agora o que não temos:

1 - Qualidade
2 - Prazo respeitado.
3 - Sistemas que fazem o que o cliente pediu. (Quem aqui nunca viu uma fábrica entregar algo assim? :twisted:

rodrigoy

Realmente quando falamos fábrica de software generalizamos, mas vou citar algumas coisas que vejo no mercado, e acredite, conversei e pesquisei bastante sobre isso nos últimos 5 anos:

1. Waterfall: O modelo é muito dispendioso. Essa história de ficar 2 meses no cliente capturando requisitos é caro demais. Além de caro, é arriscado, pois documento word e diagramas aceitam qualquer besteira. É abstrato demais. Sempre que chegamos no código vemos que os requisitos estão incertos, ambíguos, conflitantes e etc… Waterfall geralmente destrói as qualidades internas, externas e do próprio projeto.

2. Gantt Charts: Qualquer %Complete que um gerente de projetos de software te mostrar num Gantt Chart é MENTIRA. O software é produto de um meio de produção atômico. 10% ou 100% de requisitos capturados não quer dizer nada para o andamento do projeto. Gerentes de Projeto PMP também não quer dizer nada para projetos de software. (leia meu artigo “Entregue Software Funcionando! Gerenciamento de Projetos Ágil” na MundoJava 26). Veja também esse screencast:

http://www.aspercom.com.br/ead/mod/resource/view.php?id=250

3. Selos (CMMI, ISO): Não garantem quase nada com relação à qualidade interna e externa da aplicação. Minha visão sobre CMMi é que nada adianta você ser maduro em um processo que é ruim. Como o Jacobson diz: “É fácil um bom processo ser mensurável, porém, dificilmente um processo mensurável é bom”. Um processo mensurável necessariamente é dispendioso. É difícil o empresariado brasileiro compreender que é caro ter previsibilidade em projetos de software. Métricas e estimativas também não oferecem qualquer tipo de certeza com relação a isso.

4. Falta de Skill: É um mito comum achar que fábricas de software possuem os melhores analistas, os melhores arquitetos, os melhores programadores. Sim, temos importantes exceções, mas tenho visto que bons analistas, bons arquitetos e bons programadores não acreditam no modelo de fábricas de software em geral.

5. Custo: No meu artigo citado acima, cito as 3 qualidades do software: qualidade interna (o software é fácil de manter e evoluir), qualidade externa (o software atende o negócio), qualidade do projeto (o software foi feito no menor custo e prazo possível). Essencialmente fábricas de software tem menos responsabilidade com a qualidade interna principalmente. O problema é que 90% do custo de um software no seu ciclo de vida é manutenção. Se o software tem pouca qualidade interna, o custo de manutenção é potencializado. A qualidade interna de projetos de software em fábrica é ruim pois a responsabilidade do projeto é somente construção. Geralmente não é a fábrica que mantém o software depois de “pronto”.

6. Existem exceções, mas são raras. Já trabalhei em fábricas durante 3 anos e tínhamos projetos ágeis e iterativos (logicamente também tinha waterfall, mas poucos), mas isso é exceção. Pouquíssimas fábricas trabalham iterativamente e com escopo negociável. Não conheço nenhuma que seja muito fã de práticas ágeis.

7. Divergência conceitual: O modelo de fábrica é completamente contra tudo o que já foi escrito pela literatura acadêmica. Está lá, é só pegar os livros para ler! Waterfall é um engodo, PMBOK não é originalmente direcionado para software (é possível aplicar práticas, mas não ao pé da letra), ®UP não é out-of-the-box, desenvolvimento de software é altamente dependente de pessoas. Essa divergência e deturpação da ciência é minha maior briga com os gestores covardes, figurinhas carimbadas que geralmente “administram” esses “estabelecimentos”.

Minha posição com relação à isso e o modo como aconselho o empresariado é: compre body shop e treine recursos em práticas ágeis. É mais barato e o resultado infinitamente melhor. Atualmente tenho trabalho em alguns projetos onde colocamos o time + gerenciamento dentro do cliente. Depois que o cliente experimenta agilidade e iteratividade ele passa a comprender a furada que é projetos de escopo fechado dentro de fábricas de software.

[erros de português editado]

rodrigoy

Rodrigo, desculpa cara, mas o fato de ter custado 34 milhões não necessariamente diz que foi eficiente e nem que o produto está colocando dinheiro no bolso da CEF. O ponto é que já ví empresários jogando 3, 7 milhões fora em projetos Waterfall que realmente eram software de padaria.

Se você tivesse falado: " - Entregamos 6 meses antes do prazo." ou " - Fizemos a CEF economizar 60 milhões no ano." ou ainda " - Garantimos o ROI em 10 meses…" aí sim seriam parâmetros positivos.

Fico imaginando se com menos dinheiro não seria possível entregar uma solução com uma equipe ágil e iterativa. Não estou desmerecendo o trabalho de vocês, é só uma coisa que passou na minha cabeça, isso porque já ví muitas barbaridades cometidas por fábricas de software.

Rubem_Azenha

Aqui você esta sendo arrogante (e nisso você perde a credibilidade). Conheço muitos bons profissionais das fábricas de softwares que trabalham em fábricas de softwares que passei e conheci (não trabalho em uma fábrica de software atualmente). Talvez não sejam a maioria os profissionais que trabalham nesses locais que sejam bons, mas existem sim vários bons profissionais em fábricas. :wink:

aleck

Microfilo, as fábricas pregam que os desenvolvedores devem ser apenas digitadores especializados em programação, ou seja, eles não deve pensar e sim executar.(copiar e colar código de repositórios/ projetos já prontos ou internet).

Levando isto em conta, os bons desenvolvedores que ainda estão em fábricas entrarão em extinção em pouco tempo.

leofernandesmo

Vou relatar um ocorrido.

Eu trabalhava prestava serviço numa grande empresa de economia mista, onde para ser admitido precisa fazer concurso. Um belo dia eles acharam que precisava de mais pessoas para desenvolver softwares, então nada melhor que fazer uma licitação para contratar uma “Fábrica de Software”. Colocaram vários requisitos, dentre eles claro CMMI nível 4 ou 5 não lembro bem. Lógico que só esse requisito já eliminou trocentas empresas pequenas/médias pq todos sabemos que custa muito caro CMMI.
Então uma empresa muito famosa de todos nós ganhou e claro não tinha analista/programador/etc suficiente para atender a grande demanda e saiu pegando qq pessoa que dizia: “JAVA…ummm eu vi na faculdade. XP…ummm num é aquilo de programar duas pessoas no mesmo computador??” Aí já viu né. Atraso, confusões, reclamações do cliente, atraso, bugs, atraso.

Quantas empresas CMMI - 5 existe no Brasil??
Acho que não mais que 5 né.
Já ouvi falar de pelo menos 2 que tiveram problemas com clientes em Recife nisso de Fábrica de Software.

rodrigoy

Microfilo, o que vc escreveu aqui é exatamente o que falei. Talvez seus conhecidos sejam as exceções, eu não os conheço. Fábricas de software é contratação em atacado: “Sabe Java? Sabe Struts? Sabe UML? Tá disposto a fazer hora extra? Tem empresa aberta? Então tá contratado…”. Pessoas são recursos em FSW.

Cara, já é a segunda vez que vc me chama de arrogante aqui no fórum. Texto é difícil de expressar. Só estou colocando meu ponto de vista e tentando ensinar algo baseado na minha experiência. Meu, vamo tomá uma cerveja antes de vc me chamar de arrogante de novo. Beleza?

aleck

Querem dados concretos?

fonte: http://www.tiinside.com.br/Filtro.asp?C=265&ID=86090

louds

microfilo:
rodrigoy:

4. Falta de Skill: É um mito comum achar que fábricas de software possuem os melhores analistas, os melhores arquitetos, os melhores programadores. Sim, temos importantes exceções, mas tenho visto que bons analistas, bons arquitetos e bons programadores não acreditam no modelo de fábricas de software em geral.

Aqui você esta sendo arrogante (e nisso você perde a credibilidade). Conheço muitos bons profissionais das fábricas de softwares que trabalham em fábricas de softwares que passei e conheci (não trabalho em uma fábrica de software atualmente). Talvez não sejam a maioria os profissionais que trabalham nesses locais que sejam bons, mas existem sim vários bons profissionais em fábricas. :wink:

Onde ele está sendo arrogante se você acabou de confirmar a frase dele. Caramba, as fábricas tem sim bastante gente muito boa no meio. Mas 50 excelentes profissionais numa fábrica com 10mil macacos não resolve em nada já que o cliente vai ter menos de 5% de chance de ter alguém capacitado se a fábrica colocar 10 pessoas para executar seu projeto.

Sinceramente, fábricas de software preferem gente medíocre a gente capacitada. Produto feito em fábricas é a mesma coisa em qualquer ramo de atividade, por isso não entendo por que raios tem gente que prefere lasanha sadia a ir a um bom restaurante italiano.

Ainda bem que o setor alimentício é muito mais profissional, imaginem se a comida viesse com baratas dentro na mesma proporção que projetos de fábrica fracassam.

peerless

se ter profissionalistamo vale! Aqui na empresa funciona muito bem a fábrica e não vi nada de problemas com as nossas empresas de outsourcing …

Daniel_Quirino_Olive

Eu sou bastante cético em relação a fábricas de software. Já vi algumas operando e afundando completamente projetos banais e outros casos em que as coisas até são entregues de maneira razoável. Concordo com cada ponto que o Yoshi listou anteriormente e acrescentaria mais um: a longo prazo, outsourcing tira de você o poder de inovação. O Michael Bean tem um excelente texto a respeito disso em http://forio.com/resources/the-pitfalls-of-outsourcing-programmers

[editado: url errada]

rodrigoy

Até imagino daonde o cv tirou essa de me chamar de Yoshi…

ASOBrasil

louds:

Ainda bem que o setor alimentício é muito mais profissional, imaginem se a comida viesse com baratas dentro na mesma proporção que projetos de fábrica fracassam.

Na mesma proporção… não ia ter barata suficiente no mundo! :smiley:

cv1

Nao viu ou nao procurou? Qual o seu parametro pra dizer que a fabrica ‘funciona bem’?

pcalcado

Isso vai dar pano pra manga…

stwart:

Não.

Eu tenho experiêcia nos contextos que você cita e posso dizer que não, não são é (pelo menos os que trabalhei) de padaria exatamente por isso que diretor é demitido, equipe muda fornecedor muda e o sistema fica três anos sem ir para produção, após cinco anos de desenvolvimento.

Quanto aos problemas do processo de fábrica de sotware você pode começar consultando qualquer documentação sobre processo áeis. Se quiser mais pode procurar sobre como o modelo de fábrica não se aplica à trabalhadores de conhecimento.

Waterfall não é metodologia, é anti-pattern de projeto (e quem disse isso foi seu autor).

Desculpe mas você tem alguma estatística ou argumento real para contrariar metodologias iterativas e incrementais? RUP, XP, Scrum, FDD… praticamente tudo que foi escrito sobre esta área nos últimos anos (ou décadas)?

E-mail meu sobre isso de ontem na lista CMM-Brasil":

rodrigoallemand:

Não estou julgando waterfall x agil. Pelo contrário, sou a favor das ageis! Mas acho que a visão de certas pessoas nesse novo boom das metodologias ageis (novo, pq isso já é bem antiguinho) é meio falho!

Por quê?

Você acaba de dizer que metodologias que seguem waterfall falham nos mesmos cenários que metodologias iterativas incrementais mas não deu um motivo. Sem motivo a única forma de argumentar que voê está errado é com toda a documentação escrita sobre modelos iterativos nas ultimas décadas, ou até mesmo o paper que define waterfall que o menciona como uma anti-prática. Eu queria que você explicasse melhor seu ponto porque ele não faz muito sentido para mim.

Eu acho isso uma péssima alternativa. Se voc6e compra o serviço compra de especialista,s se os especialistas não são assim tã especialistas eu prefiro contratar uma consultoria menor (e melhor).

Engraçado a minha situacão atual. Eu acabo de sair de um papel onde boa aprte das minhas tarefas era gerenciar contratos e prestação de serviços com empresas CMMI nivel 5. Solução? Chutamos o fornecedor, após dois anos de enrolação e treinamos nosso pessoal, substituindo e adicionando pessoas. Na minha empresa atual eu estou do outro lado da linha, sou consultor novamente, e graças à Zahl trabalho num lugar onde eu posso -como já fiz algumas vezes- dizer para o ciente claramente que ele está perdendo dinheiro tentando treinar consultores. Quando você contrata uma fábrica ou um consultor você contrata o serviço, não a pessoa. Se o serviço não presta você troca de fornecedor.

peerless

Nao viu ou nao procurou? Qual o seu parametro pra dizer que a fabrica ‘funciona bem’?

Os projetos são atendidos DENTRO do prazo, ja é o suficiente para considerarmos que “valeu a pena”, não concorda?

ps.: o “cliente” do projeto em que atuo é o setor de Qualidade de Software da fábrica… por isso posso afirmar :stuck_out_tongue:

louds

peerless:

Os projetos são atendidos DENTRO do prazo, ja é o suficiente para considerarmos que “valeu a pena”, não concorda?

ps.: o “cliente” do projeto em que atuo é o setor de Qualidade de Software da fábrica… por isso posso afirmar :P

Nenhum pouco. Entregar no prazo é até que fácil. O problema é entregar com qualidade e no orçamento.

Ironlynx

E desde quando preço de software em relação ao tempo se traduz em qualidade de desenvolvimento???Em geral, sistemas desse porte, tem um “valor desconhecido agregado”(por vezes político) muito grande.Esse ano mesmo teve um sistema do ISS em Niterói se não me engano em que foi suspensa uma licitação de uns 16 milhões de reais.Pelo que eu sei dos requisitos, dá para fazer o Sistema por 2 e sair rindo com o lucro estúpido.
PCALCADO, por vezes, usam fábricas de software como desculpa para dizer que será um sistema de prmeira, como se fosse “comprar um tênis Nike”.Pegam uma empresa “de poucas letrinhas”, com orçamento absurdo para justificar gastos maiores ainda.Os motivos em geral são vários, mas vc pode imaginar…

peczenyj

Se qualidade é a percepção do cliente, então entregar no prazo sem qualidade é o mesmo que não entegrar :wink:

A

aleck:
Querem dados concretos?

fonte: http://www.tiinside.com.br/Filtro.asp?C=265&ID=86090

E vc acha que o PMI resolve!?

rodrigoy

Então, vc está certo, foi por isso que eu disse que um treinamento nesses “especialistas” é necessário. É fato que não vai vir especialistas. O ponto que defendo é que se você não achar fornecedores que te atendam iterativamente é melhor colocar os recursos na sua casa do que mandar pra uma fábrica waterfall.

:wink:

rodrigoallemand

Opa!
Estive ocupado e não pude acompanhar a thread.
Portantop, peço a oportunidade para justificar alguns pontos citados…

Essa me impressionou!!!
Quer dizer que fabrica só é fabrica quando mais de um produto identico é fabricado??? E olha que vc é de informática, que é a ciência que ajuda os engenheiros mecânicos (como eu) a criar sistemas mecanicos dinâmicos cada vez melhores, como o disponivel na fabrica da ferrari, que monta o carro (pontos de solda internos a capsula de sobrevivência) de acordo com os dados do cliente…

Fabrica é uma coisa, linha de montagem é outra totalmente diferente…
E mesmo se este fosse o problema, de nomeação, eu poderia chamar uma fabrica de software de EMETLEITORAMENTO de software e agir como as fabricas funcionam… o que iria mudar?!?

Mas é justamente essa generalização que eu falo! Nem todas são assim!!!

emerleite:

Por favor me diga que cliente é esse que sabe exatamente o que quer antes do início do projeto e esses prazos de 1 ano calculados de forma exata. Acho que todo mundo gostaria de um cliente assim, mas sinto te dizer: Ele não existe!!!

Exatidão é algo realmente inexistente… proximidade seria o melhor termo…
E sobre os clientes que sabem o que querem! Acredite, ele existe, prazer, Rodrigo Allemand, ex-funcionario de uma fábrica onde o cliente sabia o que queria! Brincadeira… eu ainda continuo na consultoria, não aceitei a vaga, rs.

rodrigoallemand

Com certeza tudo o que vc disse foi certo. Mas se as ALGUMAS FSWs, com seus CMMis e MPSBrs da vida, ainda recebem tais projetos é pq elas garantem algum tipo de coisa…
E sobre a questão do ROI, se o que vc colocou no ‘escopo’, seja ele alterado no decorrer do tempo ou não, não garante um ROI maior, tem alguma coisa de errado com o cliente, e não com a fábrica!

rodrigoallemand

Oxi… se vai!!!

pcalcado:

Quanto aos problemas do processo de fábrica de sotware você pode começar consultando qualquer documentação sobre processo áeis.

Como disse, estou estudando e achei bastante produtivo mesmo… o que eu questionei é a generalização!!!
Já participei de todos os tipos de projetos, dos simples que falham, dos complexos que falham, dos simples que dão certo, dos complexos que tb dão certo e por ai vai…

E onde eu contrariei? Só falei que em condições pessimistas, a agil falha como as outras… estatisticas?!? não, não tenho, argumentos?!? tb não tenho. não consigo - e acredito que nunca conseguirei - um cenário pra testar o mesmo projeto pessimista em duas linhas…

Pura verdade e é o que algumas empresas estão fazendo! Mas e se o serviço der certo?!? MAis uma vez… eu falo das generalizações…

rodrigoallemand

O mundo é captalista…rs. Existem consultorias cobrando 220,00 HH e pagando 50,00 pra um senior e 20,00 pra um junior, embolsando 440,00… isso eu tb acho errado, mas…

Emerson_Macedo

Essa me impressionou!!!
Quer dizer que fabrica só é fabrica quando mais de um produto identico é fabricado??? E olha que vc é de informática, que é a ciência que ajuda os engenheiros mecânicos (como eu) a criar sistemas mecanicos dinâmicos cada vez melhores, como o disponivel na fabrica da ferrari, que monta o carro (pontos de solda internos a capsula de sobrevivência) de acordo com os dados do cliente…
Você está se confundindo na diferença entre Criar e Fabricar pois (1) Sistemas mecânicos dinâmicos que você citou são criados e não fabricados. Perceba, um mesmo sistema é criado uma única vez. Onde essa criação será utilizada é outra coisa e (2) Carros são criados e depois fabricados, ou seja, essa criação resultará na fabricação de N modelos e (3) Uma empresa de TI Cria Software. A criação do software é toda a codificação, que na verdade é o Design do software. A sua construção é um simples ant xpto da vida. O que falta é perceber isso. Todo o tempo produtivo gasto é criando e não fabricando. Se tem alguma coisa que podemos chamar de fabricar é simlpesmente rodar seu script de build. Fora isso é tudo criação. Da uma lida nesse artigo que vai explicar melhor o que estou dizendo.

E outra coisa. Se não houver linha de montagem na fabrica como os produtos ficam prontos. Osmose?

rodrigoallemand:
Fabrica é uma coisa, linha de montagem é outra totalmente diferente…
E mesmo se este fosse o problema, de nomeação, eu poderia chamar uma fabrica de software de EMETLEITORAMENTO de software e agir como as fabricas funcionam… o que iria mudar?!?

Simplesmente se você funcionar igual uma fábrica para software não funciona direito. Eu ainda acho que você precisa entender direito como uma fabrica funciona e a diferença entre Criar e Fabricar.

rodrigoallemand:
emerleite:
Imagina-se que a produção é dividade em fases, quando em software já esta mais que provado que isso não funciona. A não ser que consideremos que sapatos furados, carros com rodas tortas são produtos bons tais quais os softwares que geralmente são entregues pelas tais fábricas trabalhando com as tais “fases”, onde quando chega ná fase de “construção” (Meu Deus, isso existe mesmo) o prazo já está estouradíssimo e as coisas são feitas as pressas pra entregar algo que pelo menos “funcione”, mesmo que seja meia-boca.

Mas é justamente essa generalização que eu falo! Nem todas são assim!!!

Se funciona diferente disso não é fabrica apesar de estarem chamando pelo nome. Não digo na questão de atrasos, mas na questão da metodologia de trabalho.

Exatidão é algo realmente inexistente… proximidade seria o melhor termo…
E sobre os clientes que sabem o que querem! Acredite, ele existe, prazer, Rodrigo Allemand, ex-funcionario de uma fábrica onde o cliente sabia o que queria! Brincadeira… eu ainda continuo na consultoria, não aceitei a vaga, rs.
Papai noel?

rodrigoy

rodrigoallemand:

Com certeza tudo o que vc disse foi certo. Mas se as ALGUMAS FSWs, com seus CMMis e MPSBrs da vida, ainda recebem tais projetos é pq elas garantem algum tipo de coisa…

Ou pode ser uma acomodação do mercado. Quem compra tem uma postura “buy and forget”, quem vende tem uma postura “deliver and forget”. O problema é que quem compra geralmente não critica suas próprias decisões.

JMan

Olha, sou realista qnto a fáricas de software, eu realmente não aposto minhas fichas, o que mais tem por aí nessas fábricas é projeto ferrados, atrasados, com baixa qualidade e por aí vai… não quer dizer que não tenham exeções, mas são exeções. Eu diria que o comum é o projeto ter ptoblemas (mtos).

Criado 6 de março de 2008
Ultima resposta 6 de mar. de 2008
Respostas 40
Participantes 21