Facelets + templates + formularios + jsf

Olá galera,

estou com um problema em relação a uso de um formulário dentro de outro.

por exemplo.

tenho um arquivo .xhtml contendo dados de endereço.
nesse arquivo tenho um selectOneMenu com todos possíveis estados, que ao selecionar algum me, me traz uma lista com todas possíveis cidades cadastradas para esse estado.
Até aí tudo bem.

O problema vem qndo dou um <ui:include src=“endereco.xhtml”/> em outro arquivo .xhtml que contem as informações da pessoa.

Ocorre algum erro q nao funciona o submit dos estados.

Alguémn já passou por problema parecido que possa me dar um help?

Opa, você terá que deixar enderecos.xhtml sem formulario.

ou usar uma tag do myfaces de subformulário, mas não garanto que funcione. Tire o formulário da sua subpágina que já irá funcionar.

ps: Não fique chateado com sua ide reclamando que você tem que colocar o form…

:okok:

[quote=“marcossousa”]Opa, você terá que deixar enderecos.xhtml sem formulario.

ou usar uma tag do myfaces de subformulário, mas não garanto que funcione. Tire o formulário da sua subpágina que já irá funcionar.

ps: Não fique chateado com sua ide reclamando que você tem que colocar o form…

:okok:[/quote]

Olá Marcos, obrigado pela ajuda.

Mas meu problema ainda persiste. Como posso ter vários Botões/submit em um único form?
Não estou conseguindo resolver essa situação.

Estou tentando utilizar

&lt;h&#58;commandButton Action#&#123;enderecoMBean.addCidade&#125; ...&gt;

public String addCidade&#40;ActionEvent event&#41;&#123; System.out.println&#40;&quot;funcionou&quot;&#41;; return &quot;sucesso&quot;; &#125;

mas ele não reconhece o commando.

Obrigado

Opa,

Funciona! Basta setar as actions certas. Apenas uma pergunta: Quando você chama este botão que não faz nada a página dá reloads?

[quote=“marcossousa”]Opa,

Funciona! Basta setar as actions certas. Apenas uma pergunta: Quando você chama este botão que não faz nada a página dá reloads?

:okok:[/quote]

Olá Marcos,

obrigado pela ajuda. Justamente isso que acontece.
Atualiza a página e nada mais.

Ainda não consegui resolver esse problema.
Estou iniciando com programação web.
Usando Eclipse + Exadel + MyFaces + Tomhawk + Sandbox + Facelets + Hibernate Annotations + Tomcat 5.5. Você me recomenda seguir por esse caminho?

Abraço

Bom, você tem 2 soluções:

• Primeiro é colocar um &lt;h&#58;messages globalOnly='false'/&gt; para interceptar qualquer erro de conversão e afins.
  • Ou colocar immediate=true. Cuidado os dados do seu formulário não serão atualizados nos beans.

Se você encontrar alguma exceção ou mensagem de erro que não conheça poste aqui.